Prefeitura de Vinhedo

Educação

+ notícias

Prefeitura inaugura nova Biblioteca e Brinquedoteca na E.M. Abel Maria Torres e emociona familiares de homenageada

A E.M. Abel Maria Torres, localizada no Bairro Caixa D’Água, conta agora com um novo espaço para o convívio dos mais de 150 estudantes do Ensino Fundamental I: a Biblioteca e Brinquedoteca Maria Antonieta Carvalho Caun. O prefeito Jaime Cruz, acompanhado da primeira-dama, Jaqueline Cruz, inaugurou o espaço no final da tarde de sexta-feira, 18, num evento marcado pela emoção.

Em sua fala, o prefeito Jaime Cruz lembrou que a homenageada, falecida há 21 anos, teve uma história de luta pela Educação naquela região. “Ainda bem que temos pessoas que lutam e sonham para melhorar a vida da população. Entregamos com a diretora Josemi essa biblioteca. O filho da homenageada e familiares estiveram conosco. Em 1949 ela já batalhava para que essa região tivesse essa escola. E agora, com essa biblioteca, estamos imortalizando a d. Maria Antonieta, uma pessoa maravilhosa”, destacou o prefeito Jaime Cruz.

O evento contou também com a presença da vice-prefeita, Claudinéia Vendemiatti Serafim; dos secretários de Educação, Gilberto Lorenzon, de Administração, Adriano Corazzari, de Assistência Social, Eduardo Galasso, de Negócios Jurídicos, Ricardo Facchini Rodrigues, de Habitação, Val Souza, da Fazenda, Deise Serafim, de Esportes e Lazer, Sandro Saltori, de Serviços, Márcio Melle, de Saúde, Flávio Moreira, de Indústria, Comércio e Agricultura, Matheus Galbes; do chefe de Gabinete, Edison Ruiz, superintendente da Sanebavi, Andrea Campos, da presidente do Fundo Social, Iolanda Dias; da diretora da unidade, Josemi Martins; dos vereadores Geraldinho Cangussú, Marcos Ferraz, Nil Ramos, Paulinho Palmeira e Rui Nunes Macaxeira.

Para fotos em alta resolução, clique aqui

Também estiveram presentes familiares de d. Maria Antonieta, incluindo seu filho, Márcio Caun, que foi surpreendido com a homenagem e ficou bastante emocionado. Ele estava acompanhado da esposa, do filho e da neta. Estudantes da unidade acompanharam a entrega do espaço e celebraram a conquista.

Histórico

D. Maria Antonieta, que faleceu há 21 anos, morava no terreno ao lado de onde funciona atualmente a E.M. Abel Maria Torres. Era casada com o sr. Francisco Caun, administrador do reservatório de água de Campinas. Percebendo o número de crianças que não tinha acesso a Educação, foi buscar recursos junto à Prefeitura com o sr. Antônio Elias, prefeito à época, para construir uma escola e também uma capela.

O sr. João Pescarini também fez parte da conquista, afinal, foi ele quem doou as terras para a construção. A escola foi idealizada em 1949, há 70 anos, mesma idade do município.

Face a essa grandiosa história, o prefeito Jaime Cruz já sugeriu que a área de lazer entregue ao lado da escola também receba o nome de Maria Antonieta Caun.