Prefeitura de Vinhedo

  • Educação infantil:

    aberto credenciamento a instituições de ensino particular
  • Pontos turísticos e atrativos da cidade

    Adega Della Bruna

    Adega Della Bruna

    Com mais de 800 rótulos de cachaça, mais a produção de vinhos artesanais da Família Della Bruna, o espaço conta com o proprietário, o Sr. José Della Bruna, que encanta os clientes com sua simplicidade e brinquedos de madeira.

    Os avós de José, Seu Nicolla Della Bruna e sua esposa, com seus 13 filhos, chegaram ao Brasil em 1896. Após a chegada produziam vinho artesanal, mantendo os costumes italianos. A família cresceu e se espalhou, perdendo a tradição.

    Querendo resgatar a história, atualmente, em Vinhedo (SP) há família Della Bruna produzindo vinho, também em Criciúma (SC) existe a família Della Bruna produzindo macarrão e em Urussunga (SC) existe a família Della Bruna com plantação de uva.

    Horário de funcionamento: de segunda a sábado das 9 às 18 horas. Aos domingos e feriados das 9h30 às 12 horas
    Serviço: aceita cartões de débito e crédito
    Endereço: Rua Luíz Briski, 950, Nova Vinhedo
    Telefone: (19) 3876.1957

    Adega Família Azzolin Cantina e Restaurante

    Foto: Cantina Azzolin
    Foto: Cantina Azzolin

    Há mais de três décadas a Família Azzolin tem restaurante, tendo como carros- chefe as massas e os molhos caseiros da família. Aos sábados, domingos e feriados o chef e proprietário, Ricardo Azzolin, é que recepciona os clientes e faz questão de preparar os pratos de massas pessoalmente.

    Em 1999, Ricardo Azzolin percebeu que precisava incrementar seu restaurante e surgiu a ideia resgatar a tradição de produzir o vinho. E foi assim, com apoio e orientação de seu “nono” (avô), que voltou a produzir vinho artesanal.

    Para grupos é possível agendar desde a degustação simples, que inclui seis vinhos da Família Azzolin; até a degustação completa que inclui vinhos nacionais e importados. Para grupos menores a degustação pode ser feita na adega subterrânea, localizada no restaurante.

    Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 11 às 15horas
    Serviço: aceita cartões de débito e crédito
    Endereço: Rua Santa Cruz, 1362, Pinheirinho
    Telefones: (19) 3886-1472 e 9-9708-8159
    Site oficial: www.cantinaazzolin.com

    Adega Família Baccetti

    Foto: Adega Baccetti
    Foto: Adega Baccetti

    No início do século XX a Família Baccetti deixou a Itália em busca de novas oportunidades. Instalou-se na região vinícola de Vinhedo para se dedicar ao prazeroso trabalho de fabricação de vinhos, tendo sua produção caráter artesanal e envolvendo toda a sua família no processo.

    O atendimento é realizado por dois irmãos que possuem uma maneira muito peculiar e atenciosa de explicar o processo produtivo dos vinhos e espumantes. É possível degustar e comprar produtos da Família Baccetti, sucos de uva da Coopervinho Paulista – Cooperativa, dos produtores de vinho do Estado de São Paulo; e outros produtos de parceiros, tais como vinagre e mel.

    Horário de funcionamento: de segunda a segunda, das 9 horas às 11h30 e das 14h30 às 18horas
    Serviço: não aceita cartões de débito e crédito
    Endereço: Rua Bahia, 86, Jardim Brasil
    Telefones: (19) 9-9721-6030 e 9-9659-3577
    E-mail: angelo.baccetti@yahoo.com.br

    Adega Família Campovilla

    Foto: Adega Família Campovilla
    Foto: Adega Família Campovilla

    É uma adega familiar, com produção de vinhos artesanais.

    Recentemente foi introduzida a uva syrah na propriedade, conhecida por cor púrpura profunda e que se reflete no vinho (muito utilizada na produção desse produto). Hoje é cultivada em países como a Austrália, onde é chamada de shiraz; e França, onde é chamada syrah.

