Prefeitura de Vinhedo

  • Renegocie suas dívidas na Prefeitura

    Conheça o Programa Especial de Regularização Fiscal
  • Assistência Social

    + notícias

    Prefeitura de Vinhedo promove série de ações no ‘Mês da Mulher’

    A Prefeitura de Vinhedo, por meio das secretarias de Saúde e de Assistência Social, está promovendo durante todo o mês de março diversas ações em comemoração ao Mês da Mulher e Mês de Prevenção do Câncer de Colo de Útero. As atividades têm o objetivo de conscientizar e debater questões sobre direitos, saúde e violência contra a mulher.

    “No Mês da Mulher, intensificamos ações que já são realizadas durante todo o ano, como o enfrentamento à violência doméstica e prevenção a doenças como o câncer de colo de útero. Convidamos as servidoras municipais e as cidadãs vinhedenses para participarem dessas ações”, destacou o prefeito Jaime Cruz.

    No dia 26 de março, ocorrerá o “Diálogo Sobre Prevenção à Violência Doméstica contra a Mulher”, às 9h, no Ceprovi. A palestra será ministrada pela Dra. Fabíola Sucasas Negrão Covas e tem como objetivo orientar as servidoras municipais sobre as formas de prevenção da violência doméstica. Para participar, as servidoras deverão se inscrever pelo e-maildiretoriaestrategicos.saude@vinhedo.sp.gov.br.

    Nesta quarta-feira, 13, ocorre o IV Fórum Municipal dos Direitos da Mulher, promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres e das secretarias de Assistência Social e Saúde, às 18h30, no Ceprovi. O evento contará com a presença da palestrante Rosa Gonçalves, líder comunitária e empreendedora social em Londres, apresentações do Coral de Mulheres Vestes Brancas e do instituto Ame Centro de Artes.

    No sábado, 16, será promovida a 3ª Caminhada pelos Direitos da Mulher, com saída às 9h da Praça Sant’Anna, com destino à Represa I.

    Prevenção ao câncer de colo de útero

    Para o rastreamento do câncer de colo de útero, as mulheres devem realizar o exame citopatológico (conhecido popularmente como Papanicolau), trienalmente após dois exames consecutivos anuais normais.

    Com relação à idade, o início da coleta deve ser feito em mulheres com vida sexual ativa a partir de 25 anos de idade. Os exames serão realizados até os 64 anos de idade e serão interrompidos quando as mesmas apresentarem dois exames normais nos últimos cinco anos. Mulheres submetidas a histerectomia total estão dispensadas da coleta.

     

    CASM

    O CASM – Centro de Atenção à Saúde da Mulher é um local de acolhimento e atendimento diferenciado. No local são oferecidas consultas ginecológica e obstétrica, consultas de pré-natal incluindo as de média complexidade, exames como colposcopia, vulvoscopia, ecografias mamária, pélvica e abdominal.

    O CASM também acolhe mulheres vítimas de violência. No local é oferecida toda assistência necessária e sigilosa às mulheres que necessitem de intervenção ginecológica e atenção social de profissionais capacitados.

    Serviços 

    Diálogo Sobre Prevenção à Violência Doméstica contra a Mulher

    Data: 26 de março

    Horário: 9h

    Local: Ceprovi – Av. Independência, 5407, Jardim Alba

    IV Fórum Municipal dos Direitos da Mulher

    Data: 13 de março

    Horário: 18h30

    Local: Ceprovi – Av. Independência, 5407, Jardim Alba

    3ª Caminhada pelos Direitos da Mulher

    Data: 16 de março

    Horário: 9h00

    Local: Saída da Praça Sant’Anna com destino à Represa I.