Prefeitura de Vinhedo

  • Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT)

    O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) é o órgão responsável pela colocação/recolocação de profissionais no mercado de trabalho, emissão de Carteiras de Trabalho e ao encaminhamento do Seguro-Desemprego.

    As vagas da semana podem ser conferidas clicando aqui.

    Como é que o PAT disponibiliza vagas de emprego à população?

    O PAT é bastante ativo e mantém contato diário com empresas instaladas em Vinhedo para levantamento das necessidades de mão de obra e para cadastrar as vagas disponíveis, que não estão apenas em Vinhedo, mas também de outras próximas (Valinhos, Louveira, Campinas, Jundiaí, Itatiba, etc.).

    O trabalho feito pelo PAT provém de um contrato de cooperação entre a Prefeitura e a Secretaria de Estado de Emprego e Relações do Trabalho (SERT), que ordena este trabalho.

    A Prefeitura fornece a infraestrutura física, bem como funcionários e a manutenção de consumíveis e do prédio, enquanto que o Estado fornece as máquinas, o sistema e a interface com o software da Secretaria e do Ministério do Trabalho.

    Neste software os atendentes fazem o cadastro dos candidatos para que fiquem disponível às vagas que forem captadas. Posteriormente, os selecionados são encaminhados para entrevista nas empresas que disponibilizaram as vagas, por meio de carta de encaminhamento emitida pelo PAT.

    Como são divulgadas as oportunidades de trabalho?

    A Prefeitura disponibiliza semanalmente as vagas de emprego abertas pelo PAT, clique aqui para consultá-las.

    O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 16h30. Ao atendimento é preciso apresentar um documento de identidade, a carteira profissional e o cartão do Programa de Integração Social (PIS).

    Carteira de Trabalho

    À emissão de carteiras de trabalho, a SERT fornece tanto as numeradas (1ª via) como as não numeradas (demais vias). Não há necessidade da pessoa se deslocar, assim, para outra cidade para a obtenção deste documento.

    Seguro-desemprego

    Quem ficou desempregada por dispensa da empresa não se utiliza da Caixa Econômica Federal para obtenção do seguro desemprego, pois esse serviço foi desativado por este órgão, que orienta o interessado em procurar o PAT.

    No posto, o cidadão tem suas necessidades facilitadas, considerando que o tempo para dar entrada no pedido de seguro desemprego é muito menor no PAT comparado a qualquer agência da Caixa, que tem como atribuições muitos outros serviços.

    Serviço

    Unidade Centro
    Endereço:
    Rua Monteiro de Barros, nº 101, Centro
    Telefone: (19) 3886-1077
    Horário de atendimento: das 8 horas às 16h30, de segunda a sexta-feira

    Unidade Capela (Atendimento Cidadão – Prefeitura na Capela)
    Endereço: Rua Juliana Von Zuben Dêgelo, em frente ao Centro de Fisioterapia
    Horário de atendimento: das 8h30 às 16 horas, de segunda a sexta-feira
    Telefone: (19) 3886-1064

    Comissão Municipal de Emprego

    Este é um órgão atuante em Vinhedo, que tem por finalidade estabelecer, acompanhar e avaliar a Política Municipal de Emprego, Trabalho e Renda.

    É uma comissão tripartite e paritária, porque é integrada – em igual número – por representantes dos trabalhadores, empregadores e governo. A Comissão Municipal de Emprego – instituído pela Portaria nº 642/2017 – conhece o mercado de trabalho local, tendo em vista as peculiaridades de Vinhedo, suas tendências, alternativas e prioridades.

    Os membros desta comissão são de instituições públicas e privadas, que avaliam e propõem programas da Secretaria do Emprego e Relações de Trabalho (Sert) no município.

    Alguns exemplos de programas são o Banco do Povo Paulista, Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades (SUTACO), Programa Estadual de Qualificação (PEQ), Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência (PADEF), entre outros.