Prefeitura de Vinhedo

  • 58ª Festa da Uva e 10ª Festa do Vinho:

    clique aqui e saiba mais
  • Prefeitura

    + notícias

    Após recolher quase 5 mil toneladas de entulho com a Operação Cidade Limpa, Prefeitura intensifica fiscalização

    Na segunda-feira, morador foi notificado por descarte irregular de grande quantidade de materiais inservíveis no Jardim Brasil






    Uma cidade mais limpa e organizada depende não somente das ações da Administração Municipal, mas também da colaboração da população. Recentemente, por meio da Operação Cidade Limpa, a Prefeitura de Vinhedo recolheu 4.738 toneladas de entulhos dos mais diversos pela cidade. E quem insistir no descarte irregular de materiais será notificado e até mesmo multado.

    “A Operação Vinhedo Cidade Limpa foi um período de intensificação das ações que desenvolvemos durante todo o ano, uma forma também de conscientizar os moradores para que colaborem conosco. E após todo esse trabalho, a determinação é para que a fiscalização redobre a atenção. Não vamos permitir que emporcalhem a nossa cidade. Estamos atentos”, destacou o prefeito Jaime Cruz.

    Conforme previsto no Código de Posturas Municipal, no artigo 147, não podem ser lançados nas vias públicas restos de materiais de construção, entulhos provenientes de obras ou demolições, terra, folhas, galhos dos jardins e quintais particulares. Estes devem ser removidos às custas dos respectivos proprietários ou inquilinos do imóvel em questão.

    Esses resíduos, no entanto, podem ser recolhidos pelo órgão de limpeza pública da Prefeitura, mediante prévia solicitação do interessado, sendo o recolhimento pago pelo morador de acordo com as tarifas fixadas pelo município. A cobrança não se aplica no caso de volume de entulho de no máximo 1m³.

    O Decreto Municipal 293/2018 é o que dispõe sobre a remuneração pelo serviço de remoção de entulhos provenientes de poda de árvores ou demolição ou reforma de prédios.

    Para solicitação de recolhimento de resíduos – tais como restos de construção, poda verde, móveis velhos – o morador pode acionar a Secretaria Municipal de Serviços e comunicar quanto aos materiais a serem descartados. O prazo para retirada é de 15 dias úteis. O agendamento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nos números (19) 3876-7400 ou 3876-7401.

    Na infração em flagrante cabe imposição de multa correspondente ao valor de 30% a 8 vezes o valor da Unidade Fiscal do Município de Vinhedo (UFMV). Caso identifique o descarte irregular, no momento em que acontece, o morador pode a Guarda Civil Municipal, pelo telefone 153, para que proceda a averiguação.

    Nesta segunda-feira, no Jardim Brasil, um morador foi notificado por descarte irregular de grande quantidade de entulho em uma das principais vias do bairro.

    Balanço da Operação Vinhedo Cidade Limpa

    Durante a vigência da Operação Vinhedo Cidade Limpa, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços, recolheu 4.738 toneladas de entulhos, tais como restos de construção, madeira e móveis velhos, e ainda podas de árvores e material verde. Em média, foram 28 viagens por dia, totalizando 3.164 viagens ao todo.

    A ação envolveu 52 pessoas, 6 caminhões com carroceria, 1 caminhão caçamba, 1 mini pá carregadeira, e apoio de 1 retroescavadeira de 1 caminhão carroceria.