Prefeitura de Vinhedo

  • Meio ambiente e urbanismo

    + notícias

    Veículos escolares devem passar por vistoria obrigatória no Detran nos dias 2 e 4 de julho

    O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP) realizará nos dias 2 e 4 de julho a vistoria obrigatória dos veículos que farão o transporte de estudantes em Vinhedo neste segundo semestre. Os condutores devem comparecer ao Setor de Protocolos da Prefeitura de Vinhedo, na Rua Monteiro de Barros, 17, Centro, ou no Setor de Atendimento ao Cidadão situado à Rua Juliana Von Zuben Dêgelo, 94, sala 2, Capela, e realizar o cadastramento para vistoria.

    Nos anos anteriores o proprietário do serviço fazia o cadastramento na secretaria municipal responsável pelo Departamento de Trânsito para depois se dirigir ao Detran com a documentação exigida pelo órgão. Neste semestre, é preciso apresentar todos os documentos solicitados tanto pelo  Detran quanto pela Prefeitura no ato da abertura de cadastro.

    Após o cadastramento, toda documentação será analisada pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo e enviada para o Detran, com o intuito de agilizar o processo para a vistoria, que será realizada no Parque Municipal Jayme Ferragutti, nos dias 2 e 4 de julho, das 9h30 às 12h e das 14h30 às 15h30.

    Assim que a vistoria for efetuada o proprietário receberá um certificado de aprovação para prestação de serviços com transporte Escolar, dentro do município.

    Requisitos 

    Para prestar o serviço de transporte escolar em Vinhedo os veículos devem ter  os seguintes requisitos: veículo de passageiro classificado na categoria aluguel; faixa horizontal na cor amarela com a inscrição “Escolar” na cor preta; instalação de tacógrafo, com os lacres; lanternas de luz nas extremidades da parte superior; extintor conforme Art 6 da Res. 157/04 nas especificações da NBR 10.721; limitador de abertura de vidros; dispositivos próprios para a quebra ou remoção de vidros; cinto de segurança em número igual ao de assentos, alarme sonoro na marcha ré, fixação de sua lotação no vidro dianteiro, dispositivo monitor traseira e dianteira, conforme resolução 439/13, do Contran.

    O motorista que for flagrado exercendo a função de transportar estudantes sem o certificado de vistoria do Detran, estará em desacordo com o artigo 230, VIII do Código Brasileiro de Trânsito e será sendo penalizado com multa estadual R$195,23 e apreensão do veículo.

    Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo e pelo telefone 3826-4541 ramal 243.

    Para baixar a documentação completa clique aqui:  http://www.vinhedo.sp.gov.br/transportes-e-defesa-social/vistoria-escolar/