Prefeitura de Vinhedo

  • Lei Orçamentária Anual

    deixe aqui suas sugestões
  • Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA)

    Prorrogada a eleição da CIPA: clique aqui e vote entre 21 de agosto a 4 de setembro de 2017.

    As empresas públicas, privadas e os órgãos governamentais que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) são obrigados a organizar e manter em funcionamento a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

    Os objetivos desta Comissão são observar e relatar condições de risco nos ambientes de trabalho, solicitar medidas para reduzir até eliminar os riscos existentes, solicitando medidas que previnam acidentes e, ainda, orientar os demais trabalhadores quanto à prevenção de acidentes.

    Gestão ao biênio 2016-2017

    Os servidores públicos municipais elegeram em março os novos membros da CIPA  para a gestão 2016/2017.

    A portaria nº 229/2016 contém a nomeação. Confira abaixo o resultado da votação:

    ORDEM NOME QUANTIDADE DE VOTOS
    01 Potiguara Mateus Porto de Lima 230
    02 Ademir Tadeu Darcie 214
    03 Claudia Maria F. Franco Picolotto 198
    04 Sônia Maria AP. de Oliveira Baldo 192
    05 Jobert Rechineli Junior 153
    06 Devanir Rodrigues Cardoso 114
    07 Benedito Arnaldo Rovani 90
    08 Thiago Manoel Ramos 75
    09 Diocleciano Vieira de Lima 65
    10 Maristenio Melo e Silva Souza 58
    11 Rosana Luiz 51
    Total 1.440

    Os três primeiros colocados – Potiguara Mateus Porto de Lima, com 230 votos; Ademir Tadeu Darcie, com 214 votos; e Claudia Maria Franco Picolotto, com 198 votos – são os titulares ao biênio em questão. Seus suplentes, conforme eleição, são: Sônia Maria Aparecida de Oliveira Baldo, com 192 votos,  na 4ª colocação; Jobert Rechineli Junior, com 153 votos, na 5ª colocação; e Devanir Rodrigues Cardoso, com 114 votos e 6ª colocação.

    O edital de convocação de eleições para CIPA (à gestão 2016-2017) foi divulgado na página 19 do Boletim Municipal nº 272/2016.

    Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmet)

    Com a finalidade de promover e proteger a saúde do servidor público municipal no seu local de trabalho, a Prefeitura de Vinhedo colocou em funcionamento em 25 de março de 2013 o Sesmet.

    No local são realizados os exames periódicos com intuito de detectar, prevenir e monitorar a saúde do trabalhador, além de obter conhecimento sobre as principais patologias que acometem os trabalhadores da Prefeitura, da autarquia Sanebavi e da Câmara Municipal, além de medidas de prevenção e o desenvolvimento de programas de orientações. O Sesmet tem um profissional médico do trabalho.

    Entre os principais objetivos do Sesmt estão prevenir acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, reduzir a quantidade de licenças médicas concedidas por motivos de acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais, promover a saúde do trabalhador e a melhoria do meio ambiente de trabalho, para garantir melhor qualidade de vida aos servidores municipais.

    O trabalho do serviço tem caráter contínuo para preservação, promoção e proteção da saúde física e mental dos servidores. Além do atendimento especializado, desenvolve palestras e atividades sobre tabagismo, alcoolismo e outros temas vivenciados no dia a dia pelo trabalhador.

    No espaço são feitos, também, os exames admissionais, demissionais e de retorno ao trabalho, com solicitações emitidas pelo departamento pessoal de cada órgão municipal, além de exames periódicos, avaliação pericial de insalubridade e periculosidade.

    A criação do Sesmet ainda faz parte das propostas do poder executivo municipal que constam no Plano de Cargo e Carreira, voltada à valorização do trabalho do servidos público municipal. As principais competências do Sesmet são:

    – estabelecer normas e procedimentos que visem a proteção física, mental dos servidores e a melhora das condições do ambiente de trabalho e zelar pelo seu cumprimento;

    – promover programas de prevenção de doenças ocupacionais;

    – efetuar análise das causas das doenças e acidentes de trabalho, propondo medidas referentes aos problemas identificados;

    – realizar avaliação dos locais de trabalho periodicamente, visando a identificação de situações que venham a trazer riscos para a segurança e a saúde dos servidores;

    – diagnosticar casos de servidores que devam ser encaminhados para a readequação/restrição profissional;

    – promover em conjunto com a CIPA as campanhas educativas de prevenção de acidentes de trabalho.

    Contatos

    Endereço: Avenida dos Imigrantes, s/nº, Portal (Memorial do Imigrante)
    Telefone: (19) 3876-2750
    Horário de atendimento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira
    E-mail: seguranca.trabalho@vinhedo.sp.gov.br