Prefeitura de Vinhedo

  • Merenda escolar

    A alimentação dos alunos da Rede M. de Ensino é balanceada e idealizada a atender às necessidades nutricionais de cada faixa etária.  As refeições estão organizadas de acordo com os níveis de atendimento:


    Projeto Merenda na Hora Certa

    A partir de 4 de agosto de 2014, a Prefeitura de Vinhedo adotou junto aos alunos dos ensinos fundamental I e II (do 1º ao 9º ano) o projeto Merenda Certa na Hora Certa.

    Com adequações nos horários das refeições que são servidas aos alunos, o projeto respeita às exigências do Programa Nacional de Alimentação (PNAE) e contempla o oferecimento de uma refeição mais leve – tais como frutas, iogurtes, barrinhas de cereal, por exemplo – no intervalo das refeições que são consideradas principais, tais como café da manhã, almoço e jantar.

    Por meio do projeto as Escolas Municipais (EMs) passaram a servir aos alunos que estudam no período diurno esta refeição mais leve, às 9 horas; e o almoço às 11h50. Para os estudantes do período da tarde, o almoço agora é servido às 12h40, antes do início das aulas; e às 15 horas é oferecido o lanche adequado ao horário, proporcionando uma dieta mais equilibrada e estimulando entre os educandos a adoção de hábitos alimentares balanceados.

    Todos os alimentos que compõem as refeições servidas são variados e o cardápio diário segue uma tabela de calorias indicada para cada faixa etária atendida. Aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) a refeição é serivda por volta das 20h30.

    Com a adequação dos horários dos alimentos, a Prefeitura de Vinhedo evita excessos alimentares que podem contribuir para a obesidade infantil e juvenil a partir da oferta de uma merenda de qualidade e com alimentos de alto valor nutricional, diariamente e em acordo com o melhor horário de consumi-lo.

    O projeto foi desenvolvido por meio de parceria de trabalho das secretarias municipais de Educação e de Saúde, priorizando o bem-estar e a qualidade de vida dos alunos que frequentam a Rede Municipal de Ensino.

    É valido reforçar que não houve a retirada de nenhuma refeição e, sim, a inclusão. A mesma refeição que era servida anteriormente hoje é servida no horário das 11h50 e às 12h40, estando disponível para qualquer aluno, além da inclusão dos lanches no meio do período.

    Dentro dos padrões determinados pelo FNDE à alimentação escolar do município, esta está totalmente dentro das normativas recomendadas. Além de estar muito mais adequada nutricionalmente para as necessidades e realidade dos alunos de Vinhedo, quando serve refeições mais balanceadas para os horários.

    Acompanhamento

    Por meio do programa Vinhedo Desenvolvendo Ações em Saúde (VIDAS) a equipe de saúde da Prefeitura de Vinhedo ainda desenvolve a pesagem dos alunos que estudam na Rede Municipal de Ensino. A ação faz parte de um estudo que foi iniciado para detectar possíveis casos de desnutrição, mas diferentemente do que os profissionais imaginavam ao idealizarem o programa, verificaram que um grande número de crianças apresentava sobrepeso.

    Desenvolvido desde 2009, este programa ainda leva acompanhamento médico, odontológico e nutricional aos alunos da Rede Municipal de Ensino.

    Qualidade da alimentação

    Todas as mercadorias são fiscalizadas no recebimento, sendo devolvidas quando em desacordo com as exigências. Também são realizados controles rígidos de validade e todos os itens passam por rigoroso processo licitatório, nos quais são cobradas todas as exigências técnicas e documentações necessárias da empresa ganhadora e produto.

    Ainda são realizados testes de aceitação e analise sensorial da merenda e, periodicamente, são realizados questionários sobre a qualidade da merenda para diretores, funcionários e alunos.

    Itens de alto valor nutricional

    Essencial à preservação e manutenção da saúde, a alimentação balanceada é composta por alimentos saudáveis deve integrar a dieta diária. Em Vinhedo, esta premissa é levada a sério e norteia a elaboração da merenda escolar, sendo que mais de 14 mil refeições são servidas por dia nas escolas de educação infantil, de ensino fundamental, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e também as fornecidas às Escolas Estaduais.

    O cardápio é adequado à faixa etária de atendimento e bastante variado, com alimentos com alto valor nutricional. Os itens têm macronutrientes equilibrados – que fornecem energia e componentes fundamentais para o crescimento e manutenção do corpo – e seguem as normas estabelecidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

    Estes orientam sobre a padronização de calorias por faixa etária, determinando o percentual de macronutrientes que devem ser consumidos em uma alimentação saudável.

