Prefeitura de Vinhedo

  • INFORMAÇÕES SOBRE CORONAVÍRUS:

    clique aqui e saiba mais
  • Saúde

    + notícias

    Prefeitura recebe novas doses da vacina contra gripe e retoma imunização nesta quinta-feira, 26

    A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Saúde, retoma nesta quinta-feira, 26, a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. O município recebeu mais 3 mil doses para imunizar os idosos com 60 anos ou mais e reforça, todo o público-alvo será vacinado, de acordo com o cronograma estabelecido, até o dia 22 de maio.

    “O primeiro dia de vacinação teve alta procura pela população idosa, tanto que as doses se esgotaram em poucas horas. O município informou imediatamente ao Estado e nesta quinta-feira daremos sequência à imunização em locais alternativos para evitar a transmissão do coronavírus”, destacou o prefeito Jaime Cruz.

    O primeiro grupo a ser imunizado é o dos idosos com 60 anos ou mais e os trabalhadores de saúde. Na segunda etapa, a partir de 16 de abril, serão imunizados os professores, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, bem como os profissionais das Forças de Segurança e Salvamento. É importante levar a caderneta de vacina para verificação de eventuais atrasos das demais vacinas do calendário.

    A partir de 9 de maio, a vacinação se estenderá para os demais grupos, crianças de 6 meses a 5 anos de idade (cinco anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos.

    Também no dia 9 de maio, sábado, ocorrerá o Dia “D”, com abertura da UBS Planalto e Policlínica, das 8h às 17h, com o objetivo de atender todos os grupos prioritários. Neste dia, também, as Instituições de Longa Permanência receberão as equipes para vacinação dos seus hóspedes, assim como os acamados do município. Solicitamos às famílias que procurem a sala de vacina mais próxima de sua residência para informar o endereço, telefone e o nome do acamado.

    É necessário evitar aglomerações nesses locais, portanto, não é preciso comparecer às unidades de saúde nos primeiros dias de vacinação por medo de não receber a dose.

    As vacinas estão disponíveis para aplicação de acordo com as datas descritas acima, de segunda a sexta-feira, nos seguintes locais e horários:

    UBS Planalto – E.E. Patriarca da Independência – 8h às 16h

    UBS Vila João XXIII – Estabelecimento comercial em frente à unidade de saúde (marmitaria) – 8h às 16h

    UBS Três Irmãos – na área externa da unidade – 8h às 16h

    UBS Casa Verde – na área externa da unidade – 8h às 16h

    UBS Meirelles – na própria unidade em local separado da sala de vacinas – 8h às 16h

    Policlínica Capela: 8h às 16h

    Centro Médico – Prédio do Quero Vida – 8h às 16h

    Vacinas de rotina

    A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Saúde, seguindo determinação do Ministério da Saúde, adiou as vacinas de rotina durante a primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe.

    O objetivo desta medida é poupar os idosos, público-alvo deste período da campanha, do contato com crianças, pais e responsáveis, potenciais portadores do coronavírus, evitando transmissão da Covid-19.

    As salas de vacina estarão disponíveis para atendimento normal e atualização das carteiras de vacinação a partir de 16 de abril.

    006