Prefeitura de Vinhedo

  • 58ª Festa da Uva e 10ª Festa do Vinho:

    clique aqui e saiba mais
  • Transportes e Defesa Social

    + notícias

    Prefeitura convoca taxistas para vistoria semestral obrigatória

    Motoristas têm até 7 de março para protocolar documentos na Central SIM






    A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Transportes e Defesa Social, convoca os motoristas de Transporte Individual de Passageiros – Táxi, para realizarem a vistoria semestral obrigatória.  A inspeção é realizada duas vezes ao ano para garantir a segurança dos usuários do serviço.

    Os motoristas precisam comparecer até o dia 7 de março para protocolar os documentos necessários na Central SIM, localizada na Rua Monteiro de Barros, 17 – Centro, das 11h às 16h, de segunda à sexta-feira. A partir da abertura de processo administrativo, a documentação é analisada pela secretaria responsável.

    Após a verificação da documentação, o próximo passo é passar pela vistoria, realizada na Secretaria de Transportes e Defesa Social, que fica na Avenida Engenheiro José Frediani, s/nº, Jardim Alves Nogueira. Nesta etapa, as condições gerais do veículo serão avaliadas por uma equipe responsável, que examinará o estado dos equipamentos, aspectos visuais de conservação e de limpeza, da condução e presença de itens de segurança.

    Se aprovado, o proprietário do táxi recebe o selo de vistoria com validade de seis meses que deve ser fixado em local visível ao conhecimento do passageiro, para que o transportado saiba que o veículo foi devidamente vistoriado e aprovado para a atividade no município. O veículo também deve deixar em local visível o Decreto nº 064/2011, para que o cidadão possa consultar a tabela de tarifas vigente no município.

    O selo de vistoria tem validade de seis meses e é indispensável para o exercício da atividade de táxi na cidade. Os proprietários de veículos que não efetuarem o procedimento obrigatório serão multados e terão suspenso o alvará de permissionário, de acordo com a Lei nº 2.956/2006.

    Caso o proprietário do táxi perca o prazo de realização da vistoria semestral deve protocolar no setor de protocolo o agendamento de uma nova data. Outras informações sobre a vistoria obrigatória aos táxis também podem ser obtidas no telefone da Secretaria Municipal de Transporte e Defesa Social: (19) 3826-7699.

    Para consultar os documentos necessários para realização da vistoria acesse:  http://www.vinhedo.sp.gov.br/transportes-e-defesa-social/taxi/