    A uva syrah foi introduzida no Brasil, nas regiões vinícolas do Vale do São Francisco; e no sul do estado de Minas Gerais, onde a produção de vinhos finos com essa uva mostra-se promissor. A Associação dos Vitinivicultores de Vinhedo (AVIVI) conseguiu inserir essa espécie com êxito no município de Vinhedo, por meio de um projeto pioneiro.

    A pedido do público frequentador também implantou uvas da variedade Merlot, que estão se adaptando muito bem ao clima e solo da região de Vinhedo, prometendo vinhos de ótima qualidade.

    Horário de funcionamento: aos sábados, das 9 às 18 horas; e aos domingo, das 9 às 15 horas
    Serviço: aceita cartões de débito e crédito
    Endereço: Rua Magdalena Ferragut, 125, Jardim Primavera
    Telefones: (19) 3886-5344 e 9-8145-1514
    E-mail: familiacampovilla@avivi.com.br 

    Adega Família Ferragut

    Foto: Adega Família Ferragut
    Foto: Adega Família Ferragut

    É a maior adega aberta ao público em Vinhedo. A propriedade conta com 5 mil pés de uva e oferece variados vinhos artesanais, além de suco de uva natural livre de conservantes e de outros produtos, como bolachinhas, balinhas de cachaça, geleias, e muito mais.

    A visita monitorada inclui a apresentação da história da família, a visitação às parreiras, aos processos de produção de vinho e suco, além da degustação dos produtos. Deve ser agendada para grupos acima de dez pessoas, com no mínimo uma semana de antecedência.

    Para conhecer no local não precisa de agendamento prévio.

    Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 8 às 18 horas; e aos domingos, das 8 às 14 horas
    Serviço: aceita cartões de débito e crédito
    Endereço: Avenida Rosa Zanetti Ferragut, 499, Chácara Santo Antônio
    Telefones: (19) 3876-3108 ou 9-9764-8190
    E-mail: familiaferragut@avivi.com.br
    Site oficial: http://adegafamiliaferragut.com.br/

    Alambique Andretta

    Alambique Andretta.jpg

    Propriedade rural de cana-de-açúcar com vasta produção artesanal de cachaças e licores. A cana é trazida para a moenda, vai para os tonéis de fermentação e depois é destilada, transformando-se em cachaça artesanal.

    As cachaças envelhecidas de sabores e os licores ficam expostos em um ambiente rústico, repleto de tonéis, sendo um deles capaz de armazenar até 30 mil litros de cachaça. O visitante pode experimentar a cachaça servindo-se direto do barril.

    Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 8 às 18 horas
    Serviço: aceita cartões de débito e crédito
    Endereço: Estrada da Capela, 1862, Capela
    Telefone: (19) 9-9603-1728
    E-mail: alambique.renato@gmail.com  

    Centro Cultural Engenheiro Guerino Mario Pescarini

    centro-cultural-engenheiro.jpg

    Está estruturado na antiga fábrica Carborundum, de abrasivos, a terceira indústria instalada no município, em 1953. Está inserido em um complexo cultural que também abriga o Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus, com capacidade para 507 pessoas. O Centro Cultural é responsável por oferecer oficinas culturais na área central da cidade e por sediar a Secretaria de Cultura e Turismo.

    Os cursos oferecidos são conhecidos como oficinas culturais, que compreendem a promoção de atividades predominantemente de aspecto prático e cultural, de forma extensiva e regular, em aulas que podem acontecer uma ou duas vezes por semana, tais como: pintura, teatro, dança, violão, capoeira, arte circense e hip hop. Além desse, localizado no centro da cidade, há mais dois centros culturais, um no bairro da Capela e outro no Bairro Vila João XXIII.

    Centro Cultural Engenheiro Guerino Mario Pescarini
    Endereço: Rua Monteiro de Barros, nº 101, Centro
    Telefones: (19) 3876-5393 e 3876-4182
    E-mail: sectur@vinhedo.sp.gov.br

    Centro Cultural da Capela
    Endereço: Rua José Ferragut, nº 31, Jardim Bela Vista
    Telefone: (19) 3886-5244
    E-mails: sectur@vinhedo.sp.gov.br ou culturacapela@vinhedo.sp.gov.br

    Centro Cultural Vila João XXIII
    Endereço: Rua Papa Pio XII, s/nº, Vila João XXIII
    Telefone: (19) 3886-2911
    E-mails: sectur@vinhedo.sp.gov.br ou culturavila@vinhedo.sp.gov.br

    Estação Ferroviária

    Estação Ferroviária

    A estação da cachoeira, um lugar perdido no meio do nada entre as pequenas Louveira e Valinhos, era a segunda parada na viagem inaugural do trecho pioneiro Jundiaí-Campinas, em 31 de Março de 1872. O nome Rocinha passou a ser usado para a estação entre 1874 e 1879.

    No início do século XX, construiu-se um novo prédio para substituir o original, que por sua vez foi reformado nos anos 30, deixando somente a fachada da plataforma inalterada. Com a autonomia do município, em 1948, veio o novo nome: Vinhedo.

    O espaço pertenceu à Cia. Paulista de estrada de Ferro (1872-1971) e depois à FEPASA (1971-1998). O prédio atual foi construído por volta de 1900 e foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat).

    A Prefeitura de Vinhedo quer revitalizar a área do conjunto da estação Ferroviária e montar um museu ferroviário, já que a estação se insere no primeiro trecho construído da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, à qual se atribui o pioneirismo na eletrificação ferroviária brasileira. Aguarda, porém, a liberação dos órgãos responsáveis.

    Endereço: Rua Luiz Paffaro, 201, Centro, Vinhedo (SP)

    Fazenda Cachoeira

    Foto: FN10
    Foto: FN10

    A Cachoeira figura como raro remanescente de fazenda cafeeira da segunda metade do século XIX. A Casa de Vivenda, em taipa de pilão, remonta a meados deste século. Mais tarde, foi ampliada na mesma técnica construtiva, preservando as tradicionais dependências internas das sedes cafeicultoras.

    Ainda permanecem os edifícios pertinentes ao processo produtivo cafeicultor do período – canaletas para lavagem, terreiro para secagem, casa de máquinas de beneficiamento, tulha para armazenamento, moenda e marcenaria – que conferem à sede da Fazenda Cachoeira caráter de exemplaridade.

    As dependências da antiga senzala, nos porões da Casa, completam o modelo de fazenda cafeicultora do Império.  Um jardim de inspiração francesa reproduz o gosto da família cafeicultora da elite da época.

    Endereço: Rua Frank Swalles, s/nº, Jardim Cachoeira

    Hopi Hari 

    Pontos turísticos da cidade

    É o maior parque de diversões da América Latina. Para quem gosta de emoção e aventura há a Montezum, a 5ª maior montanha russa de madeira do mundo. A programação cultural vai desde shows, espetáculos interativos, shows musicais até atrações especialmente planejadas para todas as idades, garantindo um dia inteiro de encanto, magia,emoção e adrenalina.

    Neste país fictício os funcionários (hópias e hópius) são seus habitantes e existem várias interpretações para o surgimento de Hopi Hari, mas nenhuma apresenta provas que possam ser consideradas verdadeiras. Uns contam que Hopi Hari nasceu como um presente que o grande hopi, deus da alegria e sobrinho de Zeus, deu para sua amada Hari, deusa da aventura. Outros afirmam que Hopi Hari é o lugar onde os viajantes do tempo descansam e vivem.

    Telefone: (19) 4007-1134
    Site oficial: www.hopihari.com.br
    Endereço: Rodovia dos Bandeirantes, km 72, Vinhedo (SP)

    Igreja Matriz de Sant’Ana

    17_igrejaematrizdesantana

    Construída no centro do então distrito de Rocinha e dedicada à Sant’Anna, que viria a ser a padroeira da cidade. Foi substituída pela atual Matriz em 1958, obra que mobilizou por quase uma década a maior parte da população, com a doação feita por fiéis.

    Endereço: Praça Sant’Anna, s/nº, Centro
    Telefones: (19) 3886-1972 e 3836-3430
    Site oficial: www.paroquiasantanavinhedo.com.br

    Memorial de Artes Adélio Sarro

    Foto: Guia Gaia
    Foto: Guia Gaia

    Pintor e escultor, Adélio Sarro nasceu em 1950 em Andradina (SP, Brasil). Após o ano de 1972, apresentou as suas obras em muitas exposições individuais, em excelentes galerias e centros culturais em todo Brasil. Regularmente também participa de grandes eventos culturais internacionais.

    O universo de Sarro é composto de personagens, de trabalhadores rurais que em seus quadros ocupam a maior parte da tela. O trabalho duro caracteriza-se por braços, pernas, mãos e pés com dimensões exageradas, assim como feições muitas vezes carregadas, mas o conjunto todo, na maioria das vezes com animais e instrumentos musicais, produz um efeito suave, multicolorido e harmônico.

    Sarro expressa o universo de seus personagens também em formas monumentais, como em esculturas e em grandes afrescos de concreto. Suas obras foram concebidas com muita criatividade e absoluta categoria e ocuparão o seu devido lugar na história das artes.

    Endereço: Rua Ursa Maior, nº 210, Mirante das Estrelas
    Telefone: (19) 3826-0993

    Memorial do Imigrante

    Monumento ao Imigrante

    Inaugurado em 4 de fevereiro de 2007, o projeto do memorial é o resultado de uma parceria da Fundação Nestlé Brasil, a Prefeitura de Vinhedo e a Associação Comunitária Vinhedense de Educação e Cultura (Acovec).

    O Memorial do Imigrante ocupa uma área total de 7 mil m², 877 m² de área construída e conta com seis edifícios. Sua arquitetura segue o estilo romano e faz alusão a Veneto, região localizada no nordeste da Itália.

    O Memorial do Imigrante é um projeto arquitetônico de Nivaldo Callegari e paisagístico de Gustaaf Winters, com base na arquitetura de Andréa Palladio (região Veneto – Itália).

    Para se criar uma proximidade com o antigo cotidiano de Vinhedo, conta com peças, artefatos, utensílios e objetos que foram utilizados em algum momento da vida desses imigrantes. Esses objetos evocam a vida e memória dos imigrantes e foram doados por descendentes de imigrantes.

    Endereço: Avenida dos Imigrantes, s/nº, Portal
    Telefone: (19) 3886-3528

    Monumento ao Imigrante

    Monumento do ImigranteInaugurado pela Prefeitura Municipal de Vinhedo em 1983, também homenageia os imigrantes que se fixaram na região. Está próximo ao Portal dos Imigrantes e Memorial do Imigrante.

    Endereço: Estrada da Boiada, s/nº, Portal, Vinhedo (SP)

    Mosteiro de São Bento

    10_mosteirodesobento

    Em 1958 os monges escolheram Vinhedo para sua morada e construíram um prédio de arquitetura moderna e única.

    Local de peregrinação em meio a uma bela paisagem natural atrai pessoas que buscam um ambiente de paz e silêncio. A manutenção do Mosteiro e todas as atividades são desenvolvidas pelos monges. É possível acompanhar a missa em canto gregoriano, adquirir os famosos medalhões de São Bento além de artigos religiosos, velas artesanais, mel silvestre, pães e bolos produzidos pelos monges.
    (DICA: Para grupos de retiro, o Mosteiro São Bento oferece a Casa Siloé com completa infra-estrutura e hospedagem em ambiente junto à natureza, propícias à reflexão e relaxamento.)

    Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 17h30; e aos sábados e domingos, das 8 horas às 11h30 e das 15 horas às 17h30
    Serviço: aceita cartões de débito e crédito
    Endereço: Rua do Observatório, 101, Observatório
    Telefone: (19) 3836-5080
    Site oficial: www.mosteirosaobento.com.br

    Observatório Abrahão de Moraes

    Foto: Observatório Abrahão de Moraes
    Foto: Observatório Abrahão de Moraes

    Fica no limite dos municípios de Vinhedo e Valinhos, recebendo não apenas grupos de escolas e pesquisadores não vinculados à Universidade de São Paulo (USP), mas qualquer pessoa interessada em conhecer o local, mesmo que não tenha vínculo acadêmico com a astronomia. As visitas no espaço devem ser agendadas.

    O Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG) mantinha, até a década de 1970, um Observatório no Parque da Água Funda, na capital paulista. Mas o céu de São Paulo foi se tornando cada vez mais difícil de ser observado e o observatório teria que ser transferido para um local menos habitado. Foi quando apareceu a oferta do terreno em Valinhos, limite com Vinhedo; e o Observatório Abrahão de Moraes foi construído.

    Ainda na metade da década de 1990 o Observatório passou a se reerguer, com a reforma de um dos seus principais telescópios, construído na década de 1970 e automatizado em 1995; o que faz com que ele seja ferramenta para pesquisas de alto nível até hoje – e a diversificação de suas atividades.

    Os contatos do observatório são:

    Endereço: Rua do Observatório, s/nº, Fazenda Santana
    Telefones: (19) 3886-4439 ou 3876-1444
    E-mail: teixeira@iag.usp.br
    Site oficial: https://www5.usp.br/servicos/visitas-monitoradas-ao-observatorio-abrahao-de-morais/

    Parque Municipal Jayme Ferragut

    Parque Municipal

    Local onde são realizados os maiores eventos da cidade, inclusive as tradicionais festas da Uva e do Vinho e o Encontro Nacional de Motociclistas de Vinhedo, um dos maiores do Brasil.

    O espaço conta com uma área de 92.500 m² e abriga um ginásio poliesportivo, lago artificial, área para caminhada, área para piquenique, fonte de água “Bica do Boi”, pista de skate, parque aquático municipal e a atual sede do Grupo Escoteiro Vinhedo.

    Horário de funcionamento: de terça a domingo das 9 às 17 horas ou de acordo com a programação de eventos que acontecem no local.

    Endereço: Avenida Apparecida Tellau Seraphim, s/n, Portal
    Telefone: (19) 3846-7155

    Praça do Aquário

    Praça Aquario (15)

    Inaugurada em 7 de setembro de 1992, essa praça é um dos pontos mais movimentados do município, tendo dois lagos, playground e bebedouros.

    No entorno da praça há lanchonetes, pizzarias, padaria, salão de beleza, loja de brinquedos infantis e academia, enquanto que dentro da área da praça há quiosques de sorvete, pastel, crepes e cachorro quente.

    Endereço: Avenida Independência, s/nº, Aquário.

    Praça Francisco Hitner

    Praça Francisco Hitner

    A praça tem 7.100 m² de extensão e conta com uma área de convívio com 20 bancos, dois grandes quiosques, uma ampla área de passeio para pedestres, amplo estacionamento, junta militar e sanitários, incluindo sanitário para deficientes.

    Vinhedo se tornou a 6ª cidade do Brasil a receber uma aeronave da Força Aérea, um avião modelo AT-26 Xavante (somente carcaça), situado nessa praça. Junto ao xavante há uma placa em homenagem aos ex-pracinhas da Força Expedicionária Brasileira, filhos de Vinhedo, que estiveram em serviço na 2ª Guerra Mundial e foram combatentes na Itália. Entre eles, José Joaquim Matheus, João Compiane, Paulo Alves Martins e Antônio Páffaro.

    Endereço: Avenida Independência, s/nº, Jardim Santa Rosa

    Praça José Von Zuben “Fonte da Amizade”

    16_fontedaamizade

    Construída em 2004, a Fonte da Amizade está localizada na Praça José Von Zuben e é um dos cartões postais do município.

    O nome da fonte sintetiza bem o espírito vinhedense: a amizade. No local existe um globo terrestre que fica sobre uma coluna de água, para prestar homenagem aos imigrantes que construíram a história de Vinhedo.

    Endereço: Avenida Presidente Castelo Branco, s/nº, Aquário.

    Portal do Cristo (Mirante)

    13_portaldocristo

    A réplica do Cristo Redentor, inaugurada em 31 de outubro de 1976, está localizada em um dos pontos mais altos do município e oferece uma vista panorâmica da região.

    O pôr do sol é apreciado por muitos vinhedenses e turistas nesse espaço, que também conta com um portal anexo ao monumento, inaugurado em 7 de dezembro de 2013. Conta ainda com playground, concha acústica com 50 lugares, área para descanso e estacionamento.

    Endereço: Rodovia Edenor João Tasca, s/n°, Observatório

    Portal dos Imigrantes

    Portal dos Imigrantes crédito - foto pertencente ao banco de imagens do site de Turismo do Governo do Estado de São Paulo.jpg
    Foto:  banco de imagens do site de Turismo do Governo do Estado de São Paulo

    Localizado em uma das entradas principais de acesso a Vinhedo, conta com uma área de 5.000m². Trata-se de uma obra que homenageia os imigrantes que se fixaram na região.

    Endereço: Estrada da Boiada, s/nº, Portal

    Represa João Gasparini

    Represa - crédito - foto pertencente ao banco de imagens do site de Turismo do Governo do Estado de São Paulo.jpg
    Foto: banco de imagens do site de Turismo do Governo do Estado de São Paulo

    As represas I, II e III estão localizadas bem próximas ao Centro e são pontos de encontro e lazer de vinhedenses e turistas. A Represa I conta com pista para caminhadas e corrida, além de academia ao ar livre. A represa II (foto) é maior em área e volume de água oferece mais estrutura aos visitantes.

    Conta com vários quiosques de alimentação e artesanato, possui quadra esportiva de areia, área para picnic e ampla área para práticas de esportes, muito utilizada pelo calendário de eventos esportivos da Prefeitura de Vinhedo, oferecido por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. Também tem nascente e fonte natural de água.

    Já a Represa III conta com pista de montain bike.

    Endereço: Rua Frank Swalles, s/nº, Jardim Cachoeira
    Telefone: (19) 3876-7155 (Represa II)

    Sítio Frediani

    2_stiofrediani

    Local aconchegante, com animais e aves típicos de sítio, muitas plantas e árvores, tudo feito com muito amor e carinho pelas simpáticas proprietárias de tradicional família italiana, que oferecem (mediante agendamento) café da roça, como nos antigos tempos (com fogão a lenha, bule e xícaras de ágata, pães, bolos caseiros e sucos).

    Também oferece opções de passeios de trole para conhecer o sítio e conta com o Memorial da Família, Gruta Nossa Senhora de Fátima, nascente, trato de animais e ponto de vendas, com artesanato e delícias caseiras da roça.

    Para pacote “Café da Roça” o grupo mínimo é de 15 pessoas e o máximo de 35. Acima de 20 pessoas o passeio de trole é incluso. O agendamento prévio deve ser feito 15 dias antes da data pretendida. O pacote inclui visita monitorada pelo sítio e “Café da Roça”.

    Já ao pacote “Visitação” não há exigência de número de pessoas e o agendamento deve ser feito com um dia de antecedência. O pacote inclui exclusivamente a visita monitorada pelo sítio, sem “Café da Roça”.

    Horário de funcionamento: aos sábados, das 14 às 17 horas; e aos domingos e feriados, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas
    Serviço: mão aceita cartões de débito e crédito
    Endereço: Estrada Engenheiro Aurélio José Frediani, s/nº, Moinho.
    Telefones: (19) 3886-2260 e 9-9774-4209
    E-mail: sitiofrediani@terra.com.br

    Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus

    11_teatromunicipalsylviadealencarmatheus

    Está estruturado na antiga fábrica de abrasivos, a Carborundum, a terceira indústria instalada no município, em 1953. Está inserido em um complexo cultural que também abriga o Centro Cultural Engenheiro Güerino Mário Pescarini, responsável por oferecer oficinas culturais na área central da cidade e por sediar a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

    Inaugurado em 22 de setembro de 2006, o teatro consegue conciliar a modernidade com as características da antiga fábrica. O lustre de seu foyer foi feito com os vidros das janelas originais da Carborundum. Tem capacidade para 507 pessoas. O nome é uma homenagem à primeira-dama do munícipio, conhecida por ser a primeira bailarina da cidade.

    Horário de funcionamento da bilheteria: de terça a domingo, das 14 às 22 horas; ou de acordo com as apresentações de peças e eventos.

    Endereço: Rua Monteiro de Barros, 101, Centro
    Telefone: (19) 3826-2821
    E-mail: teatro.sectur@vinhedo.sp.gov.br