Prefeitura de Vinhedo

  • Educação infantil:

    aberto credenciamento a instituições de ensino particular
  • Prefeitura

    + notícias

    Contas de 2015 da Prefeitura de Vinhedo são aprovadas também pela Câmara de Vereadores

    Gestão Fiscal da Administração Municipal naquele ano foi considerada pelo Tribunal de Contas como a melhor da Região Metropolitana de Campinas






    001

    As contas de 2015 da Prefeitura de Vinhedo, que já haviam recebido o parecer favorável do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), foram aprovadas também pela Câmara de Vereadores em sessão ordinária na noite de segunda-feira, 4. Para o prefeito Jaime Cruz, isso é reflexo de uma gestão coesa e transparente que, mesmo num período de crise financeira grave em todo o país, soube eleger prioridades, como o salário dos servidores, e promoveu ajustes necessários para a recuperação fiscal.

    “O reconhecimento que já havíamos obtido do Tribunal de Contas e que agora vem também do Legislativo comprova que estamos no caminho certo. Governar em tempos de crise não é para amadores. Enfrentamos talvez aquele que tenha sido o pior período fiscal do Brasil. Quando comparados projeção e aquilo que se realizou na prática, vimos nossa arrecadação despencar, principalmente do ICMS, nossa principal fonte de receita. Mas com coragem e medidas de austeridade, mantivemos os serviços públicos funcionando com a qualidade que o vinhedense merece”, destacou o prefeito Jaime Cruz.

    No Tribunal de Contas, as contas de 2015 da Prefeitura de Vinhedo foram aprovadas pelo Pleno. Ainda assim, na Câmara de Vereadores, parecer da Comissão de Finanças e Orçamento, assinado por dois dos três integrantes, apresentou parecer pela reprovação. Porém, diante de todas as justificativas e embasamentos apresentados pela Administração Municipal, tal parecer, ao ser submetido a plenário, foi derrotado por ampla maioria dos parlamentares, ratificando a aprovação já apontada pelo Tribunal de Contas.

    “Respeitamos os votos de todos os vereadores, até porque já fiz parte do Legislativo. E como costuma-se dizer, o plenário é soberano, e por maioria, esse plenário reconheceu nossa conduta à frente da Prefeitura em 2015. Recebemos esse resultado com muita tranquilidade e com a consciência tranquila de quem sabe que a Administração Municipal foi e continua sendo conduzida com muita responsabilidade”, completou o prefeito Jaime Cruz.

    Vale destacar que, em 2015, mesmo ano de análise das contas agora aprovadas, a gestão do prefeito Jaime Cruz obteve nota B+ no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM 2015) do próprio Tribunal de Contas, sendo classificada como Muito Efetiva. Apenas 5 das 20 cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC), incluindo a gestão do prefeito Jaime Cruz, conseguiram essa que, na época, foi a nota máxima no estudo do órgão fiscalizador.

    Entre os quesitos avaliados pelo Tribunal de Contas no IEGM, destacam-se as ações nas áreas de Educação, Saúde, Planejamento, Finanças, Meio Ambiente e Tecnologia.