Prefeitura de Vinhedo

  • Regime Estatutário:

    perguntas e respostas
  • Coletas seletiva e orgânica

    Consulte os dias e horários às coletas seletiva e orgânica clicando nos links abaixo:

    Dias e itinerários do lixo orgânico (feita por empresa terceirizada)

    Dias e itinerários da coleta seletiva (feita por empresa terceirizada)

    Para incentivar a separação e a organização da coleta do lixo reciclável entre os moradores, a Prefeitura faz a entrega nas residências de sacos lixo na cor verde, sendo um por residência, para o descarte correto de materiais recicláveis.

    Os sacos de lixo são entregues para quem separa ao dia da coleta, momento em que há a troca dos sacos de lixo verdes cheios pelos vazios. Só não recebe a embalagem ou reposição os moradores que não deixam o lixo reciclável na porta para esta operação de coleta.

    Nos órgãos e unidades municipais a coleta seletiva também acontece uma vez por semana, obedecendo aos itinerários dos bairros.

    Uma comissão à coleta seletiva nas entidades da administração pública também está entre as sugestões feitas à elaboração do Plano Municipal de Resíduos Sólidos.

    Coleta de entulhos

    Manter a cidade limpa é um dever que não cabe apenas ao poder público, mas a todos os cidadãos de Vinhedo.

    O Código de Posturas Municipal  determina em seu artigo 147 que não podem ser lançados nas vias públicas restos de materiais de construção, entulhos provenientes de obras ou demolições, restos de forragens de cocheiras ou estábulos, terra, folhas, galhos dos jardins e quintais particulares; estes devem ser removidos às custas dos respectivos proprietários ou inquilinos do imóvel em questão.

    Os resíduos acima informados, porém, podem ser recolhidos pelo órgão de limpeza pública da Prefeitura, mediante prévia solicitação do interessado, sendo o recolhimento pago pelo morador e de acordo com as tarifas fixadas pelo município.

    O Decreto Municipal nº 276/2016, que dispõe sobre a remuneração pelo serviço de remoção de entulhos provenientes de poda de árvores ou demolição ou reforma de prédios.

    Para solicitação de recolhimento de resíduos – tais como restos de construção, poda verde, móveis velhos – o morador pode acionar a Secretaria Municipal de Serviços e comunicar quanto aos materiais a serem descartados.

    O prazo à retirada é de 15 dias úteis. O agendamento é feito de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, nos números (19) 3876-7400 ou 3876-7401.

    Na infração em flagrante cabe imposição de multa correspondente ao valor de 30% a 8 vezes o valor da Unidade Fiscal do Município de Vinhedo (UFMV). Caso identifique o descarte irregular, no momento em que acontece, pode acionar a verificação da Guarda Civil Municipal, pelo telefone 153, para que proceda com a averiguação dentro do Código de Posturas Municipal.

    Coleta de outros itens

    – Baterias de celular: entram na regra de logística reversa, ou seja, quando os estabelecimentos que fazem a venda deste tipo de produto – lojas das operadoras de telefonia móvel, além das lojas de assistência técnica autorizada e revendedores – têm que disponibilizar pontos de coleta deste tipo de material. Assim, o descarte deve ser feito diretamente nos locais disponibilizados pelos estabelecimentos que fazem a comercialização destes produtos.

    – Equipamentos eletrônicos: a destinação pode ser feita à Central de Triagem, que recebe este tipo de material na Rua João Edueta, nº 471,  Capela, das 7 às 15 horas, de segunda a sexta-feira.

    Lâmpadas: entram na regra de logística reversa, ou seja, quando os estabelecimentos que fazem a venda deste tipo de produto – lojas de material para construção e casas de elétrica, etc. – têm que disponibilizar pontos de coleta deste tipo de material. Assim, o descarte deve ser feito diretamente nos locais disponibilizados pelos estabelecimentos que fazem a comercialização destes produtos.

    – Óleo de cozinha: a destinação pode ser feita à Central de Triagem, que recebe este tipo de material na Rua João Edueta, nº 471,  Capela, das 7 às 15 horas, de segunda a sexta-feira. O armazenamento do óleo deve ser feito em garrafas PET, devidamente fechadas (para não ocorrer o vazamento).

    – Pneus: entram na regra de logística reversa, ou seja, quando os estabelecimentos que fazem a venda deste tipo de produto têm que disponibilizar pontos de coleta deste tipo de material. Assim, o descarte deve ser feito diretamente nos locais disponibilizados pelos estabelecimentos que fazem a comercialização destes produtos.

    Pilhas e baterias: entram na regra de logística reversa, ou seja, quando os estabelecimentos que fazem a venda deste tipo de produto – tais como supermercados, etc. – têm que disponibilizar pontos de coleta deste tipo de material. Assim, o descarte deve ser feito diretamente nos locais disponibilizados pelos estabelecimentos que fazem a comercialização destes produtos.

    Para entender um pouco mais sobre logística reversa clique aqui e consulte a página do Ministério de Meio Ambiente, que foi dedicada exclusivamente a este assunto.

    Destinação do lixo

    O lixo orgânico e demais rejeitos orgânicos gerados no município de Vinhedo têm como destino o aterro da empresa Estre Ambiental S.A., denominado Centro de Gerenciamento de Resíduos, localizado em Paulínia (SP).

    A forma de tratamento e a disposição final do resíduo orgânico é o aterramento sanitário, conforme legislação e técnicas em vigência. Os serviços de coleta, transporte e destinação final são feitos pela empresa Litucera Limpeza e Engenharia Ltda, conforme contrato nº 05/2010, firmado em 19 de janeiro de 2010.

    Já o resíduo reciclável é encaminhado à Central de Triagem. O rejeito – que é o resíduo que não é passível de reaproveitamento, resultante da triagem realizada neste local – é também encaminhado ao aterro sanitário da empresa Estre Ambiental S.A. pela Litucera Limpeza e Engenharia Ltda.

    Destinação de resíduos da construção civil

    A regulamentação do serviço de recolhimento e a destinação de resíduos da construção civil em Vinhedo estão dispostas no Decreto Municipal nº 130/2015.

    Central de Triagem

    Criada em 1999, a Central de Triagem recebe diariamente caminhões de material coletado e recicla embalagens longa vida, metal, papel, plástico, vidro e lixo eletrônico. Fica na Rua João Edueta, nº 471,  Capela, funcionando das 7 às 15 horas, de segunda a sexta-feira.

    A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo coordena os trabalhos desenvolvidos pelos aproximadamente 30 integrantes, que são autônomos e trabalham com a separação do material que é, posteriormente, vendido a sucateiros e indústrias que trabalham com reciclagem.