    As refeições servidas aos alunos pela Prefeitura contemplam carboidratos, proteínas e gorduras, seguindo a tabela de calorias indicada para cada faixa etária e apresentando uma variedade de nutrientes. Desta forma, as preparações elaboradas fornecem diariamente uma grande oferta de nutrientes e priorizam carboidratos de baixo índice glicêmico, fibras e proteínas vegetais e animais de alto valor biológico como indicados pelo PNAE.

    Os alimentos fornecidos são variáveis e levam em consideração tanto a boa aceitação dos alunos como, também, a introdução de bons hábitos alimentares, para que sejam saudáveis. Na merenda escolar tanto as frutas quantos as bebidas são livres para a repetição e, ainda, há que considerar que a alimentação escolar servida no município fornece duas refeições por período por criança/adolescente: o lanche e o almoço (manhã) ou o almoço e lanche (tarde).

    A opção pela oferta de carboidratos com baixo índice glicêmico é um ponto forte da merenda escolar de Vinhedo, já que oferecem aos alunos energia contínua ao corpo, com elevação estável e lenta do açúcar no sangue. Outro ponto positivo é a redução significativa dos alimentos com corantes e dos produtos embutidos, que concentram muito sódio e gordura e que são prejudiciais à saúde. Assim, em Vinhedo a merenda escolar privilegia alimentos frescos, in natura e de alto valor nutritivo, tais como carnes magras, pão integral e, logicamente, o arroz e feijão, que é uma combinação rica em sais minerais, vitaminas, fibras, proteínas e carboidratos. Além disso, toda preparação conta com verduras e legumes e também há frutas (inclusive como sobremesa).

    Preparação dos alimentos

    Na preparação dos alimentos são utilizados, preferencialmente, temperos naturais e que deixam a comida ainda mais gostosa, tornando os pratos nutritivos e prazerosos ao paladar. Mesmo no cachorro-quente tem molho nutritivo e consistente, feito à base de tomate, beterraba e cenoura.

    Para garantir a qualidade dos alimentos, a equipe responsável pela merenda escolar realiza visitas semanais nas escolas e supervisionam o trabalho de todos os envolvidos no processo de preparo das refeições, acompanhando desde a chegada dos itens na cozinha ao momento em que ele vai para o prato do estudante.Todas as cozinhas são fiscalizadas semanalmente pelas nutricionistas responsáveis e as unidades escolares também têm manuais de boas práticas.

    A cada merenda servida, os utensílios são limpos e esterilizados, obedecendo às boas práticas de higiene. As profissionais trabalham paramentadas, com uniforme, toucas, etc. São realizados treinamentos semestrais para todas as merendeiras pelas nutricionistas supervisoras.

    Compra, fornecimento e produção

    Todos os itens formulados ou in natura são enviados para as unidades escolares, nas quais ocorrem toda a produção e distribuição da merenda escolar. Para acompanhar os valores investidos em merenda escolar, pela Prefeitura de Vinhedo, você pode acessar ao Portal Transparência.

    Grande parte dos alimentos da merenda escolar da Rede Municipal de Ensino de Vinhedo é fornecida por 13 agricultores de Vinhedo que fazem parte do programa “Agricultura Familiar na Alimentação Escolar”, desenvolvido pela Secretaria M. de Indústria, Comércio e Agricultura, em parceria com os produtores rurais do município para o fornecimento de frutas, legumes e hortaliças à preparação das merendas escolares.

    Conselho Municipal de Alimentação Escolar (CMAE)

    O CMAE é responsável por fiscalizar a qualidade e recursos financeiros destinados à merenda escolar.

    Participa e organiza reuniões para acompanhar ou criar projetos na merenda escolar, possui membros de unidades escolares e que apresentam dúvidas e questionamentos, fiscalizam as condições gerais das cozinhas escolares e realizam visitas técnicas mensalmente em escolas aleatórias, a fim de acompanhar o processo de preparo e distribuição alimentação escolar. Clique aqui e saiba mais sobre o CMAE.

    *O cardápio do dia está sujeito a alterações em função de possíveis atrasos na entrega de mercadoria.

    **As compras efetuadas e em andamento também podem ser acompanhadas pelas publicações oficiais. As licitações e compras públicas são realizadas pela Prefeitura mediante processo licitatório. Os interessados devem acompanhar as publicações de avisos de licitações, consultando os respectivos editais para participação nos certames que sejam de seu interesse. As publicações geralmente ocorrem no Boletim Municipal e, quando o caso, nos diários oficiais do Estado e da União.