Prefeitura de Vinhedo

  • Regime Estatutário:

    perguntas e respostas
  • Escolas esportivas

    A Prefeitura de Vinhedo oferece várias vagas em diferentes atividades esportivas. Consulte a grade de atendimento para conferir quais são os dias, os horários e os locais por modalidade:

     

    As aulas em 2017 começaram em 9 de fevereiro de 2017. Os esportes disponibilizados gratuitamente são:

    – atletismo;
    – basquetebol;
    – caratê;
    – capoeira;
    – futebol (a partir dos 7 anos);
    – ginástica artística;
    – handebol;
    – hidroginástica para gestantes;
    – hidroginástica;
    – jiu-jitsu;
    – judô;
    – natação (a partir dos 7 anos).

    Às Pessoas Com Deficiência (PCD) são oferecidas as modalidades de atletismo, futsal e natação. Ainda há modalidades adaptadas exclusivamente aos moradores com mais de 50 anos e que incluem:

    – alongamento;
    – coreografia;
    – ginástica geral;
    – hidroginástica;
    – relaxa e dança;
    – tai chi chuan;
    – taekwondo;
    – vôlei adaptado.

    Para pessoas com mais de 60 anos há, também, as aulas de pilates.

    Como faço para participar das escolas esportivas?

    Somente é preciso comparecer no dia, horário e local indicado na grade de atendimento e procurar o professor da modalidade. Se menor de 18 anos, o responsável legal deverá comparecer no local.

    Quais são os pré-requisitos para participar das escolas esportivas?

    Para participar das escolas esportivas da Prefeitura de Vinhedo é preciso ser, obrigatoriamente, morador de Vinhedo.

    Também é preciso atender às idades mínimas exigidas para a participação, que é de 5 anos. A regra apenas muda às modalidades exclusivas para maiores de 50 e 60 anos e às aulas de natação e de futebol, para as quais é preciso ter 7 anos.

    Preciso apresentar alguma avaliação médica?

    A apresentação da avaliação médica é requerida ao morador em casos específicos, quando é preciso a liberação médica à prática esportiva de interesse.

    Assim, os munícipes que precisam desta liberação devem procurar o(a) educador(a) físico responsável pela modalidade que participa e solicitar o formulário que deve ser preenchido, carimbado e assinado pelo médico que fez a recomendação da atividade física.

    Este procedimento acima é fundamental a fim de que a liberação à prática possa ser atestada pelo profissional médico que faz o acompanhamento do paciente e que fez a recomendação, com todas as observações que estejam relacionadas ao morador. Por isto, não deixe de retirar este formulário com o(a) educador(a) da modalidade e procure o médico que fez a recomendação da prática esportiva. A validade deste documento é de três a seis meses, variando de caso a caso.

    Os professores são orientados a avisarem os participantes sobre o vencimento do formulário com bastante antecedência, para que os alunos providenciem a nova autorização em tempo hábil.

    Programa Atleta do Futuro

    Objetiva estimular a prática do esporte e da cidadania, a partir do desenvolvimento pessoal e social. A ação é desenvolvida em Vinhedo com o objetivo de oferecer às crianças e jovens mais uma oportunidade para praticar esportes no contraturno escolar.

    Além da finalidade esportiva, o programa visa o desenvolvimento pessoal e social do participante, transmitindo valores como ética, superação, autoestima, socialização e meio ambiente, entre outros tantos aspectos importantes para o desenvolvimento deste público.

    É oferecido por meio de parceria da Prefeitura e do Serviço Social da Indústria (Sesi–SP). Em Vinhedo a Adelbras é a empresa madrinha do programa. A Lei Municipal nº 3687/2015  que dispõe sobre a celebração o convênio de cooperação técnica.

    Como participar do programa Atleta do Futuro?

    Para participar é necessário ser morador de Vinhedo e ter entre 6 e 17 anos. À inscrição basta procurar o professor da modalidade no dia e local em que ela é oferecida.

    Todas as aulas são gratuitas e os alunos têm acesso a todos os materiais necessários para a prática de diferentes modalidades de esporte.

    Quantas vagas esportivas são oferecidas por meio do programa Atleta do Futuro?

    Das 240 vagas inicialmente ofertadas em 2014, passou para 1.440 vagas nas modalidades atletismo, caratê, basquetebol, futsal (masculino), ginástica artística, handebol, judô, taekwondo e voleibol.

    Algumas atividades são realizadas aos finais de semana propositalmente para incentivar a participação da família. Todos os profissionais envolvidos passaram por capacitações realizadas pelo Sesi-SP.

    Para mais informações entre em contato com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, pelo telefone (19) 3846-7155; ou pelo e-mail carloshenrique.esporte@vinhedo.sp.gov.br.