Prefeitura de Vinhedo

  • Regime Estatutário:

    perguntas e respostas
  • Educação infantil e lista de espera

    A listagem de espera dos Centros de Educação Infantil (CEIs) é divulgada quinzenalmente, a fim de que todos os interessados possam acompanhar:

    A regulamentação dos procedimentos de inscrição, reformulação e adaptação da lista de concessão de vagas em creche municipal estão dispostas no Decreto Municipal nº 56/2014.

    Quais crianças foram chamadas às vagas da educação infantil?

    O registro de cada vaga preenchida e as justificativas de decisão em processo judicial e acordo coletivo estão disponibilizados, mês a mês (desde 2014), na área de Documentos aqui do nosso site, bastando selecionar a opção “Encaminhamento aos CEIs”. Clique aqui para acessá-los.

    Como faço para solicitar a inscrição para atendimento em período integral?

    Para solicitação de vaga de creche e de pré-escola em período integral (contra-turno escolar), o cadastro é feito apenas presencialmente e pode ser efetuado em dois endereços:

    – na Central SIM Vinhedo Digital, que fica na Rua Monteiro de Barros, nº 151, esquina com a Rua Jundiaí, no Centro; com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 horas e das 14 às 16 horas;

    – no Atendimento Cidadão – Prefeitura na Capela, que fica na Rua Juliana Von Zuben Dêgelo, s/nº, Capela, em frente ao Centro de Fisioterapia; com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12 horas e das 13 às 16 horas.

    Para solicitar a inscrição da criança os responsáveis legais devem, obrigatoriamente, apresentar os documentos exigidos pelo Decreto Municipal nº 47/2014, para efetivação do Cartão Cidadão de Vinhedo.

    Na inscrição também serão solicitas a original e fotocópia do RG e do Cadastro de Pessoa Física (CPF) dos responsáveis legais da criança a ser inscrita.

    Como solicitar atendimento integral para crianças da pré-escola?

    Ainda nas escolas municipais de educação infantil de Vinhedo, apesar da não obrigatoriedade, os alunos de 3 anos a 5 anos e 11 meses contam com a possibilidade de atendimento em período integral, ofertado aos alunos que precisam desta atenção no contraturno escolar, enquanto seus familiares estão no trabalho.

    Se a criança já estiver inscrita em um CEI na pré-escola e precisar de atendimento em período integral, os responsáveis legais devem apresentar uma declaração, emitida pelo próprio CEI no qual criança já é atendida na unidade no meio-período; e levá-la, junto ao Cartão Cidadão de Vinhedo, à Central SIM Vinhedo Digital e Atendimento Cidadão – Prefeitura na Capela, para fazer o registro de interesse.

    Lembre-se de consultar o Decreto Municipal nº 56/2014, que regulamenta os procedimentos de inscrição, reformulação e adaptação da lista de concessão de vagas em creche municipal.

    O aluno não tem o Cartão Cidadão de Vinhedo, o que fazer?

    Para realizar a inscrição do aluno os responsáveis legais devem, primeiramente, efetuar Cartão Cidadão de Vinhedo. O cadastro é feito apenas presencialmente e pode ser efetuado em dois endereços:

    – na Central SIM Vinhedo Digital, que fica na Rua Monteiro de Barros, nº 151, esquina com a Rua Jundiaí, no Centro; com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 horas e das 14 às 16 horas;

    – no Atendimento Cidadão – Prefeitura na Capela, que fica na Rua Juliana Von Zuben Dêgelo, s/nº, Capela, em frente ao Centro de Fisioterapia; com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12 horas e das 13 horas às 16 horas.

    Em Vinhedo o cartão reúne dados que identifica os residentes e domiciliados na cidade. Somente o Cartão Cidadão de Vinhedo é que garante ao usuário os benefícios oferecidos pelo município.

    Clique aqui para saber mais detalhes da documentação exigida à efetivação do cartão. Lembre-se que a falsidade de quaisquer documentos pode implicar em sanção penal prevista no Art. 299, do Código Penal.

    Tenho toda a documentação exigida, como fazer a inscrição antecipada?

    Com toda a documentação exigida em mãos, procure a secretaria do CEI mais próximo de sua residência. O horário de atendimento é de secretaria é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17 horas.

    Caso não haja vaga disponível para uma fase específica em uma das unidades mencionadas ou da mais próxima à residência da família, a secretaria das escolas indica outra unidade com disponibilidade de vaga para a realização da inscrição, em obediência ao Decreto Municipal nº 56/2014.

    Clique aqui para acessar a listagem completa das unidades da Rede Municipal de Ensino.

    O que a Prefeitura tem feito para aumentar o número de vagas à educação infantil?

    Com o objetivo de aumentar o número de vagas oferecidas à educação infantil às crianças de quatro meses a 2 anos e 11 meses, a Secretaria Municipal de Educação credenciou instituições educacionais estabelecidas em Vinhedo e interessadas em firmar um termo de credenciamento à disponibilização de vagas de educação infantil complementares à rede pública.

    Em 2017 a Prefeitura também segue construindo um novo CEI no bairro Vida Nova 3, que fica na região da Capela. A expectativa é atender cerca de 150 crianças.

    Também existe um planejamento das vagas, que é permanente e feito de forma digital e sistematizada, compreendendo não apenas o número total de vagas existentes nos CEIs e que são oferecidas por níveis, mas expandindo-se à análise constante de melhor uso do espaço físico, remanejamento de recursos humanos e materiais.

    Além dos estudos para criação de novas vagas nas unidades já existentes, diariamente a coordenação de educação infantil está em contato com todas as unidades em busca de informações como desistência, transferência e faltas em excesso, para que a coordenação possa encaminhar crianças inscritas em lista de espera às vagas.

    Quando ocorrem os chamamentos às vagas?

    Os chamamentos acontecem durante todo o ano, com maior abrangência no período em que acontece o remanejamento anual, ou seja, nos meses de dezembro e janeiro (quando as crianças do nível de Berçário I passam para o Berçário II e assim por diante, liberando as vagas no início do ciclo).

    Depois deste período há chamamentos durante todo o ano e relativos às vagas que são liberadas por transferências, desligamentos e desistências.