11 de Setembro de 2012

Central SIM Vinhedo Digital já atende população em dois endereços e oferece vários serviços aos moradores

Unidades funcionam nos bairros Capela e Centro; moradores podem solicitar acesso gratuito ao sinal de internet, os cartões SUS e Saúde Municipal e também fazer a inscrição de solicitação de vaga para atendimento de crianças em período integral nas escolas municipais

Os moradores de Vinhedo, interessados em atualizar seus dados cadastrais, utilizados nos diversos serviços públicos que são oferecidos pela Prefeitura de Vinhedo; ou que desejam saber mais informações sobre como obter o acesso gratuito ao sinal de internet, disponível na cidade desde março por meio do Soluções Integradas Municipal (SIM) Vinhedo Digital; já podem procurar uma das duas unidades que prestam estes atendimentos na cidade e que são denominadas Central SIM Vinhedo Digital.

Criadas pela administração municipal para atendimento da população e para facilitar seu dia a dia na procura pelos serviços oferecidos pelo executivo, a unidade do Centro fica Rua José Matheus Sobrinho, nº 410, via paralela à Avenida Benedito Storani e que é continuação da Rua Manoel Matheus. Já a Central SIM Vinhedo Digital em operação no bairro Capela, recém-inaugurada pela Prefeitura de Vinhedo, fica na Rua Antônio Amstalden, s/nº, no prédio que também é do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), localizado no bairro. Os dois postos de atendimento aos moradores funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Além de poder atualizar os dados cadastrais que são utilizados pelas diferentes repartições municipais durante o atendimento ao munícipe ou solicitar o acesso ao sinal gratuito de internet, nas duas centrais do SIM Vinhedo Digital os moradores podem solicitar as vias dos cartões do Sistema Único de Saúde (SUS) e Saúde Municipal, uma vez que as unidades de atendimento fornecem a versão provisória dos documentos. O Cartão SUS é o documento exigido em todo o território nacional para procedimentos de saúde, enquanto que o Cartão Saúde Municipal tem validade em Vinhedo e é destinado aos usuários que utilizam os serviços oferecidos gratuitamente pela Rede Municipal de Saúde.

Nas duas unidades de atendimento do SIM Vinhedo Digital os moradores encontram, ainda, outro importante serviço e podem fazer as inscrições de solicitação de vaga para creche e pré-escola, para atendimento em período integral pela Rede Municipal de Ensino, destinadas às crianças de 4 meses a 5 anos e 11 meses.

Acesso gratuito ao sinal de internet

Aos moradores de Vinhedo é bastante simples solicitar o acesso gratuito ao sinal de internet, que é disponibilizado pela administração municipal pelo SIM Vinhedo Digital e que contempla atualmente mais de 70% da população. Aos interessados, basta procurar uma das duas unidades de atendimento com os seguintes documentos: via original e fotocópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF), Registro Geral (RG) e um comprovante de residência, que deve ser, obrigatoriamente, uma fatura de água ou luz do mês vigente e em nome do morador interessado. Em seguida, basta informar os atendentes o interesse em obter o acesso gratuito ao sinal de internet, para que possam verificar se o endereço do munícipe está contemplado dentro da área abrangência do sinal.

Com a confirmação, basta ao morador assinar o termo de uso do benefício, responsabilizando-se pela utilização correta da facilidade; e lhe serão fornecidos o login e a senha de acesso ao sinal. Logo em seguida, o cidadão será orientado a adquirir o kit-cidadão – indispensável para ter acesso ao sinal do SIM Vinhedo Digital e que é composto por placa PCB, caixa hermética, antena parábola grade, fonte de alimentação e adaptador POE – com uma das seis empresas autorizadas pela Prefeitura de Vinhedo para prestarem este tipo de serviço à população: CFTVPolice, CITCOM - TI e Telecom, ESD Informática, It Services, Quero TV Antenas e Supnet Tecnologia & Informação.

As opções de empresas são repassadas ao morador interessado em seu atendimento justamente para que ele mesmo verifique qual é a melhor opção à aquisição dos equipamentos e para que também tenha a oportunidade de comparar as vantagens oferecidas pelas empresas aptas e, com isso, escolher qual melhor atende suas necessidades.

Solicitação para vaga de educação infantil

Fazer a inscrição de solicitação de vaga para creche ou pré-escola, para atendimento de crianças de 4 meses a 5 anos e 11 meses em período integral pela Rede Municipal de Ensino, também é fácil. Em um dos dois endereços da Central SIM Vinhedo Digital, o responsável legal pela criança deve apresentar a via original e a fotocópia dos seguintes documentos: certidão de nascimento ou RG da criança, declaração de trabalho da mãe da criança, com especificação dos dias, do horário, do endereço e do telefone do local de trabalho; além do comprovante de endereço, sendo que só são aceitas faturas de água ou luz do mês vigente e em nome dos responsáveis legais da criança.

Em caso de imóvel alugado, o morador interessado em fazer a inscrição de solicitação de vaga deverá apresentar a fotocópia do contrato de aluguel registrada em cartório ou, então, a declaração de propriedade reconhecida em cartório, juntamente com a fotocópia do endereço em nome dos pais da criança a ser inscrita.

Emissão dos cartões SUS e Saúde Municipal

Já os moradores que desejam solicitar os cartões SUS e Saúde Municipal devem procurar as centrais de atendimento do SIM Vinhedo Digital com as vias originais dos documentos CPF, RG e um comprovante de endereço. Assim que fizer a solicitação, os moradores receberão a via provisória dos documentos. À emissão dos cartões provisórios não se faz necessário apresentar a fotocópia da documentação exigida, apenas as vias originais.

O SIM Vinhedo Digital

O SIM Vinhedo Digital é uma iniciativa da Prefeitura de Vinhedo que tem transformado o município em uma verdadeira cidade digital e que foi idealizado para, principalmente, facilitar o dia a dia do cidadão em sua busca pelos diversos serviços públicos que são oferecidos pela administração municipal. Uma das formas encontradas pelo executivo para alcançar este objetivo foi a viabilização de alguns de seus serviços na forma de governo eletrônico (e-Gov), tornando possível ao morador ter acesso aos já disponibilizados 24 horas por dia, sete dias por semana, bastando acessá-los pela internet no site da administração municipal (www.vinhedo.sp.gov.br). Muitos outros, inclusive, serão liberados gradualmente no ambiente on-line para uso dos moradores.

E para tornar possível o uso dos serviços na forma de e-Gov, a Prefeitura de Vinhedo ainda investiu, por meio do SIM Vinhedo Digital, na criação de sua própria Infovia Municipal, estrutura de rede de transmissão de dados que permite promover a inclusão infossocial da população ao disponibilizar acesso gratuito ao sinal de internet na cidade e que abrange atualmente mais de 70% dos moradores.

Compartilhe:
Share |
» noticias relacionadas com Governo
Primeira   |   Anterior   |   1 2 3 4 5 6 7 8 9 10   |   Próxima   |   Última

principal | mapa do site | Contato

© Prefeitura de Vinhedo

Rua Humberto Pescarini, 330 | Centro | Vinhedo - SP - CEP: 13280-000 | Telefone: 3826-7800