Prefeitura de Vinhedo

  • Renegocie suas dívidas na Prefeitura

    Conheça o Programa Especial de Regularização Fiscal
  • Saúde

    + notícias

    Prefeitura de Vinhedo segue com ações permanentes de combate a criadouros do mosquito Aedes aegypti

    Neste ano, até o momento, Vinhedo contabiliza apenas dois casos de dengue e não há confirmações de chicungunya, zika e febre amarela






    A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Saúde, através do Departamento de Vigilância em Saúde e do Setor de Controle de Zoonoses, segue realizando um trabalho preventivo permanente no sentido de combater os criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue, zika vírus e febre chikungunya. Os agentes de Controle de Zoonoses estão visitando residências e comércios de Vinhedo.

    “Esse é um trabalho que não pode parar. Nós, enquanto Poder Público, temos mantido ações permanentes para combater esse mosquito que, mesmo tão pequeno, pode provocar tantos males à nossa saúde. A população, por sua vez, também precisa colaborar, fazendo sua parte, mantendo quintais limpos e não permitindo locais com água parada”, destacou o prefeito Jaime Cruz.

    Neste ano, até o momento, Vinhedo contabiliza apenas dois casos de dengue e não há confirmações de chicungunya, zika e febre amarela.

    Para assistir ao vídeo sobre o tema, clique aqui  

    Eliminação do mosquito

    O Aedes aegypti é um mosquito doméstico, que vive dentro de casas e perto do homem, podendo transmitir várias doenças. Nesta época, devido ao calor e às chuvas, o ambiente se torna propício para a instalação de criadouros e para a sua proliferação, por isso a intensificação das ações de combate.

    O ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti, do ovo até a fase adulta, leva de 7 a 10 dias. Se a eliminação dos criadouros for realizada uma vez por semana, é possível interromper o ciclo. Em menos de 15 minutos é possível inspecionar a casa e acabar com os recipientes e locais com água parada.

    Para combater o mosquito são necessárias ações como: manter garrafas, baldes, tonéis e barris sempre virados para baixo ou tampados; colocar areia nos vasos de planta até a borda; guardar os pneus sem água e em lugares cobertos; manter piscinas e fontes sempre tratadas, calhas limpas e caixas d’água vedadas.

     

    Calendário de eventos