Prefeitura de Vinhedo

Vigilância socioassistencial

A Vigilância Socioassistencial está diretamente vinculada à Secretaria de Assistência Social e compõe uma das três grandes funções da política de Assistência Social.

O que faz?

Organiza-se em dois eixos, que articulam entre si: as informações relacionadas as demandas ou necessidades de proteção socioassistencial da população com suas características e a distribuição da  rede de proteção social na oferta de serviços e benefícios, a saber:

1. Eixo da Vigilância de Riscos e Vulnerabilidade: é estruturado a partir do levantamento e produção de informações que vão apontar as reais demandas apresentadas pelos municípios no que concerne as situações de risco e vulnerabilidade social que necessitam de ações de proteção socioassistencial, monitorando também as situações de violências e violações de direito.

2. Eixo da Vigilância sobre padrões de serviços: é estruturado a partir do levantamento de dados e produção de informações referentes a oferta dos serviços e benefícios, as informações devem ser obtidas de todas as Instituições que ofertem serviços, benefícios, programas e projetos socioassistenciais, tanto do setor público como privado.

A análise realizada pela equipe da vigilância entre os dois eixos, ou seja, as necessidades da população que necessitam de ações de proteção socioassistencial e a oferta dos serviços e benefícios deve, necessariamente, estar baseada nos territórios.

Desta forma, os conceitos bases de Riscos, vulnerabilidades e território estão inseridos nas análises e estudos da vigilância, os quais, se interrelacionados, propiciam a visão de conjunto neste processo de análise das necessidades da proteção social e as respostas de ofertas, serviços e benefícios.

Qual é a equipe de trabalho?

Paula Cristina Alves – Assistente Social
E-mail: vigilancia.asocial@vinhedo.sp.gov.br
Telefone: (19) 3826-8739

Denise Aparecida Francisco – Assistente Social
E-mail: denise.asocial@vinhedo.sp.gov.br
Telefone: (19) 3826-8741

Endereço: Rua Osvaldo Cruz, nº 299, Centro
Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira