Prefeitura de Vinhedo

Obras

+ notícias

Prefeitura promove estudo geológico em área considerada de risco do Bairro Casa Verde

A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Obras, seguindo determinação do prefeito Jaime Cruz, iniciou nesta quarta-feira, 6, um estudo geológico numa área considerada de risco do Bairro Casa Verde. O resultado dessa análise deve sair em até 30 dias. O objetivo é avaliar as reais condições do solo no quarteirão compreendido entre as ruas Oti e Tamoios, onde há 24 terrenos.

“Estamos com contato permanente com as famílias que ali residem. Inclusive, colocamos à disposição toda estrutura da nossa Secretaria de Assistência Social, e oferecemos um local para quem decidir sair da área. Esse estudo que estamos fazendo é muito importante, pois definirá as próximas ações”, destacou o prefeito Jaime Cruz.

Para o Instituto Geológico (IG), órgão estadual, aquela área é considerada de grau 4, o maior na escala, com risco de deslizamento.

Dentro do estudo que está sendo feito pela Prefeitura, serão feitas três sondagens a partir de 8 metros de profundidade e 4 de aproximadamente 15 metros, que têm por objetivo constatar se o risco apresentado pelo IG é de fato grau 4, ou menor. Todos os moradores foram notificados oficialmente pela Prefeitura para deixar o local, cumprindo determinação judicial.

Após o resultado da análise, caso seja constatado que o risco é menor que o apontado pelo IG, a Prefeitura solicitará à Justiça, mediante laudo comprobatórios, que os imóveis sejam liberados judicialmente. O laudo poderá apontar também se haverá necessidade de obras de correção para que assim, a Administração Municipal tome as providências cabíveis.

016