Prefeitura de Vinhedo

  • Participe da LDO 2019:

    envie suas sugestões
  • Educação infantil: atendimento em período integral

    Para solicitação de vaga em creche – aos níveis de berçários 1 e 2 e maternal, para crianças com 4 meses a 2 anos e 11 meses – o responsável legal deve agendar o atendimento. A lista de espera pode ser consultada clicando aqui.

    Este agendamento também pode ser feito pela internet (clique aqui) ou, ainda, presencialmente em um dos seguintes endereços (que são os locais de atendimento):

    Central SIM Vinhedo Digital
    Endereço: Rua Monteiro de Barros, nº 151, Centro
    Horário de atendimento: das 8 às 11 horas e das 14 às 16 horas
    Telefone: (19) 3826-2300

    Atendimento Cidadão (Capela)
    Endereço: Rua Juliana Von Zuben Dêgelo, em frente ao Centro de Fisioterapia
    Horário de atendimento: das 8h30 às 12 horas e das 13 às 16 horas.
    Telefone: (19) 3886-1064

    Para solicitar a inscrição da criança os responsáveis legais devem, obrigatoriamente, apresentar os documentos exigidos pelo Decreto Municipal nº 47/2014, para efetivação do Cartão Cidadão de Vinhedo.

    Os documentos necessários podem ser consultados clicando aqui. Lembre-se que na inscrição também serão solicitas a original e fotocópia do RG e do Cadastro de Pessoa Física (CPF) dos responsáveis legais da criança a ser inscrita.

    Como solicitar atendimento integral para crianças da pré-escola?

    Apesar da não obrigatoriedade, os alunos de 3 anos a 5 anos e 11 meses contam com a possibilidade de atendimento em período integral.

    Se a criança já estiver inscrita em um Centro de Educação Infantil (CEI) na pré-escola, os responsáveis legais devem apresentar uma declaração, emitida pelo próprio CEI no qual criança já é atendida na unidade no meio-período; e levá-la, junto ao Cartão Cidadão de Vinhedo, à Central SIM Vinhedo Digital e Atendimento Cidadão – Prefeitura na Capela, para fazer o registro de interesse:

    Central SIM Vinhedo Digital
    Endereço: Rua Monteiro de Barros, nº 151, Centro
    Horário de atendimento: das 8 às 11 horas e das 14 às 16 horas
    Telefone: (19) 3826-2300

    Atendimento Cidadão (Capela)
    Endereço: Rua Juliana Von Zuben Dêgelo, em frente ao Centro de Fisioterapia
    Horário de atendimento: das 8h30 às 12 horas e das 13 às 16 horas.
    Telefone: (19) 3886-1064

    Lembre-se de consultar o Decreto Municipal nº 56/2014, que regulamenta os procedimentos de inscrição, reformulação e adaptação da lista de concessão de vagas em creche municipal.

    O que a Prefeitura tem feito para aumentar o número de vagas à educação infantil?

    Com o objetivo de aumentar o número de vagas oferecidas à educação infantil às crianças de quatro meses a 2 anos e 11 meses, a Secretaria Municipal de Educação credenciou instituições educacionais estabelecidas em Vinhedo e interessadas em firmar um termo de credenciamento à disponibilização de vagas de educação infantil complementares à rede pública.

    Em 2017 a Prefeitura também segue construindo um novo CEI no bairro Vida Nova 3, que fica na região da Capela. A expectativa é atender cerca de 150 crianças.

    Também existe um planejamento das vagas, que é permanente e feito de forma digital e sistematizada, compreendendo não apenas o número total de vagas existentes nos CEIs e que são oferecidas por níveis, mas expandindo-se à análise constante de melhor uso do espaço físico, remanejamento de recursos humanos e materiais.

    Além dos estudos para criação de novas vagas nas unidades já existentes, diariamente a coordenação de educação infantil está em contato com todas as unidades em busca de informações como desistência, transferência e faltas em excesso, para que a coordenação possa encaminhar crianças inscritas em lista de espera às vagas.