Prefeitura de Vinhedo

  • Renegocie suas dívidas na Prefeitura

    Conheça o Programa Especial de Regularização Fiscal
  • Esportes e Lazer

    + notícias

    Parque Municipal ganha sistema de monitoramento por câmeras para coibir furtos e vandalismo

    Toda a movimentação dentro do recinto, que tem 92 mil metros quadrados de área e 17 portões, passa a ser monitorada por vídeo pela Secretaria de Esportes e pela Guarda Municipal






    Em fase final de preparação para a realização da 57ª Festa da Uva e 9ª Festa do Vinho de Vinhedo, o Parque Municipal Jayme Ferragut, uma das principais áreas de lazer da cidade e que frequentemente era alvo de vandalismo, foi equipado com diversas câmeras de monitoramento, instaladas de forma estratégica em todo o recinto.

    ”Essas câmeras vão auxiliar no esquema de segurança da Festa da Uva, maior evento turístico de Vinhedo, quando receberemos milhares de visitantes, porém, após o término da festa, os equipamentos continuarão no Parque Municipal, combatendo furtos, vandalismo e outras práticas ilícitas. Vamos preservar nosso patrimônio”, destacou o prefeito Jaime Cruz.

    Com a implantação do sistema de monitoramento, que já está em funcionamento, todos os veículos, motos e pedestres que entram no Parque Municipal são monitorados pela Secretaria de Esportes e Lazer e pela Guarda Civil Municipal. Em caso de necessidade, uma viatura é enviada imediatamente ao local para a verificação.

    A medida se faz necessária, pois o Parque Municipal tem uma área de 92 mil metros quadrados, o que faz do local um espaço vulnerável, impossível de se ter um servidor monitorando pessoalmente em cada setor. Só portões são 17.

    Assim, antes do monitoramento, eram comuns ações no local como furtos de torneiras e cabos elétricos, entre outros, como também pichações, sendo que em alguns casos a Guarda Civil Municipal conseguiu flagrar os infratores e encaminhar a ocorrência para a Delegacia de Polícia.