Prefeitura de Vinhedo

Assistência Social

+ notícias

Prefeitura realiza palestra para integrantes do Comitê da 1ª Infância de Vinhedo

Município está em vias de concluir o Plano Municipal da 1ª Infância






A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou no último dia, 1, terça-feira, uma palestra para os representantes do Comitê da 1ª Infância do município. O diálogo foi conduzido pela coordenadora da 1ª Infância de Campinas, Jane Valente, que apresentou dados e políticas necessárias para criação do Plano Municipal para as crianças de 0 a 6 anos.

“A Primeira Infância é a fase mais importante das crianças, que definirá que tipo de adulto ela vai se tornar. O plano municipal está em processo de construção, e em breve será concluído. No nosso comitê há servidores de todas as secretarias, que apresentam como cada área do Executivo pode contribuir para a proteção de todas as crianças do município, em especial as que são expostas a algum tipo de vulnerabilidade”, destacou o prefeito Jaime Cruz.

A palestrante, Jane Valente, esteve no município a convite do secretário de Assistência Social, Eduardo Galasso. A reunião extraordinária contou também com a presença da coordenadora do Comitê pela 1ª Infância de Vinhedo, Mariana Maretti, representantes das secretarias do município, do Conselho Tutelar e do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente – CMDCA. Foram definidas novas datas para elaboração do documento municipal, onde cada servidor deverá apresentar uma alternativa cabível de implantação.

O Plano Municipal é responsável por criar políticas que tornem a existência das crianças de 0 a 6 anos o mais saudável possível, com garantia de seus direitos. Conquistas como a licença paternidade de 20 dias e a extensão de quatro para seis meses de afastamento para as mães, biológicas ou adotivas, partiram desse tipo de intervenção.