Prefeitura de Vinhedo

  • 58ª Festa da Uva e 10ª Festa do Vinho:

    clique aqui e saiba mais
  • Assistência Social

    + notícias

    Durante a Operação Inverno, 77% dos atendidos pela Prefeitura são pessoas de outros municípios em passagem pela cidade

    A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Assistência Social, prossegue com a Operação Inverno desde o início de junho. Até o momento, a ação contabiliza 40 acolhimentos com pessoas em situação de rua, sendo que destes, 77,5% são de pessoas de outras cidades, em passagem pelo município.

    “Independente de serem de Vinhedo ou não, a determinação foi para que ninguém permanecesse desassistido nestas noites frias de inverno, não importando o motivo de estarem em situação de rua, pois a prioridade neste momento é o acolhimento imediato. Mobilizamos a Prefeitura para que todos estejam atentos, agindo de forma proativa. E assim tem sido”, destacou o prefeito Jaime Cruz.

    De acordo com levantamento atualizado, das 40 pessoas atendidas, 9 são de Vinhedo e 3 aceitaram dar sequência ao atendimento oferecido pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, saindo das ruas. Destes, 6 permanecem em atenção da abordagem social.

    Os outros 31 atendidos estão de passagem pelo município. O trabalho desenvolvido obteve êxito com 8  destas pessoas, que após contato com suas famílias, retornaram para a cidade de origem, o chamado recâmbio. Os demais, 23 acolhidos, seguiram para outros municípios por conta própria.

    Durante a abordagem as pessoas são convidadas a pernoitarem na casa de acolhimento que mantém convênio com a Prefeitura, a Associação Reencontro. Lá, recebem duas refeições, kit higiene e cobertor, além de terem a possibilidade de tomarem banho.

    A Operação Inverno segue até o dia 21 de setembro e a Prefeitura solicita à população que acione a Guarda Municipal, através do número 153, caso encontre alguma pessoa nessas condições pelas ruas da cidade.

    94d58e66-6e0e-4a6e-94e9-ab4415e0d66a