Prefeitura de Vinhedo

  • Regime Estatutário:

    perguntas e respostas
  • Programas e projetos (ensino fundamental II)

    Conheça os programas e projetos que são desenvolvidos no ensino fundamental II, junto aos alunos do 6º ao 9º ano das Escolas Municipais (EMs):

    ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE)
    É um serviço da educação especial que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas (SEESP/MEC,2008).

    Nos CEIs o AEE complementa e/ou suplementa a formação do aluno, visando a sua autonomia na escola e fora dela, constituindo oferta obrigatória pelos sistemas de ensino.

    EDUCANVISA
    É promovido por meio de parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde.

    Trabalha com os alunos ações e estratégias para educação em saúde, a fim de transformá-los em agentes multiplicadores do conhecimento. Além disso, enfoca o desenvolvimento de multiplicadores do conhecimento, para que as crianças disseminem aos seus pais e à comunidade na qual vivem conceitos básicos de saúde e os riscos relacionados ao consumo de medicamento e de alimentos industrializados.

    EPTV DA ESCOLA
    É um concurso de redação aos alunos do último ano do ensino fundamental 2 e que envolve as escolas das redes estadual, municipal e particular, do SESI e das turmas da  Educação de Jovens e Adultos (EJA), nas cidades de cobertura geográfica da EPTV.

    Os 30 estudantes classificados em cada cidade ganham um dia de passeio em Campinas, com direito de visita à EPTV e a um shopping da cidade. Ao final do concurso são escolhidos os dez melhores trabalhos da região, quando os autores ganham prêmios e produzem uma série de reportagens baseadas no texto das redações finalistas que será exibida no telejornal.

    GRÊMIO ESTUDANTIL
    Representa os interesses dos estudantes na escola e permite que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade. É também um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e de luta por direitos juntamente com seus deveres.

    Um de seus principais objetivos é aumentar a participação dos alunos nas atividades de sua escola, organizando campeonatos, palestras, projetos e discussões, fazendo com que tenham voz ativa e participem junto com pais, funcionários, professores e equipe gestora, da programação e da construção das regras dentro da escola.

    HABILITAR PARA EDUCAR (PSICOLOGIA ESCOLAR)
    Compreende o desenvolvimento de intervenções de caráter essencialmente preventivo, a partir do envolvimento dos alunos, de suas famílias e de agentes educadores. Considera novas concepções de educação, as relações interpessoais e a gestão de conflitos.

    LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS)
    É oferecida pela Secretaria Municipal de Educação esta capacitação para todos os seus servidores, por meio da equipe de educação especial. A formação habilita os servidores interessados à compreensão e à utilização básica da língua, utilizada por pessoas surdas e considerada a Língua oficial dessa comunidade no Brasil.

    MAIO AMARELO
    Visa chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, engajando os alunos em ações e na propagação do conhecimento no trânsito, nas mais diferentes esferas.

    A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade envolvendo os mais diversos segmentos, tais como: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada.

    MUNICÍPIO VERDE-AZUL
    A partir desse programa, do governo estadual, os alunos participam de diferentes atividades de educação ambiental, que são estruturadas dentro das dez premissas do programa: município sustentável, estrutura e educação ambiental, conselho ambiental, biodiversidade, gestão das águas, qualidade do ar, uso do solo, arborização urbana, esgoto tratado e resíduos sólidos.

    NOVO MAIS EDUCAÇÃO
    É um programa do governo federal destinado à disponibilização de educação integral a partir do desenvolvimento de várias atividades de acompanhamento aos alunos nas áreas pedagógica, cultural, artística, de esportes e lazer.

    As unidades escolares de Vinhedo adotam a carga semanal de 15 horas, sendo:
    – 4 horas semanais de Língua Portuguesa;
    – 4 horas semanais de matemática;
    – 7 horas semanais contempladas pelas atividades complementares de arte, esporte, cultura e lazer.

    Em Vinhedo está contemplada a escola integral com atividades não obrigatórias no contraturno, sem a obrigatoriedade de ser no ambiente escolar. As unidades escolares do ensino fundamental regular estão em fase de finalização de organização das atividades que vão acontecer no contraturno, com autonomia de organização frente às necessidades de demanda, espaço e interesse dos alunos.

    A verba repassada pelo governo federal – por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) – à execução do Programa Novo Mais Educação pode ser consultada clicando aqui. No âmbito municipal não há contrapartida de investimento.

    No Programa Novo Mais Educação há o trabalho voluntário de educadores sociais, que não podem ter vínculos empregatícios públicos, com exceção de aposentados (que recebem ressarcimento para o custeio de alimentação e transporte, valores estipulados no documento orientador, em sua Versão I, Serviço Voluntário – Lei nº 9608/98).

    OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONOMIA (OBA)
    Tem como objetivos difundir o conhecimento astronômico pela sociedade brasileira, fomentar o interesse dos jovens pela astronomia e pela astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa. Também tem como objetivo levar mais informações sobre as ciências espaciais para a sala de aula, despertando o interesse nos jovens.

    A OBA ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada anualmente, no mês de maio.

    OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP)
    É uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.

    Faz parte da OBMEP o Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que é destinado aos alunos medalhistas e realizado por meio de uma rede nacional de professores, em polos espalhados pelo país e em fórum virtual. O PIC tem como objetivos despertar nos alunos o gosto pela matemática e pelas ciências em geral, a fim de motivá-los na escolha profissional pelas carreiras científicas e tecnológicas.

    SAÚDE DO ESCOLAR
    É promovido a partir de parceria entre as secretarias municipais de Saúde e de Educação, com enfoque no encaminhamento dos alunos da Rede Municipal de Ensino para os serviços de saúde, tais como: pediatria, odontologia, fonoaudiologia, psicologia clínica, psicopedagogia, avaliação de deficiências e atendimentos multidisciplinares.

    EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA – SEBRAE
    Tem como objetivo desenvolver a competência empreendedora dos alunos, com diferentes temas trabalhados ano a ano, sendo:
    – ao 6º ano: Eco Papelaria;
    – ao 7º ano: Sustentabilidade;
    – ao 8º ano: Empreendedorismo Social;
    – ao 9º ano: Plano de Negócio.

    SEMANA DE ARTE
    Os educadores desenvolvem durante o ano letivo trabalhos de expressão cultural e artística. Estes são baseados em temas sugeridos pela Secretaria Municipal de Educação, sendo que as produções dos alunos são apresentadas em uma exposição especial, que é aberta à população em espaço público cedido pela Prefeitura anualmente.