Prefeitura de Vinhedo

  • Regime Estatutário:

    perguntas e respostas
  • SIM Vinhedo Digital

    Criado em 2009, o Soluções Integradas Municipal (SIM) Vinhedo Digital é uma iniciativa da Prefeitura de Vinhedo que tem enfoque o pleno atendimento ao cidadão, permitindo à administração municipal disponibilizar várias facilidades digitais aos moradores, por meio de novas tecnologias de informação e comunicação.

    Além de ofertar aos munícipes vários tipos de atendimento pela internet, o SIM Vinhedo Digital ainda possibilita a inclusão infossocial da população, permitindo levar para mais de 70% dos moradores – com a ajuda da Infovia Municipal – acesso gratuito ao sinal de internet na cidade.

    Para sempre avançar neste segmento, há um grupo de trabalho que é focado na implantação de soluções digitais no âmbito municipal, criado por meio do Decreto Municipal nº 4/2017.

    Diferenciais

    Desde sua concepção, o SIM Vinhedo Digital enfoca o pleno atendimento ao cidadão e contemplou a oferta de acesso gratuito ao sinal de internet na cidade justamente por democratizar o uso do recurso na cidade, gratuitamente e sem limitação de uso.

    Vem, inclusive, se consolidando na cidade como uma ampla ação de inclusão social e com inúmeros benefícios aos moradores, que por meio do SIM passaram a contar com importantes serviços públicos disponíveis no ambiente on-line e que têm conferido mais qualidade, eficiência e rapidez em seu atendimento nas áreas que busca.

    Ainda em benefício dos moradores, o SIM Vinhedo Digital também tem se mostrado efetivo no entendimento das necessidades de cada cidadão de Vinhedo, permitindo o aprimoramento e a elaboração de mais políticas públicas à garantia de seus direitos e ao seu atendimento.

    Esta compreensão mais abrangente do cidadão e de suas necessidades se tornou possível à Prefeitura a partir da criação do Cadastro Técnico Municipal (CTM), que reúne de forma organizada todas as informações do morador em um banco de dados único, que fomenta todas as repartições públicas municipais e melhora o atendimento ao cidadão.

    E é pelo CTM que a Prefeitura tem compreendido melhor cada cidadão como único, pois cada munícipe tem um cadastro válido com informações verdadeiras e que fomenta seu atendimento em qualquer unidade vinculada à Prefeitura.

    Estrutura

    Para que a população de Vinhedo possa ter acesso aos serviços eletrônicos, proporcionados pelo SIM Vinhedo Digital, a Prefeitura fez a instalação de mais de 80 km de fibra óptica na cidade, criando a Infovia Municipal. A estrutura corresponde a 1,2 metro de cabeamento por habitante, uma marca impressionante e que concretiza o alcance de inclusão infossocial da ação.

    Por meio de um sistema misto, que abrange fibra e rádio, 70% da população de Vinhedo já tem, gratuitamente, acesso gratuito e disponível ao sinal de internet em mais de 50 pontos distribuídos pelo município, sem limitação de navegação e com velocidade dedicada de 512 kbps, que no seu primeiro ano já motivou o interesse de mais de mil famílias.

    Além do acesso gratuito, a Infovia Municipal também permitiu à Prefeitura a modernização e informatização de mais de cem órgãos públicos, compreendendo os das esferas municipal, estadual e federal. Todas as repartições públicas municipais estão, agora, conectadas numa rede única de transmissão de dados, que apresenta alto desempenho e mais segurança.

    Cadastro Técnico Municipal: o DNA dos cidadãos de Vinhedo

    Para eficiência nas ações de e-Gov, uma das peças-chave do SIM Vinhedo Digital é o CTM. Nele, estão correlacionados todos os dados dos munícipes vinhedenses, compilados a partir de dados originados de diferentes bancos pertencentes às secretarias municipais, que até então estavam dispersos e sem valorização.

    A partir do CTM os dados se transformam em importantes informações unificadas e que formam a base estrutural de todos os serviços on-line já desenvolvidos e outros em andamento, sempre com o objetivo de favorecer o cotidiano dos cidadãos e promover a inclusão infossocial.

    Também fomenta os dados requeridos no atendimento ao público, nas unidades físicas de atendimento.

