Prefeitura de Vinhedo

  • Regime Estatutário:

    perguntas e respostas
  • Plano Municipal de Educação

    Determinar as metas a serem compridas nos próximos dez anos na área da educação. Esta é a proposta do Plano Municipal de Educação (PME), da Prefeitura de Vinhedo, consolidado por meio da Lei Municipal nº 3.669/2015.

    O objetivo do PME é que o município assuma a responsabilidade de efetivar metas e ações planejadas, direcionar a aplicação de recursos, garantir o princípio da educação para todos os níveis, etapas e modalidades de ensino; promover a inclusão social e proporcionar o desenvolvimento social, econômico e cultural.

    A Comissão de Monitoramento e Avaliação do PME está disposta na Portaria nº 796/2017. Também conheça o histórico do PME.

    O que o PME contempla?

    Traz aproximadamente 30 metas e, entre elas, estabelece atendimento das demandas da educação infantil, da educação especial e dos ensinos fundamental  médio, incluindo da Educação Jovens Adultos (EJA) e dispondo sobre as  condições de acesso e permanência de alunos com deficiência.

    Além disso, o PME define normas de conduta para assuntos que tratam de promoção da saúde, transporte, assistência social e Conselho Tutelar, estabelece políticas de incentivo à pesquisas, estudos e atividades, entre outras metas.

    Para a formação e valorização dos trabalhadores de educação também são estabelecidas metas, voltadas principalmente à capacitação.