Prefeitura de Vinhedo

  • Regime Estatutário:

    perguntas e respostas
  • Audiência pública do transporte coletivo

    Toda a população de Vinhedo está convidada a participar de audiência pública sobre o processo licitatório do transporte público, que vai acontecer em 23 de outubro de 2017, às 18 horas, no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social (Rua Osvaldo Cruz, nº 299, Centro).

    Os autos que tratam desse assunto são os processos administrativos nº 4.156-0/2016 e 4.342-6/2016.

    Quando começaram os trabalhos relacionados?

    Em maio de 2016 a Prefeitura de Vinhedo anunciou o início de um novo processo licitatório à contratação de nova empresa para explorar os serviços de transporte coletivo na cidade.

    O anúncio se deu após inúmeras críticas e reclamações da população vinhedense sobre o atual serviço prestado pela empresa concessionária e que detém a concessão do transporte coletivo em Vinhedo.

    As reclamações dos munícipes foram formalizadas à Secretaria M. de Transportes e Defesa Social e na Ouvidoria Geral do Município, contemplando narrativas de problemas em rampas de acessibilidade, falta de manutenção dos veículos, desvio de itinerário, superlotação, excesso de velocidade, dentre outros problemas que afetam a qualidade do serviço prestado à população.

    Além de uma frota nova e renovada, foram definidas como metas ao novo processo licitatório a inclusão de serviços de tecnologias que facilitem o dia a dia do usuário do transporte público, tal como um sistema que aponte os horários de chegada dos ônibus nos pontos de embarque e desembarque, além da implantação do bilhete-único, com integração dos terminais da Capela e do Centro.

    Há uma comissão responsável?

    portaria nº 534/2017 dispõe sobre a nomeação de Comissão Especial para estudos e deliberações sobre o novo modelo licitatório de transporte público coletivo em Vinhedo, que conta com 11 integrantes de seis secretarias.

    A missão deste grupo de trabalho é avaliar, estudar e propor um novo modelo licitatório para o transporte público coletivo em Vinhedo. A mobilidade urbana e o planejamento da cidade também deverão ser considerados nos estudos. O atual contrato com a concessionária está em vigência desde novembro de 1999.

    Qual é o processo licitatório que dispõe sobre a concessão do transporte público em vigência em Vinhedo?