Prefeitura de Vinhedo

  • Expo Vinhedo Industrial:
    clique aqui e inscreva-se

  • Saúde

    + notícias

    Sem receber doses do Governo Federal, Prefeitura fará compra de vacina antirrábica com recursos próprios

    Na manhã desta sexta-feira, 6, durante reunião com representantes do Conselho Municipal do Bem Estar Animal (Combea) e Conselho Municipal de Saúde (CMS), o prefeito Jaime Cruz determinou que seja feita uma compra de vacinas antirrábica com recursos próprios, com o objetivo de suprir a demanda na cidade, uma vez que o Governo Federal, que é responsável pela distribuição das doses, não tem feito o envio aos municípios, alegando problemas técnicos.

    “Não temos recebido a vacina, impossibilitando não somente a campanha que era feita habitualmente em agosto, mas também a nossa vacinação de rotina. Assim, para evitar problemas com essa doença que, sabemos, é gravíssima, vamos fazer essa aquisição com recursos próprios”, destacou o prefeito Jaime Cruz.

    A reunião desta sexta-feira contou com a presença do secretário de Administração, Adriano Corazzari; a presidente do Combea, Larissa Mendes Rossini (que integra também o Conselho de Saúde); e a secretária do Combea, Ivone Souza; e o presidente do Conselho de Saúde, Antenor Stabile.

    Para fotos em alta resolução, clique aqui

    Com essa primeira aquisição, cujos procedimentos para a compra terão início já no começo da semana, o objetivo é fazer uma vacinação principalmente nas regiões limítrofes da cidade, em áreas rurais, criando uma barreira para que a raiva não entre no território vinhedense, e posteriormente promover a imunização na área mais interna da cidade.

    A raiva é transmitida aos seres humanos pela saliva de animais infectados, principalmente por meio de mordida, podendo ser transmitida também por arranhões e lambidas. Pessoas que se envolvam em situações com algum animal potencialmente transmissor da doença devem procurar assistência médica.