Prefeitura de Vinhedo

  • Expo Vinhedo Industrial:
    clique aqui e inscreva-se

  • Saúde

    + notícias

    Em parceria com a Prefeitura, ‘Carreta da Mamografia’ prossegue com atendimento até dia 17 de abril

    A ‘Carreta da Mamografia’, serviço gratuito oferecido pelo programa Mulheres de Peito, do Governo do Estado, iniciou os atendimentos em Vinhedo dia 3 de abril, os procedimentos serão realizados até o próximo dia 17, no estacionamento do Ceprovi. A vinda do atendimento para a cidade é fruto de solicitação da Prefeitura de Vinhedo, via Secretaria de Saúde, junto ao Estado, e faz parte da programação dos 70 anos do município.

    “Com um trabalho de gestão junto ao Governo de Estado, conseguimos essa parceria, que será de grande importância para somar ao trabalho preventivo que já realizamos aqui no município”, destacou o prefeito Jaime Cruz.

    O objetivo é disponibilizar o exame para mulheres acima de 35 anos, sem a necessidade de pedido médico. Serão distribuídas 50 senhas de segunda a sexta-feira, no local do exame, à partir das 8h30. Aos sábados serão distribuídas 25 senhas, sendo que o atendimento será realizado por ordem de chegada, das 8h30 às 18h.

    O veículo é equipado com mamógrafo e ultrassom, e dispõe de uma equipe multidisciplinar composta por técnicos de radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista.

    A mamografia permite detectar e diagnosticar precocemente o câncer de mama. Por isso, exaltamos a importância desse exame na rotina das mulheres”, explicou o secretário de Saúde, Flávio Moreira Alves.

    A recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia é que as mulheres comecem a realizar o exame mamografia anualmente a partir dos 40 anos de idade. Para mulheres que estão no grupo de risco, a idade deve ser a partir dos 35. Já as pacientes que possuem idade entre 50 e 69 anos, o intervalo máximo deve ser de até 2 anos entre os exames.