Prefeitura de Vinhedo

  • Pontos turísticos

    Pontos e Atrativos Turísticos de Vinhedo

    1_hopihari

    Hopi Hari

    É o maior parque de diversões da América Latina. Para quem gosta de emoção e aventura, há a Montezum, a quinta maior montanha russa de madeira do mundo. A programação cultural vai desde shows, espetáculos interativos, shows musicais até atrações com incríveis efeitos.

    Funcionamento:
    Dias e horários de funcionamento do Hopi Hari podem ter alterações sem aviso prévio.
    Consulte o calendário no site do parque próximo à data de sua visita.

    Serviço:
    Aceita cartões de débito e crédito
    Rodovia dos Bandeirantes, Km 72 – Vinhedo/SP.
    F. 4007.1134
    www.hopihari.com.br

    2_stiofrediani

    Sítio Frediani

    Turismo Rural e Pedagógico

    Local aconchegante, com animais e aves típicos de sítio, muitas plantas e árvores, tudo feito com muito amor e carinho pelas simpáticas proprietárias de tradicional família italiana, que oferecem mediante agendamento, um café da roça inesquecível, como nos antigos tempos, fogão a lenha, bule e xícaras de ágata, pães, bolos caseiros e sucos. Também oferece opções de passeios de trole para conhecer o sítio. O local conta com o Memorial da Família, Gruta Nossa Senhora de Fátima, nascente, ponto de vendas contemplando artesanato e delícias caseiras da roça e trato aos animais.

    Funcionamento:
    Aos sábados das 14h às 17h e aos domingos e feriados das 9h às 12h e das 14h às 17h.

    Para pacote “Café da Roça”: grupo mínimo de 15 pessoas e máximo 35 .Acima de 20 pessoas, passeio de trole incluso. Agendamento prévio de 15 dias da data pretendida. Pacote inclui visita monitorada pelo sítio e “Café da Roça”.

    Para pacote “Visitação”: sem número mínimo de visitantes e máximo 35 pessoas. Agendamento 01 dia de antecedência. Pacote inclui exclusivamente visita monitorada pelo sítio, sem “Café da Roça”.

    Serviço:
    Não aceita cartões de débito e crédito
    Estrada Engenheiro Aurélio José Frediani, s/nº, Moinho – Vinhedo/SP.
    F. 3886.2260 / 99774.4209
    sitiofrediani@terra.com.br
    www.vinhedoturismo.com.br

    3_alambiqueandretta

    Alambique Andretta

    Propriedade rural de cana-de-açúcar com vasta produção artesanal de cachaças e licores. A cana é trazida para a moenda, vai para os tonéis de fermentação e depois é destilada, transformando-se em cachaça artesanal. As cachaças envelhecidas, de sabores e os licores ficam expostos em um ambiente rústico, repleto de tonéis, sendo um deles capaz de armazenar até 30 mil litros de cachaça. O visitante pode experimentar a cachaça servindo-se direto do barril.

    Funcionamento:
    De segunda a sábado, das 8h às 18h.

    Serviço:
    Aceita cartões de débito e crédito
    Estrada da Capela, 1862, Capela – Vinhedo/SP.
    (19) 99603.1728
    alambique.renato@gmail.com

    adega ferragut1

    Adega Família Ferragut

    É a maior adega aberta ao público do município de Vinhedo. Esta propriedade conta com 5 mil pés de uva. Oferece variados vinhos artesanais e um delicioso suco de uva natural, livre de conservantes, além de outros produtos, como bolachinhas, balinhas de cachaça, geleias, e muito mais.
    A visita monitorada Inclui a apresentação da história da família, a visitação às parreiras, aos processos de produção de vinho e suco, além da degustação dos produtos. Deve ser agendada para grupos acima de 10 pessoas com no mínimo 1 semana de antecedência. Para conhecer no local não precisa de agendamento prévio.

