16 de Maio de 2013

Prefeitura de Vinhedo fará avaliação unificada dos alunos do ensino fundamental II

Exame será destinado aos estudantes do 6º ao 9º ano das escolas municipais; objetivo é acompanhar a evolução do processo de aprendizagem dos alunos da Rede Municipal de Ensino

A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, aplicará em 21 de junho uma avaliação unificada aos mais de 3 mil estudantes que estão matriculados nas escolas municipais de ensino fundamental II, do 6º ao 9º ano. O objetivo do processo avaliativo unificado é fazer um prognóstico da assimilação dos conteúdos que passaram a ser trabalhados de forma padronizada na Rede, em todas as unidades desse nível de atendimento e que estão em execução desde o último ano.

Segundo o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim, optou-se pela aplicação desse novo exame unificado por ser mais uma ferramenta que permitirá zelar pela qualidade do ensino que é ministrado nas escolas da Prefeitura de Vinhedo. Ainda segundo o prefeito, os resultados da avaliação serão significativos para identificar com mais profundidade o nível de aprendizagem dos conteúdos pelos alunos – por escola, classe e ano – e obter, assim, quadros comparativos das habilidades avaliadas. “Dessa forma, verificaremos in loco o aproveitamento do cronograma unificado de conteúdos didáticos que temos seguido, para que possamos continuar a garantir que todos os estudantes, de qualquer parte da cidade, recebam o mesmo e elevado padrão de ensino em todas as unidades educacionais municipais”, afirmou.

Sobre o conteúdo do processo avaliativo municipal, o vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Jaime Cruz, explicou que será planejado de forma conjunta com os professores das escolas municipais. Após a sugestão dada pelos docentes, os professores-formadores de cada disciplina, da Secretaria Municipal de Educação, organizarão as questões dentro do padrão de prova que será indicado pela pasta. “Depois da aplicação do exame, uma equipe técnica irá avaliar todos os resultados para continuarmos a garantir que os alunos das escolas municipais tenham à disposição um ensino público de qualidade e para que prossigam avançando de forma sólida em sua formação escolar”, disse.

A prova será aplicada no horário regular de aula dos alunos. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, os resultados obtidos após a realização do exame também serão trabalhados nas formações dos docentes e nos encontros pedagógicos.

Ensino de qualidade

A qualidade educacional ofertada aos alunos da Rede Municipal de Ensino de Vinhedo tem conquistado importantes resultados. No Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) – que é divulgado a cada dois anos pelo governo federal e que foi criado para analisar a qualidade educacional nos anos iniciais e finais dos ensinos fundamental I e II – Vinhedo conseguiu conquistar, em 2011, a média de 5,9 nos anos iniciais, superando as notas nacional, que foi de 5,0; e estadual, que foi de 5,6.

O índice conquistado pelo município nos anos iniciais, inclusive, ficou acima ao que estava projetado à cidade como meta para 2011 pelo MEC, que era de 5,8. Nos anos finais, Vinhedo também superou as médias estadual (4,7) e nacional (4,1), com a nota de 5,2, e ainda ficou acima do objetivo projetado ao município pelo governo federal, de 5,0, para que fosse atingido em 2011. A média conquistada nos anos iniciais do ensino fundamental I, em Vinhedo, fica a apenas um décimo da nota que foi estabelecida como objetivo do MEC para ser atingida até 2021, que é de 6,0, numa escala que vai de zero a dez.

Na Região Metropolitana de Campinas (RMC) a cidade também se destaca. Dados divulgados pelo Movimento Todos pela Educação demonstraram que os alunos das escolas municipais de ensino fundamental I e II, da Prefeitura de Vinhedo, estão entre os poucos da RMC que têm realmente apresentado aprendizado efetivo nas disciplinas de matemática e língua portuguesa. Na pesquisa, os estudantes do 9º ano do ensino fundamental II da Rede Municipal de Ensino, por exemplo, são os primeiros colocados em rendimento na disciplina de matemática entre as cidades da região com média de 26%, superando as projeções estabelecidas pelo Todos pela Educação ao ensino dessa disciplina no próprio município ao ano (14,7%) e até de 2013 (24,6%), além das médias estadual (22,5%) e nacional (16,9). Ainda em matemática, os alunos do 5º ano do ensino fundamental I, da Rede Municipal de Ensino, atingiram a média de aprendizado de 64,7%, bem acima do objetivo estabelecido à cidade ao ano (56,5%), para 2013 (61,3%) e a média nacional (36%), ficando na 3º colocação na RMC.

Rendimento escolar pode ser acompanhado pela internet

Em Vinhedo, os pais de alunos da Rede Municipal de Ensino podem, pela internet, acompanhar as notas e a frequência escolar de seus filhos. Os dados são atualizados por bimestre e a consulta é feita por meio do sistema criado pela administração municipal e intitulado SIM-Educação. A ferramenta digital faz parte da gama de serviços de governo eletrônico (e-Gov) que são liberados gradualmente à população pela administração municipal e que integram o Soluções Integradas Municipal (SIM) Vinhedo Digital, iniciativa de transformação do município em cidade digital. O acesso é feito por meio do site da Prefeitura de Vinhedo (www.vinhedo.sp.gov.br).

No SIM-Educação o aluno ou seus responsáveis legais podem conferir os históricos escolares desde o momento de ingresso do estudante na Rede Municipal de Ensino, com dados a partir de 2009, incluindo carga horária de cada disciplina e de cada ano letivo, junto às médias e percentuais de frequência semestrais e anuais. Ainda pela ferramenta é possível visualizar, em um mapa digital, a escola em que o estudante está matriculado, com a indicação do trajeto da residência do aluno até a unidade e com indicação geográfica das demais escolas da Prefeitura; além dos nomes e datas de aniversário dos colegas de classe do estudante em todos os anos em que estudou na Rede, possibilitando que os pais também conheçam cada integrante da classe de seus filhos.

A relação dos professores por disciplina e ano de estudo do aluno também pode ser conferida no sistema, permitindo aos familiares um contato mais próximo com os educadores. Além destes dados, junto ao boletim do estudante também são exibidos gráficos comparativos bimestrais e finais de rendimento, pelos quais é possível comparar o aproveitamento escolar do aluno em relação à média de rendimento de sua classe, da escola na qual estuda e também em comparação com a média identificada na Rede Municipal de Ensino.

Compartilhe:
Share |
» noticias relacionadas com Educação
Primeira   |   Anterior   |   1 2 3 4 5 6 7 8 9 10   |   Próxima   |   Última

principal | mapa do site | Contato

© Prefeitura de Vinhedo

Rua Humberto Pescarini, 330 | Centro | Vinhedo - SP - CEP: 13280-000 | Telefone: 3826-7800