Prefeitura de Vinhedo

  • Educação infantil:

    aberto credenciamento a instituições de ensino particular
  • Município VerdeAzul

    O Programa Município VerdeAzul (PMVA) é do Governo do Estado de São Paulo e tem como objetivo medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental. Faz isso a partir da descentralização e da valorização da agenda ambiental dos municípios.

    No Estado de São Paulo, Vinhedo ocupa atualmente a 24ª colocação no ranking. Já por Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos (UGRHI), o Município está na 14ª colocação.

    Clique aqui para acessar o ranking do programa. A Resolução SMA nº 033, de 28 de março de 2018, publicada no Diário Oficial do Estado de São paulo em 29 de março de 2018; é que estabelece procedimentos operacionais e os parâmetros de avaliação da Qualificação para a Certificação e Certificação no âmbito do Programa Município VerdeAzul.

    Quais são as ações avaliadas pelo PMVA?

    As ações propostas pelo PMVA é composta por dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos:

    Município Sustentável;
    estrutura e educação ambiental;
    conselho ambiental;
    biodiversidade;
    gestão das águas;
    ‣ qualidade do ar;
    uso do solo;
    arborização urbana;
    esgoto tratado;
    resíduos sólidos.

    Quais outras ações são promovidas pela Prefeitura?

    Além de atividades em  recuperação ambiental de nascentes e seu entorno, também são feitos trabalhos para prevenção de queimadas e ações compreendidas dentro do  programa RECONECTA RMC, por meio do termo de cooperação técnica nº 002/2018:

    A partir desse termo Vinhedo aderiu ao plano de trabalho que estabelece a mútua cooperação dos Municípios que integram a Região Metropolitana de Campinas (RMC), prevendo ações de interesse recíproco no âmbito de recuperação e de conservação de fauna e flora, especialmente no que se refere à troca de conhecimento técnico e a realização de ações voltadas para esse fim, no âmbito dos temas selecionados no programa RECONECTA RMC.