    Funcionamento:
    De segunda a sábado, das 8h às 18h
    Aos domingos das 8h às 14h

    Serviço:
    Aceita cartões de débito e crédito
    Avenida Rosa Zanetti Ferragut, 499, Chácara Santo Antonio – Vinhedo/SP.
    (19) 3876.3108 / 99764.8190
    familiaferragut@avivi.com.br
    www.vinhedoturismo.com.br e adegafamiliaferragut.com.br/

    5_adegafamliabaccetti

    Adega Família Baccetti

    No inicio do sec. XX, a Família Baccetti deixa a Itália, em busca de novas oportunidades. Instala-se na região vinícola de Vinhedo e como não poderia ser diferente dedica-se ao prazeroso trabalho de fabricação de vinhos, tendo sua produção caráter artesanal envolvendo toda a sua família no processo. O atendimento é realizado por dois irmãos que possuem uma maneira muito peculiar e atenciosa de explicar o processo produtivo dos vinhos e espumantes. É possível degustar e comprar produtos da Família Baccetti, sucos de uva da Coopervinho Paulista – Cooperativa dos produtores de vinho do Estado de São Paulo, e outros produtos de parceiros, tais como vinagre e mel.

    Funcionamento
    De segunda a segunda, das 9h às 11h30 e das 14h30 às 18h

    Serviço:
    Não aceita cartões de débito e crédito
    Rua Bahia, 86, Jardim Brasil – Vinhedo/SP.
    (19) 99721.6030 / 99659.3577
    angelo.baccetti@yahoo.com.br

    6_adegafamliacampovilla

    Adega Família Campovilla

    Adega familiar com produção de vinhos artesanais. Recentemente foi introduzida a uva Syrah em sua propriedade, conhecida por cor púrpura profunda que se reflete no vinho, muito utilizada na produção desse produto. Hoje é cultivada em países como a Austrália (onde é chamada de Shiraz) e França (onde é chamada Syrah). A uva syrah foi introduzida no Brasil, nas regiões vinícolas do Vale do São Francisco, e no sul do estado de Minas Gerais, onde a produção de vinhos finos com essa uva mostra-se promissor. A Associação dos Vitinivicultores de Vinhedo – AVIVI conseguiu inserir essa espécie com êxito no município de Vinhedo, por meio de um projeto pioneiro. A pedidos do público frequentador implantou também, uvas da variedade Merlot, que estão se adaptando muito bem ao clima e solo da região prometendo vinhos de ótima qualidade.

    Funcionamento
    Sábado das 9h às 18h. Domingo das 9h às 15h.

    Serviço:
    Aceita cartões de débito e crédito
    Rua Magdalena Ferragut, 125, Jardim Primavera – Vinhedo/SP.
    (19) 3886-5344/ (19) 99771-7345/ (19) 98145-1514
    familiacampovilla@avivi.com.br

    7_restauranteeadegafamliaazzolin

    Cantina, Restaurante e Adega Família Azzolin

    Família tradicional italiana proporciona momentos culturais para conhecer histórias da família e segredos de produção de vinhos, degustação e compras, além dos pratos da tradicional cantina e restaurante. Há mais de três décadas a Família Azzolin possui restaurante, onde o carro chefe são as massas e molhos caseiros da família. Aos sábados, domingos e feriados o chef e proprietário – Ricardo Azzolin recepciona os clientes, e faz questão de preparar os pratos de massas pessoalmente.
    Em 1999, Ricardo Azzolin percebeu que precisava incrementar seu restaurante, foi então que surgiu a ideia resgatar a tradição de produzir o vinho, foi assim, com apoio e orientação de seu “Nono” (avô) voltou a produzir vinho artesanal.
    Para grupos, é possível agendar desde a degustação simples, que inclui 6 vinhos da Família Azzolin até a degustação completa que inclui vinhos nacionais e importados.
    Para grupos menores, a degustação pode ser feita na adega subterrânea, localizada no restaurante.

    Funcionamento
    De terça a sábado das 11h às 15h.

