Prefeitura de Vinhedo

  • Expo Vinhedo Industrial:
    clique aqui e inscreva-se

  • Cultura e Turismo

    + notícias

    Com foco na segurança, Prefeitura define esquema especial para desfile dos blocos de carnaval na cidade

    Com área delimitada e acesso controlado, desfile ocorrerá na Rua Nove de Julho






    A Prefeitura de Vinhedo, em conjunto com os blocos carnavalescos da cidade e com a Associação Comercial de Industrial de Vinhedo (Acivi), definiu um esquema especial para o carnaval deste ano no município. Conforme determinado pelo prefeito Jaime Cruz, essa ação está focada na segurança dos frequentadores.

    “O carnaval em Vinhedo vem crescendo ao longo dos anos e isso trouxe a necessidade de pensarmos em um modelo de organização diferenciado, com limitações de local, com maior controle para evitarmos problemas de segurança e outros que podem ser provocados com a presença de grandes públicos. Queremos que os blocos e as famílias possam se divertir em paz. Essas medidas vêm sendo discutidas de forma democrática com todos os setores interessados”, salientou o prefeito Jaime Cruz.

    Neste sentido, na tarde desta quinta-feira, 17, foi promovida uma reunião na sede da Secretaria de Educação para tratar do assunto. Na oportunidade, a Prefeitura de Vinhedo, por meio do secretário de Educação, que também responde por Cultura, Gilberto Lorenzon; do secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Juliano Ferragutti; e do secretário de Transportes e Defesa Social, Osmir Cruz, apresentou o formato para o Carnaval deste ano. Presentes também o presidente da Acivi, Flamarion Polga, e representantes dos blocos Bloquete, NKM, Coral da Nova e do Galo Vermelho.

    Conforme apresentado no encontro, a concentração para o evento será no trecho da Manoel Matheus que fica entre a Humberto Pescarini e a Nove de Julho. Já o evento em si será realizado na Rua Nove de Julho, no trecho compreendido entre as ruas Manoel Matheus e Santos Dumont, descendo. O acesso a esse setor será controlado, em consonância com diretrizes do Corpo de Bombeiros. A Rua Dois de Abril terá uma praça de alimentação.

    Todo esse setor será cercado com tapumes, sendo o acesso feito por um único local, de forma controlada. Nessa área interna haverá segurança privada. A segurança da área externa fica a cargo da Guarda Civil Municipal, da Polícia Militar e da Polícia Civil, que podem apoiar na parte interna em caso de necessidade.

    O projeto prevê ainda que a Praça Sant’Anna e o Largo Monsenhor Favorino fiquem fechados também com tapumes, isso para que não haja aglomeração de pessoas na praça, e para que as cerimônias da matriz não sejam prejudicadas. A Humberto Pescarini ficará livre para o tráfego de veículos. “Com essa medida, visamos também combater o vandalismo, ou seja, a destruição de bens públicos e mesmo particulares, bem como evitar o uso indevido de setores como a parte de trás da Matriz de Sant’Anna”, destacou o secretário Gil Lorenzon.

    Questões como datas e horários ainda estão em definição. Representantes da Prefeitura e dos blocos farão na próxima semana uma visita técnica ao setor onde ficará concentrado o carnaval.