Prefeitura de Vinhedo

  • Participe da LDO 2019:

    envie suas sugestões
  • Programas e projetos (educação infantil)

    Conheça os programas e projetos educacionais que são desenvolvidos pela Prefeitura junto às crianças que são atendidas nos Centros de Educação Infantil (CEIs):

    ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE)

    É um serviço da educação especial que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas (SEESP/MEC,2008).

    Nos CEIs o AEE complementa e/ou suplementa a formação do aluno, visando a sua autonomia na escola e fora dela, constituindo oferta obrigatória pelos sistemas de ensino.

    EDUCANVISA

    É promovido por meio de parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde.

    Trabalha com os alunos ações e estratégias para educação em saúde, a fim de transformá-los em agentes multiplicadores do conhecimento. Além disso, enfoca o desenvolvimento de multiplicadores do conhecimento, para que as crianças disseminem aos seus pais e à comunidade na qual vivem conceitos básicos de saúde e os riscos relacionados ao consumo de medicamento e de alimentos industrializados.

    HABILITAR PARA EDUCAR (PSICOLOGIA ESCOLAR)

    Compreende o desenvolvimento de intervenções de caráter essencialmente preventivo, a partir do envolvimento dos alunos, de suas famílias e de agentes educadores. Considera novas concepções de educação, as relações interpessoais e a gestão de conflitos.

    LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS)

    É oferecida pela Secretaria Municipal de Educação esta capacitação para todos os seus servidores, por meio da equipe de educação especial. A formação habilita os servidores interessados à compreensão e à utilização básica da língua, utilizada por pessoas surdas e considerada a Língua oficial dessa comunidade no Brasil.

    MESAS INFORMATIZADAS

    São utilizadas como ferramentas que colaboram ao desenvolvimento de diversas habilidades entre as crianças, auxiliando na aprendizagem de conteúdos curriculares de várias áreas do conhecimento.

    Ainda colaboram no desenvolvimento de diversas habilidades e auxiliam na aprendizagem de conteúdos curriculares de várias áreas do conhecimento.

    MUNICÍPIO VERDE-AZUL

    A partir desse programa, do governo estadual, os alunos participam de diferentes atividades de educação ambiental, que são estruturadas dentro das dez premissas do programa: município sustentável, estrutura e educação ambiental, conselho ambiental, biodiversidade, gestão das águas, qualidade do ar, uso do solo, arborização urbana, esgoto tratado e resíduos sólidos.

    PREFEITO AMIGO DA CRIANÇA (PPAC)

    Tem o objetivo de priorizar crianças e adolescentes e mobilizar a sociedade para participar e acompanhar políticas públicas com este enfoque.

    É desenvolvido em Vinhedo a partir do termo de compromisso firmado com a Fundação Abrinq (órgão sem fins lucrativos que ajuda na mobilização da sociedade em questões relacionadas aos direitos da infância e da adolescência).

    QUINTAIS DA INFÂNCIA

    Reconhecendo a importância da promoção de atividades que resgatam o desenvolvimento de brincadeiras e jogos da cultura brasileira junto às crianças, a Prefeitura desenvolve em seus CEIs o programa Quintais da Infância.

    Nesta ação os educadores estimulam entre os alunos algo que é indispensável ao desenvolvimento infantil: o hábito de brincar aliado ao conhecimento.

    SEMANA DE ARTE

    A exemplo de todos os alunos da Rede Municipal de Ensino, na educação infantil os educadores desenvolvem durante o ano letivo trabalhos de expressão cultural e artística. Estes são baseados em temas sugeridos pela Secretaria Municipal de Educação, sendo que as produções são apresentadas em uma exposição especial, que é aberta à população em espaço público cedido pela Prefeitura anualmente.

    SUN (ENSINO DA LÍNGUA INGLESA)

    É um programa de ensino da língua inglesa entre os alunos. É oferecido aos alunos partir dos 3 anos de idade, sendo apresentado de forma lúdica e divertida, para que ela já assimile o conteúdo e se familiarize naturalmente com a nova língua.

    Desde 2012 as crianças dos 3 anos aos 5 anos e 11 meses, atendidos em período integral, passaram a contar com mais uma aula de inglês por semana, ampliando a aprendizagem da língua inglesa nos anos iniciais da Rede Municipal de Ensino.

    SAÚDE DO ESCOLAR

    É promovido a partir de parceria entre as secretarias municipais de Saúde e de Educação, com enfoque no encaminhamento dos alunos da Rede Municipal de Ensino para os serviços de saúde, tais como: pediatria, odontologia, fonoaudiologia, psicologia clínica, psicopedagogia, avaliação de deficiências e atendimentos multidisciplinares.

    VINHEDO DESENVOLVENDO AÇÕES DE SAÚDE (VIDAS)

    Envolve todos os estudantes matriculados na Rede Municipal de Ensino, oferecendo acompanhamento médico e avaliações odontológica, fonoaudiológica e nutricional, além de atendimento oftalmológico de forma gratuita.

    Nos CEIs também é realizada periodicamente a leitura das cadernetas de vacinação pelas equipes de enfermagem e, quando necessário, os responsáveis legais das crianças são convocados para atualização das mesmas.