    Serviço:
    Aceita cartões de débito e crédito
    Rua Santa Cruz, 1362, Pinheirinho – Vinhedo/SP.
    (19) 3886.1472 / 99708.8159
    www.cantinaazzolin.com

    8_adegadellabruna

    Adega Della Bruna

    Comércio com mais de 800 rótulos de cachaça mais a produção de vinhos artesanais da Família Della Bruna. O proprietário, o Sr. José Della Bruna, encanta os clientes com sua simplicidade e brinquedos de madeira.
    O avô do Sr. José Della Bruna, Seu Nicolla Della Bruna e sua esposa, com seus 13 filhos, chegaram ao Brasil em 1896. Após a chegada, produziam vinho artesanal, mantendo os costumes italianos. A família cresceu e se espalhou, perdendo a tradição.
    Querendo resgatar a história, atualmente, em Criciúma (SC), existe família Della Bruna produzindo macarrão. Em Urussunga (SC), existe família Della Bruna com plantação de uva, e em Vinhedo (SP), família Della Bruna produzindo vinho.

    Funcionamento
    De segunda a sábado das 9h às 18h. Aos domingos e feriados das 9h30 às 12h.

    Serviço:
    Aceita cartões de débito e crédito
    Rua Luíz Briski, 950, Nova Vinhedo – Vinhedo/SP.
    (19) 3876.1957

    9_cocheiradozlio

    Cocheira do Zé Élio

    Nesta propriedade com criação de cavalos é possível fazer passeios com animais dóceis, com segurança e desfrutar de uma excelente opção de diversão e interação com os animais.
    A Cocheira do Zé Elio iniciou suas atividades por volta de 1997 alugando baias. Em 1999 começou a alugar cavalos para passeios e é pioneira até hoje nesse ramo em Vinhedo.
    Além do aluguel de baias e passeios, existem também aulas de equitação e ferrageamento de animais. Por último, foi inaugurada a loja “Casa do Cowboy”, onde é possível encontrar acessórios típicos, calçados e roupas masculinas, femininas e infantis.

    Funcionamento
    De segunda a segunda, das 8h às 18h

    Serviço:
    Não aceita cartões de débito e crédito
    Rua Estrela da Dalva, 183, Mirante das Estrelas – Vinhedo/SP.
    (19) 3876.1717/ 99149.1007/ 9 9726 6618
    www.vinhedoturismo.com.br

    10_mosteirodesobento

    Mosteiro de São Bento em Vinhedo

    Em 1958 os monges escolheram Vinhedo para sua morada e construíram um prédio de arquitetura moderna e única.
    Local de peregrinação em meio a uma bela paisagem natural atrai pessoas que buscam um ambiente de paz e silêncio. A manutenção do Mosteiro e todas as atividades são desenvolvidas pelos monges que vivem lá. É possível acompanhar a missa em canto gregoriano, adquirir os famosos medalhões de São Bento além de artigos religiosos, velas artesanais, mel silvestre, pães e bolos produzidos pelos monges.
    (DICA: Para grupos de retiro, o Mosteiro São Bento oferece a Casa Siloé com completa infra-estrutura e hospedagem em ambiente junto à natureza, propícias à reflexão e relaxamento.)

    Funcionamento
    De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30.
    Sábados e domingos das 8h às 11h30 e das 15h às 17h30

    Serviço:
    Aceita cartões de débito e crédito
    Rua do Observatório, 101, Observatório – Vinhedo/SP
    3836-5080
    www.mosteirosaobento.com.br

    11_teatromunicipalsylviadealencarmatheus

    Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus

    O Teatro Municipal está estruturado na antiga fábrica Carborundum, de abrasivos, a terceira indústria instalada no município, em 1953.
    Está inserido em um complexo cultural que também abriga o Centro Cultural Engenheiro Güerino Mário Pescarin, responsável por oferecer oficinas culturais na área central da cidade e por sediar a Secretaria de Cultura e Turismo.
    Inaugurado em 22 de setembro de 2006, consegue conciliar a modernidade com as características da antiga fábrica. O lustre de seu foyer foi feito com os vidros das janelas originais da Carborundum. Tem capacidade para 507 pessoas. O nome é uma homenagem à primeira dama do munícipio conhecida por ser a primeira bailarina da cidade.

    Funcionamento
    De terça a domingo das 14h às 22h ou de acordo com as apresentações de peças e eventos.
    Rua Monteiro de Barros, 101, Centro – Vinhedo/SP.
    3826-2821
    teatro.sectur@vinhedo.sp.gov.br
    www.vinhedo.sp.gov.br

    Serviço:
    Não aceita cartões de débito e crédito no local, somente na papelaria Nobel, responsável pela revenda de bilhetes de peças, situada a Rua Benedito Storani, 111, Centro – Vinhedo/SP.
    (19) 3876.2901

    12_centroculturalengenheiro

    Centro Cultural Engenheiro Guerino Mario Pescarini

    Está estruturado na antiga fábrica Carborundum, de abrasivos, a terceira indústria instalada no município, em 1953.
    Está inserido em um complexo cultural que também abriga o Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus, com capacidade para 507 pessoas. O Centro Cultural é responsável por oferecer oficinas culturais na área central da cidade e por sediar a Secretaria de Cultura e Turismo.
    Os cursos oferecidos são conhecidos como oficinas culturais, que compreendem a promoção de atividades predominantemente de aspecto prático e cultural, de forma extensiva e regular, em aulas que podem acontecer uma ou duas vezes por semana, tais como: pintura, teatro, dança, violão, capoeira, arte circense e hip hop. Além desse, localizado no centro da cidade, há mais dois centros culturais, um no bairro da Capela e outro no Bairro Vila João XXIII.

    Centro Cultural Engenheiro Guerino Mario Pescarini

    Rua Monteiro de Barros, nº 101, Centro
    3876.5393 / 3876.4182 secitur@vinhedo.sp.gov.br
    www.vinhedo.sp.gov.br

    Centro Cultural da Capela

    Rua José Ferragut, nº 31, Jardim Bela Vista
    3886.5244
    secitur@vinhedo.sp.gov.br ou culturacapela@vinhedo.sp.gov.br

    Centro Cultural Vila João XXIII

    Rua Papa Pio XII, s/n, Vila João XXIII
    3886.2911
    secitur@vinhedo.sp.gov.br ou culturavila@vinhedo.sp.gov.br
    Funcionamento de todos os centros culturais
    De segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas

    13_portaldocristo

    Portal do Cristo (Mirante)

    A réplica do Cristo Redentor, inaugurada em 31 de outubro de 1976, está localizada em dos pontos mais altos da cidade, oferece uma vista panorâmica do município. O Pôr do Sol é apreciado por muitos vinhedenses e visitantes. Recebeu a construção de um portal anexo ao monumento em 7 de dezembro de 2013. Conta com exposição permanente do Monsenhor Favorino, padre muito estimado desde a época de Rocinha, lanchonete, playground, concha acústica com 50 lugares, área para descanso e dois estacionamentos.
    Rodovia Edenor João Tasca, s/n°, Observatório – Vinhedo/SP
    3826.3244 ou 3876.5393

    silva.tarita@vinhedo.sp.gov.br
    www.vinhedo.sp.gov.br

    14_memorialdoimigrantecrditofotopertencenteaobancodeimagensdositedeturismodogovernodoestadodesopaulo

    Memorial do Imigrante

    Inaugurado em 04/02/2007, é o resultado de uma parceria da Fundação Nestlé Brasil, a Prefeitura de Vinhedo e a Acovec – Associação Comunitária Vinhedense de Educação e Cultura.
    Conjunto arquitetônico com cinco prédios e um teatro de arena em estilo romano. Abriga centro de memórias dos imigrantes italianos e espaço cultural para exposições temporárias. É sede do Fundo Social de Solidariedade.

    Av. Dos Imigrantes, s/nº, Portal – Vinhedo/SP.
    3886-3528
    silva.tarita@vinhedo.sp.gov.br
    www.vinhedo.sp.gov.br

    15_represacrditofotopertencenteaobancodeimagensdositedeturismodogovernodoestadodesopaulo

    Represa João Gasparini

    As represas I, II e III estão localizadas bem próximas ao centro e são pontos de encontro e lazer de vinhedenses e visitantes.
    A Represa I conta com pista para caminhadas e corrida, além de academia ao ar livre. A represa II maior em área e volume de água oferece mais estrutura aos visitantes. Conta com pedalinhos aos finais de semana, vários quiosques de alimentação e artesanato, possui quadra esportiva de areia, área para pic nic e ampla área para práticas de esportes, muito utilizada pelo calendário de eventos esportivos da Prefeitura de Vinhedo por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, além de nascente e fonte natural de água. Já a III conta com pista de montain bike.

    Rua Frank Swalles, s/nº, Jardim Cachoeira
    3876-7155
    www.vinhedo.sp.gov.br

    16_fontedaamizade

    Praça José Von Zuben “Fonte da Amizade”

    Construída em 2004, a Fonte da Amizade, localizada na Praça José Von Zuben, é um dos cartões postais do município.
    O nome da fonte sintetiza bem o espírito vinhedense: a amizade. No local existe um globo terrestre que fica sobre uma coluna de água, com pequenos pontos de luz destacando os países Brasil e Itália, para prestar homenagem aos imigrantes que construíram a história de Vinhedo.

    Av. Presidente Castelo Branco, s/nº, Aquário – Vinhedo/SP
    www.vinhedo.sp.gov.br

    17_igrejaematrizdesantana

    Igreja Matriz de Sant’Ana

    Construída no centro do distrito de Rocinha, dedicada a Sant´Ana, que viria a ser a padroeira da cidade. Foi substituída pela atual Matriz em 1958, obra que mobilizou por quase uma década a maior parte da população, com doação de fiéis.

    Praça Sant´Ana, s/nº – Centro
    19 3886-1972 / 3836-3430
    www.paroquiasantanavinhedo.com.br

    18_parquemunicipal

    Parque Municipal Jayme Ferragut

    Local onde são realizados os maiores eventos da cidade, inclusive a tradicional Festa da Uva e do Vinho e o Encontro Nacional de Motociclistas de Vinhedo, um dos maiores do Brasil. O espaço conta com uma área de 92.500 m² e abriga um ginásio poli-esportivo, lago artificial, área para caminhada, área para piquenique, fonte de água “Bica do Boi”, pista de Skate, parque aquático municipal e a atual sede do Grupo Escoteiro Vinhedo.

    Funcionamento
    De terça a domingo das 9h às 17h e no horário de verão, de terça a domingo das 9h às 18h ou de acordo com a programação de eventos que acontecem no local.
    Av. Apparecida Tellau Seraphim, s/n – Vinhedo/SP
    19 3846-7155
    www.vinhedo.sp.gov.br

    19_monumentoaoimigrante

    Monumento ao Imigrante

    Inaugurado pela Prefeitura Municipal de Vinhedo em 1983, também homenageia os imigrantes italianos que se fixaram na região. O monumento consiste em um senhor em pé com uma enxada e boina italiana. Está próximo ao Portal dos Imigrantes e Memorial do Imigrante.
    Estrada da Boiada, s/nº, Portal – Vinhedo/SP.

    20_praadoaqurio

    Praça do Aquário

    Inaugurada em 7 de setembro de 1992 a praça é um dos pontos mais movimentados do município. Possui dois lagos, dois viveiros de aves exóticas, playground e bebedouros. No entorno da praça há lanchonetes, pizzarias, padaria, salão de beleza, loja de brinquedos infantis, academia e dentro da área da praça há quiosques de sorvete, pastel, crepes e cachorro quente.
    Em Dezembro de 2011, foi inaugurada a fonte iluminada, instalada sob uma base flutuante presa nas margens do lago por dois cabos de aço instalados embaixo da água, a fonte jorra 500 mil litros de água por hora com um jato principal, que alcança aproximadamente 18 metros. A altura da água alcançada pelos outros 81 bicos de saída é de mais ou menos quatro metros.

