Prefeitura de Vinhedo

  • Central SIM Vinhedo Digital

    A Central SIM Vinhedo Digital foi criada para ser o local físico no qual os moradores podem solicitar os diversos serviços disponíveis e compreendidos dentro da ação SIM Vinhedo Digital.

    Esta ação tem transformado o município em uma verdadeira cidade digital e  foi idealizada para, principalmente, facilitar o dia a dia do cidadão em sua busca pelos diversos serviços públicos ofertados pela administração municipal.

    Na Central SIM Vinhedo Digital os moradores podem efetuar o Cadastro Único do Cidadão (CUC), que representa o conjunto de dados que identifica cada uma das pessoas que são domiciliadas no município. A partir da efetivação do CUC (clique aqui para saber como fazê-lo) é possível solicitar no espaço:

    – a emissão do Cartão Saúde Nacional, ao atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS);

    – o cadastro e solicitação de inscrição de criança nos Centros de Educação Infantil (CEIs), para creche e pré-escola em período integral;

    – cadastro para solicitação de transporte universitário gratuito, nos períodos em que são abertos períodos de solicitação (geralmente entre janeiro e março e entre junho e agosto);

    – cadastro para lista de interesse no Quero Vida;

    cadastro-inclusão de pessoas com deficiência;

    – cadastro para acesso gratuito à internet do SIM Vinhedo Digital (veja abaixo);

    – cadastro ao uso das piscinas municipais e às modalidades esportivas da Secretaria M. de Esportes e Lazer.

    Vagas em creche

    Para solicitação de vaga de creche e de pré-escola em período integral (contra-turno escolar), o cadastro é feito apenas presencialmente e pode ser efetuado em dois endereços:

    – na Central SIM Vinhedo Digital, que fica na Rua Monteiro de Barros, nº 151, esquina com a Rua Jundiaí, no Centro; com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 horas e das 14 às 16 horas;

    – na Prefeitura na Capela, que fica na Rua Juliana Von Zuben Dêgelo, s/nº, Capela, em frente ao Centro de Fisioterapia; com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12 horas e das 13 às 16 horas.

    Para solicitar a inscrição da criança os responsáveis legais devem, obrigatoriamente, apresentar os documentos exigidos pelo Decreto Municipal nº 47/2014, para efetivação do Cartão Cidadão de Vinhedo. Na inscrição também serão solicitas a original e fotocópia do RG e do Cadastro de Pessoa Física (CPF) dos responsáveis legais da criança a ser inscrita.

    Se a criança já estiver inscrita em um CEI na pré-escola e precisar de atendimento em período integral, os responsáveis legais também devem apresentar uma declaração, emitida pelo próprio CEI, que a criança já é atendida na unidade no meio-período.

    Recurso de multas

    Pode ser feito nas unidades Centro ou Capela, mas tem horário diferenciado, com atendimento das das 9 às 12 horas e das 13 horas às 16h30, de segunda a sexta-feira. Já a Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI) funciona em outro endereço:

    Endereço: Avenida Engenheiro Aurélio José Frediani, s/nº, Jardim Alves Nogueira
    Telefone: (19) 3826-7668
    Horário de atendimento: das 8 horas às 16h30, de segunda a sexta-feira
    E-mail: transito.multas@vinhedo.sp.gov.br

    Demais atendimentos

    Aos demais atendimentos, seguem os endereços e respectivos horários de funcionamento:

    Atendimento Cidadão – Prefeitura na Capela (Capela)
    Endereço: Rua Juliana Von Zuben Degelo, em frente ao Centro de Fisioterapia
    Horário de atendimento: das 8h30 às 16 horas, de segunda a sexta-feira.
    Telefone: (19) 3886-1064

    Central SIM Vinhedo Digital
    Endereço: Rua Monteiro de Barros, nº 151, altura do cruzamento com a Rua Jundiaí, Centro.
    Horário de atendimento: das 8h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira.
    Telefone: (19) 3886-3486
    E-mail: simvinhedodigital@vinhedo.sp.gov.br

    Posso fazer o meu agendamento de atendimento pela internet?

    Desde o fim de abril de 2015, o agendamento on-line de atendimento na Central SIM Vinhedo Digital pode ser feito pela internet. Para tanto, basta ao morador clicar aqui.

    Qual é a área de cobertura de internet do sinal gratuito do SIM Vinhedo Digital?

    Em Vinhedo, a Prefeitura de Vinhedo disponibiliza acesso gratuito ao sinal de internet na cidade e que abrange atualmente mais de 70% dos moradores. Para saber se reside na área atual de cobertura, há o sítio eletrônico http://consulta.vinhedo.sp.gov.br, em que o cidadão pode consultar se pode solicitar o benefício.

    Ao preencher os dados requeridos – que são nome, e-mail, telefone e logradouro – a rápida consulta de viabilidade é feita automaticamente e o morador sabe em poucos segundos se a rua em que reside se encontra dentro da área de cobertura do sinal de acesso gratuito à internet pelo SIM Vinhedo Digital.

    Com a confirmação da disponibilidade técnica de acesso, o morador é orientado para que compareça à Central SIM Vinhedo Digital para requerê-lo. Nesta procura deve apresentar o Cartão Cidadão e um documento de identidade com foto, juntamente ao carnê do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). Apresentada a documentação exigida à solicitação, o morador poderá assinar o termo de uso do sinal, a partir do qual se responsabiliza pela utilização correta da facilidade.

    Após a assinatura do termo o munícipe recebe as orientações sobre como adquirir o kit-cidadão, indispensável para ter acesso ao sinal do SIM Vinhedo Digital. O kit está autorizado para ser fornecido à população por empresas homologadas. Com a instalação do kit-cidadão o morador já recebe o login e senha de acesso ao sinal gratuito de internet do SIM Vinhedo Digital, podendo se conectar e navegar à vontade, de forma ilimitada e sem mensalidade, com 512 KB dedicados.

    Como a Prefeitura disponibiliza o sinal aos moradores?

    Em Vinhedo, a inclusão digital a partir da oferta do acesso gratuito ao sinal de internet aos moradores é feita pela Infovia Municipal, da Prefeitura de Vinhedo, que compreende estrutura física composta por aproximadamente 80 quilômetros de cabeamento de fibra óptica e por cerca de 70 estações para transmissão de sinal via rádio na cidade.

    Esta estrutura também é a que, hoje, interliga todos os prédios públicos e de atendimento aos moradores numa rápida e segura rede de transmissão de dados.