Prefeitura de Vinhedo

  • Regime Estatutário:

    perguntas e respostas
  • Serviços de inclusão produtiva e de educação

    Com a menor taxa de desemprego entre as 19 cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC), de acordo com dados da Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic), Vinhedo tem índice de desocupação de 1,57% da população economicamente ativa e as mais baixas taxas de desemprego do Brasil.

    Para facilitar ainda mais o acesso à sonhada oportunidade de trabalho junto à população em situação de vulnerabilidade social, a Prefeitura de Vinhedo financia, pelo Selando Parcerias, serviços de inclusão produtiva direcionados a jovens e adultos em situação de vulnerabilidade.

    Os serviços

    Têm o objetivo de potencializarem as capacidades produtivas de seus participantes e facilitarem a inserção no mercado de trabalho da população que seja usuária da rede socioassistencial. Conheça cada um deles:

    Construindo o futuro

    À população entre os 15 e 18 anos, a Prefeitura financia pelo Selando parcerias o projeto Construindo o futuro. Executado pela Associação Comunitária Vinhedense de Educação e Cultura (Acovec), a ação atende jovens e contribui ao desenvolvimento de habilidades gerais do adolescente e ainda ajuda em seu acesso ao mercado de trabalho a partir da abordagem de temas de sua geração, contemplando aulas de cidadania, inglês, informática e comunicação três vezes por semana.

    Ainda neste serviço – no período de seis meses – os participantes podem experimentar a prática de seis diferentes profissões técnicas.

    Profissionalizando cidadãos

    Já para os moradores em situação de vulnerabilidade e que tenham mais que 18 anos, há outro serviço de inclusão produtiva financiado junto à Acovec.

    Intitulado Profissionalizando cidadãos, a iniciativa promove o protagonismo social e dissemina formas de se alcançar a autonomia de renda por meio de cursos de profissionalização nas modalidades de informática básica, auxiliar de cozinha, manicure, corte e costura, secretária do lar, elétrica básica e vendas.

    Estrutura adequada

    As ações de inclusão produtiva financiadas pela Prefeitura de Vinhedo por meio do Selando parcerias têm suas atividades realizadas no Centro de Educação Profissional de Vinhedo (Ceprovi), que tem estrutura e profissionais qualificados à promoção dos serviços, uma vez que também oferta outros cursos técnicos e de qualificação profissional.

    Esta ação permite à Prefeitura ampliar, junto aos usuários da rede socioassistencial, a oportunidade de cursarem aulas que sem este financiamento não poderiam. É a inclusão produtiva do morador em situação de vulnerabilidade social feita com muita responsabilidade e respeito ao seu saber.

    Encaminhamento

    O encaminhamento de moradores em situação de vulnerabilidade social aos serviços financiados pelo Selando parcerias, promovidos pela Acovec e focados na criação de autonomia financeira, é feito pela rede socioassistencial municipal pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), do Serviço de Atendimento às Famílias (SAF), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas); pelo Conselho Tutelar e por outras entidades que atendem o público-alvo dos projetos na cidade.

    Já às vagas no mercado de trabalho local, os encaminhamentos ocorrem após o término das capacitações e são feitos pela própria entidade que executa os serviços. Clique aqui para saber os endereços da rede socioassistencial.

    Incluir é Legal

    Focado na habilitação e na reabilitação de jovens com deficiências auditiva, física, intelectual e visual, é destinado para maiores de 16 anos e residentes em Vinhedo e visa promover sua inclusão ou reinserção no mercado de trabalho. É um serviço financiado pela Prefeitura de Vinhedo – por meio do Selando Parcerias – e desenvolvido pelo Centro Educacional Integrado de Vinhedo (Ceivi).

    Ainda na grade curricular do Incluir é Legal há a abordagem de outros conteúdos do dia a dia do trabalhador, relacionados funcionamento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), funções do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), legislação trabalhista, relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho, documentação necessária na busca do primeiro emprego ou à recolocação profissional, ética e moral, modelos de perfil profissional, como procurar emprego e dicas de como participar de um processo seletivo e como agir durante a entrevista.

    Na formação a equipe de profissionais do Ceivi também trabalha com os participantes os temas história do trabalho, tipos de trabalhador, consolidação das leis trabalhistas, direitos e deveres do trabalhador, inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, saúde e segurança no ambiente de trabalho e todos os aspectos relacionados à lei das cotas. Após o término do curso, os participantes recebem um certificado de conclusão e o currículo de cada um fica disponível no banco de dados do Ceivi, por tempo indeterminado.

    O encaminhamento às vagas no mercado de trabalho é feito de acordo com o perfil de cada candidato e, para tanto, os alunos são avaliados para que tenham seu perfil definido, a fim de identificar quais são as funções mais indicadas ao seu caso e para correto encaminhamento às vagas que surgem nas empresas da cidade.

    Mais informações podem ser obtidas no Ceivi (Avenida Páscoa Zanetti Trevisan, 479, Jardim Itália) pelos telefones (19) 3322-6106 e 3826-7555.