Prefeitura de Vinhedo

Escolas esportivas

A Prefeitura de Vinhedo oferece várias vagas em diferentes atividades esportivas. Consulte a grade de atendimento para conferir quais são os dias, os horários e os locais por modalidade:

 

As aulas tiveram início em 14 de fevereiro de 2018, mas há modalidades que iniciaram em março (consulte tabela dos dias e horários). Os esportes disponibilizados gratuitamente são:

– alongamento (a partir de 60 anos);
– atletismo (adaptação para corrida, adaptação para corrida e ginástica feminina,  corrida de rua e turmas infanto-juvenis, a partir de 9 anos);
– caiaque (a partir de 7 anos, desde que acompanhado dos pais);
– coreografia (a partir de 60 anos);
– futebol feminino (a partir de 14 anos);
– futebol masculino (a partir de 8 anos);
– futsal masculino (a partir de 6 anos);
– ginástica artística (a partir de 5 anos);
– ginástica geral (a partir de 60 anos);
– ginástica rítmica (a partir de 4 anos);
– handebol (a partir de 18 anos);
– hidroginástica (a partir de 18 anos, com turmas especiais para pessoas com mais de 50 anos);
– judô (a partir dos 5 anos);
– karatê (a partir de 6 anos);
– natação, a partir de 7 anos);
– pilates (a partir de 60 anos);
– relaxa e dança (a partir de 60 anos);
– skate (a partir de 7 anos);
– slackline (a partir de 7 anos);
– taekwondo (a partir de 5 anos);
– tai chi chuan (a partir de 60 anos);
– voleibol (a partir de 9 anos);

– voleibol recreativo;
– voleibol adaptado (a partir de 50 anos).

Às Pessoas Com Deficiência (PCD) são oferecidas as modalidades de atletismo e natação.

Como faço para participar das escolas esportivas?

Somente é preciso comparecer no dia, horário e local indicado na grade de atendimento e procurar o professor da modalidade. Se menor de 18 anos, o responsável legal deverá comparecer no local.

Quais são os pré-requisitos para participar das escolas esportivas?

Para participar das escolas esportivas da Prefeitura de Vinhedo é preciso ser, obrigatoriamente, morador de Vinhedo.

Também é preciso atender às idades mínimas exigidas para a participação, que é de 5 anos. A regra apenas muda às modalidades exclusivas para maiores de 50 e 60 anos e às aulas de natação e de futebol, para as quais é preciso ter 7 anos.

Preciso apresentar alguma avaliação médica?

A apresentação da avaliação médica é requerida ao morador em casos específicos, quando é preciso a liberação médica à prática esportiva de interesse.

Assim, os munícipes que precisam desta liberação devem procurar o(a) educador(a) físico responsável pela modalidade que participa e solicitar o formulário que deve ser preenchido, carimbado e assinado pelo médico que fez a recomendação da atividade física.

Este procedimento acima é fundamental a fim de que a liberação à prática possa ser atestada pelo profissional médico que faz o acompanhamento do paciente e que fez a recomendação, com todas as observações que estejam relacionadas ao morador. Por isto, não deixe de retirar este formulário com o(a) educador(a) da modalidade e procure o médico que fez a recomendação da prática esportiva. A validade deste documento é de três a seis meses, variando de caso a caso.

Os professores são orientados a avisarem os participantes sobre o vencimento do formulário com bastante antecedência, para que os alunos providenciem a nova autorização em tempo hábil.

Para mais informações entre em contato com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, pelo telefone (19) 3846-7155; ou pelo e-mail carloshenrique.esporte@vinhedo.sp.gov.br.