Prefeitura de Vinhedo

Saúde

+ notícias

Projetos desenvolvidos por servidoras da Prefeitura são selecionados para apresentação em Simpósio Regional

A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretária e Saúde, será representada no “II Simpósio Regional e II Mostra de Experiências Exitosas sobre integração ensino-serviço-comunidade” realizado pela Universidade São Francisco, através das servidoras Elisângela Thezolin Silva e Luana Moreno dos Santos Giacomini. Os projetos foram analisados pela banca examinadora da Instituição e selecionados para apresentação em Bragança Paulista.

“Os profissionais da saúde de Vinhedo estão sempre se atualizando e buscando novas alternativas para oferecer à nossa população. As servidoras estão de parabéns por desenvolver um projeto enriquecedor e de grande valia para a cidade”, destacou o prefeito Jaime Cruz.

As enfermeiras da rede pública desenvolveram ações com crianças de uma Escola Municipal e com trabalhadores de uma vinícola da cidade. Com as crianças, Elisângela trabalhou com noções básicas sobre higiene: lavagem das mãos, higiene do corpo, escovação dental e higiene dos alimentos, para que os mesmos pudessem compartilhar tais informações, contribuindo para a promoção da saúde e prevenção de doenças.

O projeto da Luana foi realizado em parceria com alunas do 4º ano de Medicina, com supervisão da servidora e de um docente, e identificou que grande parte dos colaboradores da vinícola não realizava acompanhamento médico de rotina, utilizando o serviço de urgência e emergência para as queixas pontuais. Foi feito um trabalho de educação em saúde informando-os sobre os serviços disponíveis na rede pública e esclarecendo a importância da prevenção.

O evento tem como principal objetivo, disseminar ao público alvo (profissionais e gestores de saúde, comunidade usuária do SUS, docentes e discentes da área da saúde e gestores das Instituições de ensino em saúde) a importância dos Contratos Organizativos de Ação Pública Ensino-Saúde – COAPES, para o aprimoramento e efetivação da “integração ensino-serviço-comunidade” e abrigará participantes da Região de Saúde de Bragança Paulista, outras regiões de saúde do Estado de São Paulo, além de outros Estados.