Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) – Prefeitura de Vinhedo

Prefeitura de Vinhedo

  • Lei Orçamentária Anual (LOA) 2019:

    clique aqui e participe
  • Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT)

    Com a finalidade de promover e proteger a saúde do servidor público municipal no seu local de trabalho, a Prefeitura de Vinhedo colocou em funcionamento em 25 de março de 2013 o SESMT.

    No local são realizados os exames periódicos com intuito de detectar, prevenir e monitorar a saúde do trabalhador, além de obter conhecimento sobre as principais patologias que acometem os trabalhadores da Prefeitura, da autarquia Sanebavi e da Câmara Municipal, além de medidas de prevenção e o desenvolvimento de programas de orientações. O SESMT tem um profissional médico do trabalho.

    Entre os principais objetivos do Sesmt estão prevenir acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, reduzir a quantidade de licenças médicas concedidas por motivos de acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais, promover a saúde do trabalhador e a melhoria do meio ambiente de trabalho, para garantir melhor qualidade de vida aos servidores municipais.

    O trabalho do serviço tem caráter contínuo para preservação, promoção e proteção da saúde física e mental dos servidores. Além do atendimento especializado, desenvolve palestras e atividades sobre tabagismo, alcoolismo e outros temas vivenciados no dia a dia pelo trabalhador.

    No espaço são feitos, também, os exames admissionais, demissionais e de retorno ao trabalho, com solicitações emitidas pelo departamento pessoal de cada órgão municipal, além de exames periódicos, avaliação pericial de insalubridade e periculosidade.

    A criação do SESMT ainda faz parte das propostas do poder executivo municipal que constam no Plano de Cargo e Carreira, voltada à valorização do trabalho do servidos público municipal. As principais competências do SESMT são:

    – estabelecer normas e procedimentos que visem a proteção física, mental dos servidores e a melhora das condições do ambiente de trabalho e zelar pelo seu cumprimento;

    – promover programas de prevenção de doenças ocupacionais;

    – efetuar análise das causas das doenças e acidentes de trabalho, propondo medidas referentes aos problemas identificados;

    – realizar avaliação dos locais de trabalho periodicamente, visando a identificação de situações que venham a trazer riscos para a segurança e a saúde dos servidores;

    – diagnosticar casos de servidores que devam ser encaminhados para a readequação/restrição profissional;

    – promover em conjunto com a CIPA as campanhas educativas de prevenção de acidentes de trabalho.

    Para mais informações, entre em contato com o SESMT:

    Endereço: Avenida dos Imigrantes, s/nº, Portal (Memorial do Imigrante)
    Telefone: (19) 3876-2750
    Horário de atendimento: das 8 às 16 horas, de segunda a sexta-feira
    E-mail: seguranca.trabalho@vinhedo.sp.gov.br ou zanutello.frantcesco@vinhedo.sp.gov.br