    Serviços on-line

    SIM-Educação: permite tanto o aluno quanto aos seus responsáveis legais a consulta, pela internet, dos dados escolares que fazem parte do dia a dia do estudante – incluindo o boletim com as notas e as faltas bimestrais, semestrais e anuais; a carga horária de cada disciplina e de cada ano letivo, junto com as médias, além de percentuais de frequência semestrais e anuais; com comparativos de rendimento por disciplina, ano de estudo e em relação à escola e demais escolas da Rede Municipal de Ensino. Vale destacar ainda que, para os alunos de educação infantil, são inseridas todas as atividades pedagógicas desenvolvidas durante a vida acadêmica de cada aluno, possibilitando aos responsáveis o acompanhamento e desenvolvimento do seu filho.

    SIM-Empresa Fácil: destinado aos que exercem qualquer atividade econômica na cidade, o sistema permite que o solicitante possa iniciar e acompanhar a abertura e início de atividades, fazer a alteração cadastral e o encerramento da inscrição municipal de empresas ou de profissionais autônomos pela internet – com a utilização de senha pessoal –poupando tempo e dinheiro, uma vez que não é necessário mais se deslocar até o Atendimento presencial para fazer estas solicitações, além de não pagar para dar entrada nos requerimentos. Vale destacar que antes da implantação do SIM-Empresa Fácil, um processo de abertura de empresa demorava até 30 dias, atualmente, se a empresa for considerada de baixo risco, a sua inscrição municipal é liberada em, no máximo, 24 horas, tempo recorde que raras cidades do Brasil têm condições de igualar.

    SIM-Assistência Social: à assistência social o SIM Vinhedo Digital permitiu informatizar o atendimento ao morador, com base na consolidação da política de assistência social dentro da realidade local. Antes desta informatização, todo o atendimento do munícipe era feito e preenchido manualmente, para depois ser arquivado em pastas suspensas. O acesso aos dados do usuário dos serviços sociais, agora, é feito pelos profissionais no ambiente on-line, respeitando as regras de confidencialidade. O uso digital também permitiu mais agilidade ao atendimento do morador, independentemente da unidade social que procure em Vinhedo; e a troca de dados entre as áreas de proteção social básica, de média e alta complexidade.

    SIM-Transporte Escolar: no SIM-Transporte Escolar o morador pode, pela internet, fazer a busca do veículo autorizado ao semestre à atividade e consulta por escola atendida, nome do condutor ou placa do veículo, pelo modelo ou ano do transporte. No sistema, o morador pode, até mesmo, ver a foto do proprietário e do veículo, assim como obter seus telefones residencial ou celular. Só constam na relação os autorizados e vistoriados pela Prefeitura ao semestre em vigor.

    SIM-Servidor: criado especialmente para o funcionário da Prefeitura, o SIM-Servidor permite conferir a agenda de eventos da Prefeitura, consultar os comunicados oficiais e saber mais sobre os aniversariantes do mês, além de permitir ao funcionário solicitar atendimento ao departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), consultar a lista de ramais, obter formulários e documentos relacionados ao trabalho no poder executivo, emitir o holerite e consultar período de férias, etc.

    SIM-Saúde: em desenvolvimento e implementação, o SIM-Saúde vai permitir que os cidadãos possam, pela internet, visualizar consultas agendadas nas unidades de atendimento da Rede Municipal de Saúde de Vinhedo, consultar resultados de exames e a listagem dos medicamentos disponíveis em cada farmácia municipal, verificar o calendário de vacinas, sendo que o paciente ou responsável legal da criança ainda poderá obter mais informações e agendar pela internet a aplicação da vacina e saber se a carteira de imunização está em dia. O SIM-Saúde também unifica as agendas de atendimento de todas as unidades, permitindo agilizar o atendimento ao morador na especialidade de interesse.

    Clique aqui para saber mais sobre o CTM, e-Gov e outros sistemas de informação da Prefeitura. Com a instalação do kit-cidadão, o morador já recebe o login e senha de acesso ao sinal gratuito de internet do SIM Vinhedo Digital, podendo se conectar e navegar à vontade, de forma ilimitada e sem mensalidade, com 512 KB dedicados.

    Publicações relacionadas

    Portaria nº 724/2017 Dispõe sobre a composição do Comitê de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) e dá outras providências.

    Chamamento público nº 2/2014 Processo administrativo nº 2427/2014 (página 11)