Prefeitura de Vinhedo

  • Regime Estatutário:

    perguntas e respostas
  • Fauna silvestre (território municipal)

    No Estado de São Paulo as formações florestais encontram-se reduzidas, os habitats naturais estão sendo fragmentados, alterados pelos desmatamentos e também pelas queimadas. Muitas vezes são gerados pela expansão urbana não planejada.

    A fragmentação, além de diminuir as populações de espécies de plantas e animais mais vulneráveis, também isola aquelas que permanecem nas ilhas de floresta.

    Algumas espécies não conseguem utilizar pastagens e outros tipos de vegetação para acessarem outra área florestada. Se tudo o que restar foi uma paisagem, forem pequenos fragmentos da vegetação natural, sem conexão entre eles, pode se prever a extinção de muitas espécies da fauna e da flora.

    A região de Vinhedo está situada em área de domínio da Mata Atlântica, em floresta estacional semidecidual, numa faixa de transição com a floresta ombrófila, na qual ainda existem muitos remanescentes florestais.

    A listagem – com grupo temático, ordem, família, espécie, nome popular, fonte de registro, categoria de ameaça da espécie no Estado – consta entre as páginas 10 e 15 do arquivo abaixo:

    Para consultar as características demográfica, geográficas e outros dados de Vinhedo, clique aqui. Já o mapa florestal dos municípios Vinhedo, parte do inventário florestal do Estado de São Paulo, pode ser consultado clicando aqui.