Prefeitura de Vinhedo

  • 58ª Festa da Uva e 10ª Festa do Vinho:

    clique aqui e saiba mais
  • Transportes e Defesa Social

    + notícias

    Defesa Civil Municipal participa de Semana Nacional de Redução de Desastres

    A Defesa Civil Municipal, órgão ligado à Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Transportes e Defesa Social, participou no último dia 9, da Semana Nacional de Redução de Desastres. A ação contou com programação em todo o Estado de São Paulo com o objetivo de aperfeiçoar as atividades dos órgãos que atuam nos mais diversos tipos de ocorrências e também preparar a população.

    A iniciativa pretende alertar sobre a temática dos desastres naturais e aumentar a percepção de risco pelas comunidades, suas formas de prevenção, preparação, mitigação e resposta, bem como, criar uma sociedade mais capacitada para enfrentá-los.

    Vinhedo, que integra a Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil de Campinas, teve suas ações voltadas para o tema: “Cidade Resiliente – Terceiro Ciclo da Campanha do Escritório das Nações Unidas para Redução do Risco de Desastres (UNDRR)”. Dentro da proposta esteve a avaliação de algumas árvores do centro da cidade e orientação aos moradores e pedestres sobre possíveis ameaças de queda.

    Foram desenvolvidas também, atividades de noções de autoproteção para crianças, distribuição de materiais de defesa civil, exercícios simulados, blitz educativa e ciclo de palestras destinado aos gestores públicos, setores privados e comunidade, e até uma Olimpíada do Conhecimento em Defesa Civil envolvendo a participação de escolas.

    A ação é realizada pelo Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil, por meio das Secretarias Municipais de Serviços, de Transportes e Defesa Social, de Educação e de Meio Ambiente e Urbanismo. Atende ainda políticas integradas de Segurança Pública na Proteção e Defesa Civil, Educação; Meio Ambiente e Urbanismo.