Prefeitura de Vinhedo

  • Renegocie suas dívidas na Prefeitura

    Conheça o Programa Especial de Regularização Fiscal
  • Saúde

    + notícias

    Prefeitura de Vinhedo promove ‘Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência’

    A Prefeitura de Vinhedo, por meio da secretaria de Saúde, promoverá na primeira semana de fevereiro a ‘Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência’. O objetivo é disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para redução da incidência de gravidez em adolescentes.

    “Estamos iniciando essa campanha com palestras e rodas de conversa para sensibilizar os servidores municipais que trabalham com adolescentes para que conscientizem esse público sobre as formas de prevenção”, explica o prefeito Jaime Cruz.

    A Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência foi sancionada em 3 de janeiro de 2019 pela lei nº 13.798. A taxa de adolescentes grávidas no Brasil, entre 2006 e 2015, foi de 65 gestações por cada mil meninas entre 15 e 19 anos (Fundo de Populações das Nações Unidas). Estes números colocam o Brasil no sétimo posto na América Latina, abaixo de países como Venezuela e Bolívia, mas muito acima de países como França (6 por mil), Alemanha (8 por mil), Estados Unidos (21 por mil), Índia (28 por mil) e Rússia (28 por mil).

    Em Vinhedo, as adolescentes já recebem atendimento em todas as unidades básicas de saúde, com orientação de métodos contraceptivos para que a gestação indesejada nesta faixa etária seja evitada e para acolhimento e atendimento das que se encontram gestantes de maneira individualizada e com olhar atento para as possíveis complicações voltadas a esta condição.