Prefeitura de Vinhedo

  • Curso: Formação de Educadores Socioambientais

    Durante o II Encontro de Educação Ambiental “Construindo o Plano Municipal de Educação Ambiental”, realizado em 13 de novembro de 2018, identificou-se a necessidade de uma formação em Educação Socioambiental.

    Com este intuito a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Vinhedo, em parceria com o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, oferecerá gratuitamente um curso. A Sanebavi é parceira do projeto.

    As inscrições podem ser feitas até 22 de março de 2019 e preencher o formulário on-line, que pode ser acessado clicando aqui.

    No total foram disponibilizadas 50 vagas. Excedendo o número de inscritos haverá uma seleção, com prioridade para moradores de Vinhedo.

    Antes de se inscrever no curso, veja se você realmente tem disponibilidade para frequentar as aulas presenciais, conforme programação informada abaixo.

    Quem pode se inscrever?

    A educação socioambiental assume um importante papel de criar espaços educadores de discussão, formação coletiva e trocas de saberes entre as pessoas e instituições, constituindo verdadeiras redes de educadores nas mais diferentes instituições e dimensões da vida social.

    Entende-se por educador não somente as pessoas que atuam nas redes formais de ensino, mas toda pessoa que se perceba responsável pela transformação da sociedade nas suas mais variadas formas vivência quotidiana.

    Desta forma, a proposta é reunir um grupo heterogêneo com uma grande diversidade de pensamentos, abrangendo pessoas com diversas formações e atuações profissionais, de várias instituições públicas e privadas, entre outros aspectos, a fim de se alcançar uma boa representatividade da riqueza social e cultural de Vinhedo.

    Quando vão acontecer os encontros?

    A carga horária total é de 120 horas, com atividades presenciais e a distância.

    Os encontros presenciais vão acontecer no anfiteatro da Secretaria Municipal de Assistência Social (Rua Oswaldo Cruz, nº 299, Centro), das 8 às 17 horas, nos seguintes dias:

    ‣ 1° aula: 27 de março
    ‣ 2° aula: 10 de abril
    ‣ 3° aula: 8 de maio
    ‣ 4° aula: 12 de junho
    ‣ 5° aula: 14 de agosto
    ‣ 6° aula: 11 de setembro
    ‣ 7° aula: 09 de outubro
    ‣ 8° aula: 13 de novembro

    Também estão previstas sete atividades à distância, intercaladas entre os encontros presenciais, além de atividades programadas (leituras, filmes, elaboração de diagnósticos e projetos de ação).

    Se precisar de mais informações, procure a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo:

    Endereço: Rua Monteiro de Barros, nº 520, Centro
    Telefones: (19) 3836-3389 ou 3886-5841
    Horário de atendimento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira
    E-mails: rosangela.semaurb@vinhedo.sp.gov.br ou sgarbi.estevan@vinhedo.sp.gov.br