Prefeitura de Vinhedo

  • Lei Orçamentária Anual (LOA) 2019:

    clique aqui e participe
  • Atividades na fiscalização e promoção de acessibilidade

    Acessibilidade física, visual, auditiva e outras

    O CMDPD é instância permanente, paritária, consultiva e deliberativa, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social e tem como competência a formulação, a revisão, a coordenação, a supervisão e a avaliação da Política Municipal da Pessoa com Deficiência.

    Recebe, pela Secretaria Executiva dos Conselhos, informações que infrinjam o direito da pessoa com deficiência. Promove, ainda, a articulação e integração entre as entidades sociais e os órgãos públicos, buscando mecanismos que garantam o atendimento dos direitos das pessoas com deficiência.

    Para entender melhor a demanda deste público, a Prefeitura promoveu um recente referenciamento.

    Normas, atividades programadas, locais acessíveis, atividades na fiscalização e promoção de acessibilidade

    Anualmente, o CMDPD promove a Semana da Pessoa com Deficiência. Realizada geralmente em agosto, conta com total apoio da Prefeitura de Vinhedo – por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social – e visa conscientizar os moradores quanto o dia a dia do deficiente intelectual, físico, auditivo ou visual, a fim de se combater o preconceito e estimular a inclusão social deste segmento da população.

    Já as ações sobre acessibilidade, o CMDPD realiza – principalmente – o levantamento de problemas em rampas e calçadas, estudando a acessibilidade e mobilidade urbana.

    Clique aqui para consultar os endereços dos telefones públicos para deficientes auditivos. Em Vinhedo, também há a Lei nº 3.378, de 24 de setembro de 2010, que dispõe sobre execução, conservação e reparo de calçadas e dá outras providências.

    Conheça também a acessibilidade dos Centros de Educação Infantil (CEIs) e Escolas Municipais (EMs), da Prefeitura, clique aqui.