Prefeitura de Vinhedo

  • Coletas seletiva e orgânica

    Consulte os dias e horários às coletas seletiva e orgânica clicando nos links abaixo (feita por empresa terceirizada):

    Para incentivar a separação e a organização da coleta do lixo reciclável entre os moradores, a Prefeitura faz a entrega nas residências de sacos lixo na cor verde, sendo um por residência, para o descarte correto de materiais recicláveis.

    Os sacos de lixo são entregues para quem separa ao dia da coleta, momento em que há a troca dos sacos de lixo verdes cheios pelos vazios. Só não recebe a embalagem ou reposição os moradores que não deixam o lixo reciclável na porta para esta operação de coleta.

    Nos órgãos e unidades municipais a coleta seletiva também acontece uma vez por semana, obedecendo aos itinerários dos bairros. Uma comissão à coleta seletiva nas entidades da administração pública também está entre as sugestões feitas à elaboração do Plano Municipal de Resíduos Sólidos.

    Aproveite e saiba mais sobre os outros tipos de coleta:

    coleta de entulhos e poda verde

    ‣ coleta de lixo eletrônico

    coleta de lixo hospitalar

    ‣ coleta de outros itens de logística reversa (lâmpadas, baterias, etc)

     

    Destinação do lixo

    O lixo orgânico e demais rejeitos orgânicos gerados no município de Vinhedo têm como destino o aterro da empresa Estre Ambiental S.A., denominado Centro de Gerenciamento de Resíduos, localizado em Paulínia (SP).

    A forma de tratamento e a disposição final do resíduo orgânico é o aterramento sanitário, conforme legislação e técnicas em vigência. Os serviços de coleta, transporte e destinação final são feitos pela empresa Litucera Limpeza e Engenharia Ltda, conforme contrato nº 05/2010, firmado em 19 de janeiro de 2010.

    Já o resíduo reciclável é encaminhado à Central de Triagem. O rejeito – que é o resíduo que não é passível de reaproveitamento, resultante da triagem realizada neste local – é também encaminhado ao aterro sanitário da empresa Estre Ambiental S.A. pela Litucera Limpeza e Engenharia Ltda.

    Destinação de resíduos da construção civil

    A regulamentação do serviço de recolhimento e a destinação de resíduos da construção civil em Vinhedo estão dispostas no Decreto Municipal nº 130/2015.

    Central de Triagem

    Criada em 1999, a Central de Triagem recebe diariamente caminhões de material coletado e recicla embalagens longa vida, metal, papel, plástico, vidro e lixo eletrônico. Fica na Rua João Edueta, nº 471,  Capela, funcionando das 7 às 15 horas, de segunda a sexta-feira.

    A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo coordena os trabalhos desenvolvidos pelos aproximadamente 30 integrantes, que são autônomos e trabalham com a separação do material que é, posteriormente, vendido a sucateiros e indústrias que trabalham com reciclagem.