Prefeitura de Vinhedo

  • Lei Orçamentária Anual (LOA) 2019:

    clique aqui e participe
  • Programas e projetos (ensino fundamental I)

    Conheça os programas e projetos que são desenvolvidos no ensino fundamental I, junto aos alunos do 1º ao 5º ano das Escolas Municipais (EMs):

    ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE)
    É um serviço da educação especial que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas (SEESP/MEC,2008).

    Nos CEIs o AEE complementa e/ou suplementa a formação do aluno, visando a sua autonomia na escola e fora dela, constituindo oferta obrigatória pelos sistemas de ensino.

    EDUCANVISA
    É promovido por meio de parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde.

    Trabalha com os alunos ações e estratégias para educação em saúde, a fim de transformá-los em agentes multiplicadores do conhecimento. Além disso, enfoca o desenvolvimento de multiplicadores do conhecimento, para que as crianças disseminem aos seus pais e à comunidade na qual vivem conceitos básicos de saúde e os riscos relacionados ao consumo de medicamento e de alimentos industrializados.

    CAMINHOS PARA A CIDADANIA
    Promovido por meio de parceria com a CCR AutoBAn, é desenvolvido com os estudantes dos 4º e 5º anos do ensino fundamental 1. Ajuda na divulgação de atividades de proteção e preservação da vida no trânsito e de valorização do meio ambiente.

    LER E ESCREVER
    É um programa disponibilizado por meio de parceria com o governo estadual e tem como principal intuito ampliar a leitura e escrita para formação de leitores e escritores competentes. Para os educadores, o projeto serve como um complemento ao trabalho já realizado e os ajuda no desenvolvimento de atividades pedagógicas com os alunos.

    HABILITAR PARA EDUCAR (PSICOLOGIA ESCOLAR)
    Compreende o desenvolvimento de intervenções de caráter essencialmente preventivo, a partir do envolvimento dos alunos, de suas famílias e de agentes educadores. Considera novas concepções de educação, as relações interpessoais e a gestão de conflitos.

    LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS)
    É oferecida pela Secretaria Municipal de Educação esta capacitação para todos os seus servidores, por meio da equipe de educação especial. A formação habilita os servidores interessados à compreensão e à utilização básica da língua, utilizada por pessoas surdas e considerada a Língua oficial dessa comunidade no Brasil.

    MERENDINHA CERTA
    De educação nutricional, tem o objetivo de levar aos estudantes mais informações sobre a importância de se adotar a alimentação saudável e de se evitar hábitos que podem prejudicar a saúde.

    MUNICÍPIO VERDE-AZUL
    A partir desse programa, do governo estadual, os alunos participam de diferentes atividades de educação ambiental, que são estruturadas dentro das dez premissas do programa: município sustentável, estrutura e educação ambiental, conselho ambiental, biodiversidade, gestão das águas, qualidade do ar, uso do solo, arborização urbana, esgoto tratado e resíduos sólidos.

    PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
    Aderindo a este compromisso formal, Vinhedo se compromete a assegurar que todas as crianças, inscritas nas escolas públicas de educação básica, estejam alfabetizadas em Língua Portuguesa e em Matemática até os 8 anos de idade e ao fim do 3º ano do ensino fundamental 1.

    Em Vinhedo, menos de 2,5% dos estudantes matriculados nos anos de ensino fundamental 1 estão em situação de defasagem. Em 2017 o pacto ampliou o programa – que é do governo federal – atendendo à educação infantil (fases 1 e 2) e Programa Novo Mais Educação, articuladores das escolas.

    PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA ÀS DROGAS E À VIOLÊNCIA (PROERD)
    É promovido a estudantes do 5º ano do ensino fundamental 1 por meio de parceria com a Polícia Militar (PM). Com caráter social preventivo, o projeto conta com atividades educacionais em sala de aula focadas no desenvolvimento de potencialidades, da autoestima, do cultivo da felicidade, do controle das tensões e da civilidade.

    PROJETO ALUNO REPRESENTANTE DE CLASSE
    Além da participação dos alunos, objetiva desenvolver atitudes de cooperação, liderança, responsabilidade, tolerância, sensibilidade e comprometimento entre os estudantes. Para isso,leva-se em conta as normas da escola, mostrando que é possível construir uma ambiente escolar democrático.

    SUN (ENSINO DA LÍNGUA INGLESA)
    É um programa de ensino da língua inglesa oferecido aos alunos do 1º ao 5º ano. Antes da instituição do Sun, os alunos somente teriam este contato com o idioma no ensino fundamental 2 (a partir do 6º ano).

    PREFEITO AMIGO DA CRIANÇA (PPAC)
    Tem o objetivo de priorizar crianças e adolescentes e mobilizar a sociedade para participar e acompanhar políticas públicas com este enfoque. É desenvolvido em Vinhedo a partir do termo de compromisso firmado com a Fundação Abrinq (órgão sem fins lucrativos que ajuda na mobilização da sociedade em questões relacionadas aos direitos da infância e da adolescência).

    SAÚDE DO ESCOLAR
    É promovido a partir de parceria entre as secretarias municipais de Saúde e de Educação, com enfoque no encaminhamento dos alunos da Rede Municipal de Ensino para os serviços de saúde, tais como: pediatria, odontologia, fonoaudiologia, psicologia clínica, psicopedagogia, avaliação de deficiências e atendimentos multidisciplinares.

    SEMANA DE ARTE
    Os educadores desenvolvem durante o ano letivo trabalhos de expressão cultural e artística. Estes são baseados em temas sugeridos pela Secretaria Municipal de Educação, sendo que as produções são apresentadas em uma exposição especial, que é aberta à população em espaço público cedido pela Prefeitura anualmente.