    Av. Independência, s/nº, Aquário – Vinhedo/SP.

    21_portaldosimigrantescrditofotopertencenteaobancodeimagensdositedeturismodogovernodoestadodesopaulo

    Portal dos Imigrantes

    Localizado em uma das entradas principais de acesso a Vinhedo. Inaugurado em 31/10/1976 conta com uma área de 5.000m², trata-se de uma obra que homenageia os imigrantes italianos que se fixaram na região. Possui quatro bandeiras hasteadas: Brasil, Estado de São Paulo, Vinhedo e Itália.

    Estrada da Boiada, s/nº, Portal – Vinhedo/SP.

    22_praafranciscohitner

    Praça Francisco Hitner

    Vinhedo se tornou a 6ª cidade do Brasil a receber uma aeronave da Força Aérea, um avião modelo AT-26 Xavante (somente carcaça), situado na Praça Francisco Hitner.
    Junto ao Xavante, há uma placa em homenagem aos ex-pracinhas da FEB (Força Expedicionária Brasileira), filhos de Vinhedo, que estiveram em serviço na 2ª Guerra Mundial e foram combatentes na Itália. Entre eles, José Joaquim Matheus, João Compiane, Paulo Alves Martins e Antônio Páffaro.
    A praça possui 7.100 m² de extensão e conta com uma área de convívio com 20 bancos, dois grandes quiosques, uma ampla área de passeio para pedestres, amplo estacionamento, junta militar e sanitários, incluindo sanitário para deficientes.

    Av. Independência, s/nº – Jardim Santa Rosa.

    23_praaaurorasudrio

    Praça Aurora Sudário

    A benzedeira Aurora Sudário, figura ilustre que fez parte da história de Vinhedo, já é reconhecida oficialmente desde 2009 como patrimônio imaterial de Vinhedo, ao lado do coral Santa Cecília e da Corporação Musical. Vinhedense nascida em 8 de março de 1891.Aos 29 anos começou a atender pessoas com problema de dores de cabeça, insônia, hepatite e as auxiliava para ter equilíbrio psicológico e espiritual. Muitas personalidades ilustres visitavam Dona aurora por ter se tornado muito conhecida na região. Dona Aurora sempre demonstrou muita sabedoria em toda sua conduta na vida, promovendo o bem estar das pessoas em todas as suas ações. Dona Aurora Sudário faleceu em 9 de dezembro de 1997, aos 106 anos de idade.
    Bairro da Capela – Vinhedo/SP

    24_aveturnovo

    Vinhedo Turismo

    CALENDÁRIO DE EVENTOS

  • dom seg ter qua qui sex sáb
    3
    7
    8
    10
    13
    Festival do Japão
    Festival do Japão
    maio 13 – maio 15 dia inteiro
     
    14
    15
    17
    Reunião Ordinária COMUD 14:00
    Reunião Ordinária COMUD @Sala do Conselho
    maio 17@14:00 – 16:00
     
    18
    21
    22
    23
    24
    25
    26
    27
    28
    Danças Urbanas
    Danças Urbanas
    maio 28 dia inteiro
     
    29
    Danças Urbanas
    Danças Urbanas
    maio 29 dia inteiro
     
    30
    31
    Reunião Conselho de Alimentação Escolar CAE 08:30
    Reunião Conselho de Alimentação Escolar CAE @Secretaria Municipal de Educação
    maio 31@08:30
     
    Conselho Municipal do Idoso – 2016 09:00
    Conselho Municipal do Idoso – 2016 @Secretaria Municipal de Assistência Social
    maio 31@09:00 – 09:00
     
    Reunião Ordinária Conselho Municipal de Saúde 16:00
    Reunião Ordinária Conselho Municipal de Saúde @Anfiteatro Centro Médico dr. Manoel Matheus Neto
    maio 31@16:00 – 18:00
     
  • banner banner banner banner