Prefeitura de Vinhedo

  • Renegocie suas dívidas na Prefeitura

    Conheça o Programa Especial de Regularização Fiscal
  • Calendário do IPTU (exercício 2019)

    Ao exercício de 2019 é o Decreto Municipal nº 294/2018 que fixa os valores constantes das tabelas I e VI da Lei Municipal nº 2.555/2000, com posteriores atualizações para efeito de lançamento dos impostos sobre a propriedade predial e territorial urbana de Vinhedo.

    Por meio dele p IPTU teve correção de 4,56%. Já o Decreto Municipal nº 298/2018 é que fixa o custo para o lançamento de taxa de lixo no exercício de 2019. Para mais informações clique no assunto de interesse:

    ‣ Como fazer a atualização do nome do proprietário e de outras informações

    ‣ Como e onde fazer o pagamento

    ‣ Como solicitar a isenção total ou parcial pela 1ª vez

    ‣ Como fazer a renovação do pedido de isenção total ou parcial do IPTU (prova de vida)

    ‣ Desconto para imóveis em área verde

    ‣ Regularização de dívidas

    ‣ Revisão de valor cobrado do IPTU

    Envio dos carnês

    A correspondência é direcionada ao endereço de notificação constante no cadastro municipal do proprietário. Também é possível fazer pela internet a emissão das vias do IPTU do atual exercício e das guias com valores corrigidos:

    ‣ 2ª via do carnê de IPTU: para pagamento em cota única, com desconto de 10% (vencimento 25/1/2019); para pagamento da 1ª parcela de 12, sem desconto (com vencimento em 25/1/2019); ou para pagamento em cota única, com desconto de 5% (vencimento em 15/2/2019).

    ‣ 2ª via do carnê do IPTU: para pagamento parcelado e valores corrigidos (após vencimento)

    O Decreto Municipal nº 002/2019 é que dispõe sobre a prorrogação do prazo de pagamento da cota única e 1ª opção e da 1ª parcela da opção mensal do Imposto Predial e Territorial Urbana (IPTU) e taxas anexas, relativo ao exercício de 2019.

    Contribuição voluntária

    A partir do exercício de 2019, o IPTU 2019 traz uma novidade: a possibilidade do contribuinte fazer contribuições voluntárias para importantes instituições da cidade.

    Lei Municipal nº 3.863/2018 é que dispõe sobre essa possibilidade e prevê a contribuição voluntária ao Fundo Social de Solidariedade, Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Vinhedo, Fundo Municipal de Bem Estar Animal e à Irmandade Santa Casa de Vinhedo.

    As lâminas para esse recolhimento (não obrigatório) estão separadas na parte final do carnê. Pela internet, os boletos podem ser baixados dentro da opção “2ª via do carnê de IPTU”

    Os boletos de recolhimento voluntário vencem apenas em 31 de dezembro de 2019, podendo, portanto, ser recolhidos a qualquer momento no decorrer desse ano.