12 de Maio de 2011

Prefeitura quer produtor vinhedense na merenda escolar

Secretaria da Indústria, Comércio e Agricultura se reuniu com produtores

A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria da Indústria, Comércio e Agricultura, esteve reunida recentemente com produtores de Vinhedo com a finalidade de incluir seus produtos nas 14 mil merendas escolares que são fornecidas diariamente às crianças das creches e escolas municipais.
Estavam presentes pela Secretaria da Indústria, Comércio e Agricultura, Maria do Carmo Saviello Define, Engenheira Agrônoma e Chefe da seção de Fomento à Agricultura e Ricardo Antunes dos Santos, Técnico Agrícola. Maria do Carmo conduziu a reunião onde compareceram oito produtores de Vinhedo. Ela agradeceu a presença dos produtores e disse que se tratava da primeira reunião com a intenção de apresentar o programa e ouvi-los para depois enviar os resultados para o Conselho de Alimentação Escolar.
“Mapeamos a cidade a zona rural de Vinhedo e área urbana com atividade rural. Fomos de porta em porta para conhecê-los melhor e também para que nos conhecessem. Reuni informações e cadastrei os produtores e dessa lista examinamos o que seria melhor para o projeto de Merenda Escolar com a presença da agricultura familiar”, afirma Maria do Carmo.
Para se tornar um fornecedor da merenda escolar é preciso seguir regras, leis e decretos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, onde a merenda escolar está inserida. O cardápio é elaborado pelas instituições, que devem se adaptar ao que se tem na região, exigindo dos fornecedores segurança alimentar e nutricional, normas de entrega e diversidade de produtos.
Outra ação que está sendo implementada pela Secretaria da Indústria, Comércio e Agricultura é a instalação de uma unidade do INCRA na cidade. Atualmente o agricultor tem de se deslocar a Campinas para qualquer assunto ligado às propriedades rurais.
A primeira reunião foi positiva na opinião dos produtores rurais:
Elza Amaro, produtora de couve, verduras e salsa em horta na Estrada da Capela no Bairro Casa Verde, afirma: “Gostei. Para início, o programa foi bem discutido e acredito que vai dar certo. A idéia da Casa do Agricultor é uma boa alternativa para deixar as pessoas na produção e trazer de volta os que desistiram”.
Consumo
A Secretaria da Indústria, Comércio e Agricultura revela alguns itens consumidos por mês pela Merenda Escolar em Vinhedo: 240 kg de abacate, 960 kg de abacaxi, 1.012 kg de abobrinha, 1.600 kg de cenoura, 2.200 kg de melancia, 800 caixas de laranja pêra, 1.012 kg de chuchu, 264 caixas com 100 em cada caixa de banana, 66 caixas com 100 em cada caixa de mexerica e 1.040 kg de tomate.
Qualidade
Desde que assumiu a gestão da merenda escolar, em setembro do ano passado, a Prefeitura vem garantindo a qualidade e a quantidade para os 10 mil alunos da rede municipal e mais 2 mil da rede estadual, de diferentes faixas etárias, além de ter maior controle sobre todo o processo.
Para garantir a qualidade dos alimentos, as nutricionistas responsáveis pela merenda realizam visitas semanais nas escolas e supervisionam o trabalho de todos os envolvidos no processo de preparo das refeições, acompanhando todas as etapas até o prato do estudante.
Joelma Ferreira Silva, mãe de uma estudante da EM Professor Cláudio Gomes, confirma essa melhoria na qualidade da merenda: “Ela até aprendeu a comer verduras, legumes e carnes, alimentos que antes não gostava e não comia de jeito nenhum”, afirmou.
A inclusão dos produtores locais é mais um passo dado pela Prefeitura para incluir no cardápio alimentos típicos da nossa região.

Compartilhe:
Share |
Primeira   |   Anterior   |   1 2 3 4 5 6 7 8 9 10   |   Próxima   |   Última

principal | mapa do site | Contato

© Prefeitura de Vinhedo

Rua Humberto Pescarini, 330 | Centro | Vinhedo - SP - CEP: 13280-000 | Telefone: 3826-7800