12 de Dezembro de 2012

Alunos do projeto-piloto “Novo tempo” mostram sua evolução educacional em apresentações especiais

Iniciativa da Prefeitura de Vinhedo ajuda na recuperação do conhecimento e no apoio ao aluno que tenha idade defasada em relação ao ano escolar indicado à sua faixa etária

Cinquenta e quatro alunos do 6º ano do ensino fundamental II realizaram na noite desta segunda-feira, dia 10, duas atividades que marcaram o excelente aproveitamento de um novo projeto-piloto criado pela Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria Municipal de Educação. Iniciado em maio deste ano e intitulado “Novo tempo”, a iniciativa é focada na recuperação do conhecimento e da autoestima de estudantes em situação de defasagem escolar, oferecendo aos educandos a oportunidade de avançarem em seus estudos a partir do acompanhamento mais individualizado e feito em turmas especiais.

Os eventos que marcaram o encerramento das atividades deste ano letivo e que celebraram a evolução de cada aluno, dentro do primeiro ano do projeto-piloto, foram promovidos pelas três classes participantes na Escola Municipal (EM) Centro Integrado de Cidadania (CIC) Eduardo Von Zuben e na EM Professor André Franco Montoro, ambas na região da Capela e envolvidas na promoção desta nova iniciativa. “O ‘Novo tempo’ foi estruturado para justamente proporcionar aos alunos que estão em situação de defasagem escolar a oportunidade de se adequarem à idade-série exigida à sua faixa etária e, com isso, contribuir à continuidade e à sua progressão nos seus estudos. Em seu primeiro ano de realização temos obtido ótimos resultados!”, disse o prefeito Milton Serafim.

As cerimônias especiais contaram com a presença de integrantes do corpo técnico da Secretaria Municipal de Educação, responsáveis pela execução do projeto; dos professores dos alunos e de seus familiares. Todos prestigiaram e acompanharam satisfeitos os enormes avanços dos educandos e o quanto aproveitaram as novas atividades, demonstradas por meio de exposições de trabalhos, esquetes teatrais e apresentações musicais organizadas e criadas pelos próprios alunos. Pai de um dos estudantes beneficiados pelo novo projeto na EM CIC Eduardo Von Zuben, José Carlos Andreta esteve presente no evento e declarou estar bastante satisfeito com a iniciativa. “Depois de entrar no projeto ele ficou muito mais interessado pelos estudos, motivado para ir à escola. Percebo que realmente está aprendendo e que melhorou muito o seu desempenho em Matemática e em Português”, comentou.

Também presente no evento na EM CIC Eduardo Von Zuben, a mãe de uma estudante do projeto, Juliana Regina Goulart, mostrou-se bastante emocionada e agradeceu a Prefeitura e à Secretaria Municipal de Educação pela oportunidade dada à filha, de aprender novamente. “Viemos de outro município e ela vinha tendo muita dificuldade de acompanhar o rendimento dos alunos de Vinhedo nos estudos. E agora, com o projeto, ela já está bem melhor e mais animada”, disse.

Ainda nas cerimônias de encerramento, a equipe escolar da Prefeitura de Vinhedo envolvida no projeto-piloto agradeceu aos pais dos estudantes pela confiança e por também terem contribuído incentivando seus filhos a não faltarem às aulas e a persistirem nos estudos. Os trabalhos do “Novo tempo” envolvem a equipe técnica e pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e conta, ainda, com a participação ativa dos diretores e dos coordenadores pedagógicos das EMs nas quais é promovido, com um professor coordenador do projeto e professores especialistas, além de prever acompanhamento psicológico aos alunos participantes.

O projeto

No projeto os alunos frequentam classes especialmente criadas à sua faixa etária – entre 12 anos e 16 anos de idade – e têm atendimento mais individualizado, para que avancem em seu desenvolvimento escolar e para que superem suas fragilidades pedagógicas. “Sem dúvida, foi uma grande e excelente oportunidade para a nossa filha. Sentimos em casa que ela está mais segura de si e que ajudou muito no desenvolvimento dela. O projeto é nota mil!”, disseram José Roberto e Eliene Farias, pais de uma estudante do projeto na EM Professor André Franco Montoro.

A grade curricular especial do projeto-piloto tem como base três módulos de aprendizagem: Língua Português e Inglês, Matemática e Ciências, História e Geografia. O planejamento didático ainda contempla – além do desenvolvimento das abordagens programáticas individualizadas – outras atividades em duplas e em trios, que enfocam diferentes questões de aprendizagem e que aprimoram o processo de alfabetização e a compreensão matemática pelo aluno participante. “Isso permite ao educador trabalhar melhor as dificuldades e necessidades de aprendizagem dos alunos, que ao lado de outros estudantes da mesma idade e nesta mesma situação seguem uma grade curricular diferenciada, criada especialmente para melhor atendê-los”, disse o vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Jaime Cruz.

Para intensificar a aprendizagem de conteúdos que não foram assimilados em determinado período de sua aprendizagem, as aulas do “Novo Tempo” preveem ao estudante o contato com uma abordagem didática mais aprofundada dos conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática, o que permite melhor prepará-los ao ano de estudo que deveriam cursar em sua idade real. “Depois que ele começou a participar do projeto está se esforçando nos estudos e está estudando em casa, coisas que antes ele não fazia. É muito bom ver que a Prefeitura e a escola se preocupam com cada um de seus alunos”, disse Valmir de Souza, pai de um estudante do projeto na EM CIC Eduardo Von Zuben.

Próximos passos

Com o fim do ano letivo, os estudantes incluídos no “Novo Tempo” fizeram avaliações que mostraram que já têm rendimento suficiente para seguirem ao 7º ano do ensino fundamental II. Todos os alunos ainda farão em fevereiro do próximo ano uma nova prova de nivelamento, que determinará quais estão aptos para avançarem do 7º ao 8º ano do ensino fundamental II. Os exames serão aplicados pelos professores que os acompanharam no decorrer de 2012.

Compartilhe:
Share |
» noticias relacionadas com Educação
Primeira   |   Anterior   |   1 2 3 4 5 6 7 8 9 10   |   Próxima   |   Última

principal | mapa do site | Contato

© Prefeitura de Vinhedo

Rua Humberto Pescarini, 330 | Centro | Vinhedo - SP - CEP: 13280-000 | Telefone: 3826-7800