Prefeitura de Vinhedo

  • Participe da LDO 2019:

    envie suas sugestões
  • Lavagem de veículos e sucatas

    Desde janeiro de 2015 os profissionais que trabalham com coleta, armazenamento e venda de sucata – assim como aqueles que atuam nos serviços de lavagem, lubrificação e polimento de veículos – precisam, obrigatoriamente, solicitar o licenciamento ambiental junto à Prefeitura de Vinhedo para exercer regularmente suas atividades. Esta exigência foi estabelecida pelo Decreto Municipal nº 167/2014, que dispõe sobre os procedimentos para o licenciamento e à fiscalização de atividades e empreendimentos de impacto ambiental local em Vinhedo

    O objetivo da ação é adequar estas atividades, alinhando-as às normas ambientais vigentes e, assim, prevenir o descarte irregular de resíduos que podem contaminar o solo, a água e o ar. Entre as exigências, um lava jato, por exemplo, precisa ter filtro de óleo e água, seus poços artesianos devem ser regulamentados e a pulverização de produtos químicos deve ser feita em local apropriado para não atingir propriedades vizinhas.

    Segundo dados da Secretaria M. de Meio Ambiente e Urbanismo atualmente já são 160 atividades que precisam de licença ambiental municipal para funcionar com regularidade e que a inclusão destas novas ocupações à norma é necessária para a preservação ambiental. Os estabelecimentos que trabalham com lavagem de veículos e com sucatas serão notificados sobre a nova exigência e poderão contar com a orientação da equipe da pasta do Meio Ambiente e Urbanismo para fazer as adequações necessárias e, assim, obter a licença ambiental.

    Para mais detalhes e orientações, procure a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo.