Prefeitura de Vinhedo

Programas e projetos

Conheça os programas e projetos educacionais que são desenvolvidos pela Prefeitura à EJA:

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE)
É um serviço da educação especial que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas (SEESP/MEC,2008).

Nos CEIs o AEE complementa e/ou suplementa a formação do aluno, visando a sua autonomia na escola e fora dela, constituindo oferta obrigatória pelos sistemas de ensino.

EDUCANVISA
É promovido por meio de parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde.

Trabalha com os alunos ações e estratégias para educação em saúde, a fim de transformá-los em agentes multiplicadores do conhecimento. Além disso, enfoca o desenvolvimento de multiplicadores do conhecimento, para que as crianças disseminem aos seus pais e à comunidade na qual vivem conceitos básicos de saúde e os riscos relacionados ao consumo de medicamento e de alimentos industrializados.

FANFARRA
Portaria nº 431/2017 – Dispõe sobre a nomeação de Comissão Especial para a realização dos trabalhos do chamamento público, objetivando selecionar empresas ou pessoas interessadas em patrocinar o “Projeto Fanfarra” da Secretaria M. de Educação.

HABILITAR PARA EDUCAR (PSICOLOGIA ESCOLAR)
Compreende o desenvolvimento de intervenções de caráter essencialmente preventivo, a partir do envolvimento dos alunos, de suas famílias e de agentes educadores. Considera novas concepções de educação, as relações interpessoais e a gestão de conflitos.

MUNICÍPIO VERDE-AZUL
A partir desse programa, do governo estadual, os alunos participam de diferentes atividades de educação ambiental, que são estruturadas dentro das dez premissas do programa: município sustentável, estrutura e educação ambiental, conselho ambiental, biodiversidade, gestão das águas, qualidade do ar, uso do solo, arborização urbana, esgoto tratado e resíduos sólidos.

PALESTRAS SOBRE SEXUALIDADE
São destinadas especialmente aos alunos do 9º ano, com o objetivo de se apresentar aos jovens as consequências do sexo sem segurança e as formas de se prevenir para evitar o contágio por Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), incluindo a Aids e as hepatites virais, para que se mantenham longe de atitudes consideradas de risco.

SAÚDE DO ESCOLAR
É promovido a partir de parceria entre as secretarias municipais de Saúde e de Educação, com enfoque no encaminhamento dos alunos da Rede Municipal de Ensino para os serviços de saúde, tais como: pediatria, odontologia, fonoaudiologia, psicologia clínica, psicopedagogia, avaliação de deficiências e atendimentos multidisciplinares.

SEMANA DE ARTE
Os educadores desenvolvem durante o ano letivo trabalhos de expressão cultural e artística. Estes são baseados em temas sugeridos pela Secretaria Municipal de Educação, sendo que as produções são apresentadas em uma exposição especial, que é aberta à população em espaço público cedido pela Prefeitura anualmente.

SUN (ENSINO DA LÍNGUA INGLESA)
É um programa de ensino da língua inglesa oferecido aos alunos do 1º ao 5º ano. Antes da instituição do Sun, os alunos somente teriam este contato com o idioma no ensino fundamental 2 (a partir do 6º ano).