Prefeitura de Vinhedo

  • Participe da LDO 2019:

    envie suas sugestões
  • Coleta de entulhos e poda verde

    Manter a cidade limpa é um dever que não cabe apenas ao poder público, mas a todos os cidadãos de Vinhedo.

    Código de Posturas Municipal  determina em seu artigo 147 que não podem ser lançados nas vias públicas restos de materiais de construção, entulhos provenientes de obras ou demolições, restos de forragens de cocheiras ou estábulos, terra, folhas, galhos dos jardins e quintais particulares; estes devem ser removidos às custas dos respectivos proprietários ou inquilinos do imóvel em questão.

    Os resíduos acima informados, porém, podem ser recolhidos pelo órgão de limpeza pública da Prefeitura, mediante prévia solicitação do interessado, sendo o recolhimento pago pelo morador e de acordo com as tarifas fixadas pelo município.

    Decreto Municipal nº 329/2017, que dispõe sobre a remuneração pelo serviço de remoção de entulhos provenientes de poda de árvores ou demolição ou reforma de prédios.

    Para solicitação de recolhimento de resíduos – tais como restos de construção, poda verde, móveis velhos – o morador pode acionar a Secretaria Municipal de Serviços e comunicar quanto aos materiais a serem descartados.

    O prazo à retirada é de 15 dias úteis. O agendamento é feito de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, nos números (19) 3876-7400 ou 3876-7401.

    Na infração em flagrante cabe imposição de multa correspondente ao valor de 30% a 8 vezes o valor da Unidade Fiscal do Município de Vinhedo (UFMV). Caso identifique o descarte irregular, no momento em que acontece, pode acionar a verificação da Guarda Civil Municipal, pelo telefone 153, para que proceda com a averiguação dentro do Código de Posturas Municipal.