Prefeitura de Vinhedo

  • Indústria, Comércio e Agricultura

    + notícias

    Com ações da Prefeitura, Vinhedo gerou mais de 600 empregos formais no primeiro quadrimestre de 2019

    A cada mil habitantes, 473 pessoas trabalham formalmente no município, um dos maiores índices da região






    O primeiro quadrimestre de 2019 comprovou na prática os resultados das ações que a Prefeitura tem desenvolvido para atrair novas empresas. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Governo Federal, apontaram que de janeiro a abril foram criados 633 postos de trabalho com carteira assinada no município.

    “No ano passado já tivemos um resultado expressivo e neste ano os dados têm se mostrado ainda melhores. Obviamente que com a crise, milhares de pessoas perderam o emprego e ainda esperam por uma oportunidade, mas temos trabalhado arduamente para trazer novas empresas e investimentos na cidade para proporcionar a geração de novos postos de trabalho, e felizmente estamos vendo o resultado na prática”, destacou o prefeito Jaime Cruz.

    O levantamento anterior do Caged, divulgado em março, apontou um índice de crescimento de 1,36% para os três primeiros meses do ano. Já em abril, neste novo estudo publicado, esse número saltou para 1,76%, o que aponta a geração de 143 novas vagas só no mês de abril. No acumulado do ano, são 633, média de 158,2 por mês, superior ao ano passado, que registrou um total de 1089 novos postos média mensal de 90,75 colocações.

    Atualmente, para cada mil habitantes, Vinhedo tem 473 trabalhadores com carteira assinada, segundo melhor resultado da Região Metropolitana de Campinas, atrás apenas de Holambra. O resultado está bem acima também da média da RMC, de 288 contratados, do Estado de São Paulo, de 265, e do Brasil, de apenas 186.

    Desde 2017, Vinhedo anunciou a vinda de diversas novas empresas. Algumas delas, inclusive, ainda estão na fase de implantação e em breve vão gerar mais postos de empregos formais ao município, bem como geração de impostos. É o caso da Ascenty, maior data center da América Latina, com investimentos previstos de R$ 500 milhões na cidade, e a White Martins, que está transferindo sua sede para Vinhedo.

    A Prefeitura segue trabalhando para a vinda de novas empresas, oferecendo condições especiais, como ferramentas como o SIM Empresa Fácil que, dependendo do caso, proporciona um alvará provisório em até 24 horas para o empreendedor iniciar suas atividades.

    Encaminhamentos para vagas de trabalho

    A Prefeitura de Vinhedo, por meio do Posto de Atendimento ao Trabalhador, possui unidades no Centro e na Capela. Um canal amplamente utilizado por empresários e pela população quando se trata do encaminhamento de candidatos para vagas de trabalho.

    Somente no ano passado, contabilizando todos os serviços oferecidos pelo órgão, foram realizados 25.722 atendimentos, sendo 8.356 encaminhamentos para entrevistas. De um total de 680 vagas cadastradas no período, 444 pessoas conseguiram uma recolocação por meio do PAT.

    Vinhedo Aereas (1)