Prefeitura de Vinhedo

Assistência Social

+ notícias

Seminário realizado pela Prefeitura abre semana dedicada à Primeira Infância

20191104_085357

A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Assistência Social, em conjunto com o Comitê Intersetorial para elaboração do Plano pela Primeira Infância, iniciou a Semana pela Primeira Infância com um Seminário realizado na manhã desta segunda-feira, 4, no auditório do Ceprovi. O prefeito Jaime Cruz acompanhou a programação.

“Todas as cidades têm desafios, mas o que faz a diferença é a forma que vamos enfrentá-los. E nós encaramos assim, discutindo e criando políticas que garantam os direitos essenciais da criança. Fui secretário de Educação por 5 anos e entendo a importância da base de formação para se tornar um adulto saudável, que é exatamente nesta idade que vai até os 6 anos”, destacou o prefeito Jaime Cruz.

Também participaram do evento a vice-prefeita, Claudinéia Vendemiatti Serafim, os secretários de Assistência Social, Eduardo Galasso, de Educação, Gilberto Lorenzon, de Saúde, Flávio Moreira, de Habitação, Val Souza, de Indústria e Comércio, Matheus Galbes, de Governo, Jorge Torrezin, a superintendente da Sanebavi, Andréa Campos, o chefe de gabinete, Edison Ruiz e os vereadores, Geraldinho Cangussú, Marcos Ferraz e Nil Ramos.

O prefeito Jaime Cruz detalhou em seu discurso que a Lei da Responsabilidade Fiscal fixa percentuais a serem investidos no município, mas Vinhedo vai além do que é determinado. Na Educação, por exemplo, é obrigatório designar 25% da arrecadação, mas a Prefeitura chega a 31%. Na Saúde, dos 15% obrigatórios, chega-se a 28%.

Além disso, a Administração Municipal garante, sem ter obrigatoriedade prevista em lei, o contraturno para crianças que iniciam a fase escolar, a partir dos 3 anos. Para os pais que precisam, a Prefeitura disponibiliza também creche em meio período para crianças de até 5 anos de idade, que atende 85% dos matriculados.

Para fotos em alta resolução, clique aqui

Durante o evento, o Comitê Intersetorial pela Primeira Infância presenteou a aluna da fase II do Cei Tia Anastácia, Emanuelle de Jesus Santos, 5 anos, por ter seu desenho escolhido para ser a logomarca do comitê. Precisando de uma identificação, foi lançado um concurso de desenho com todas as crianças da Educação Infantil, que teve a Emanuelle como vencedora.Todas as obras foram expostas para o público.

Com auditório lotado, quatro palestrantes abriram a “Semana pela Primeira Infância em Vinhedo”. Cada convidado trouxe elucidações práticas aos responsáveis pela criação do plano municipal, que está em pleno desenvolvimento.

Confira abaixo toda a programação da “Semana pela Primeira Infância em Vinhedo” que vai até o dia 08 de novembro:

1 2